Presentia: O que os números nos revelam?


Desde a última postagem nesse blog, datada de 14 de fevereiro de 2023, houve uma pausa de cerca de dez meses. As pausas sempre aconteceram na Presentia. Enquanto publicação impressa, que foi entre 2000 até 2010, além de se "vestir" de vários formatos, também havia pequenas interrupções de meses ou anos. A partir de 2007 começamos o blog, que permaneceu sem interrupções até dezembro de 2017, quando fizemos uma pausa e nossa última postagem foi FRASES E PENSAMENTOS DE BILLY GRAHAMVoltaríamos em agosto de 2018 para registrar a grandiosidade do Centenário Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE) em Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

Houve então mais uma pausa de dois anos e sete meses, entre agosto de 2018 e março de 2021 seguindo até fevereiro de 2023.

Enfim, estamos pretendendo à partir desse nove de janeiro novamente colocar a "máquina para moer".

Fomos observar as estatísticas do blog Presentia e assim os encontramos:

Presentia completará em abri de 2024, 24 anos. Destes, 16 anos sendo publicada através do blog (Internet);
Foram 8642 postagens;
São 723.260 (sim, quase 800 mil visualizações);
Os dados mais curiosos é que mesmo sem MOVIMENTAÇÃO (alimentar com matérias e compartilhamentos) a média mensal é de 5 à 9 mil visualizações. E diariamente há dezenas de pessoas que acessavam e acessam o blog.

Presentia pelo mundo à fora, tem registrado o seguinte:

Brasil - 360 mil
Estados Unidos - 188 mil
Alemanha - 68,7 mil
Rússia - 18,8 mil
China - 16,6 mil
Singapura - 8,29 mil
França - 4,42 mil
Ucrânia - 4,38 mil
Portugal - 3,76 mil
Outros - 50,3 mil

AS CINCO POSTAGENS MAIS ACESSADAS DO BLOG:

1 º O Cristão pode fazer sexo anal, oral, várias posições? Tirando Dúvidas! 6,46 mil; ACESSE AQUI
2 º Tragédia: Presbítero da IP Central morre ao tentar salvar duas crianças
5,83 mil; ACESSE AQUI
3º ESPECIAL - DESPEDIDA DO PASTOR JAELSON - Uma amigo de Deus que esteve entre nós. 3,09 mil; ACESSE AQUI
4º Benjamin, o bebê do amor - por Jénerson Alves - 2,72 mil; ACESSE AQUI
5º Há 60 anos... (sobre a partida de JÚLIO LEITÃO DE MELO); 2,69 mil; ACESSE AQUI

MAIS QUE NÚMEROS...


O que todos esses números revelam? Ainda não sabemos exatamente. Mas tê-los percebido nos despertou para reconhecer sua relevância enquanto meio de comunicação que atende as expectativas de um determinado público, sendo assim, que permanece cumprindo a missão à qual foi concebida e isso por sí só já é o suficiente para juntos voltarmos à servir ao Altíssimo também através dela (Presentia).

EM OUTROS LOCAIS DA REDE

Youtube - O canal está ativo desde 2021. Tem atualmente 74 inscritos. 48 vídeos publicados. Que totalizam 3.273 visualizações.
Instagram - Que buscamos manter publicações regularmente, tem crescido muito o número de contas alcançadas, o engajamento e todos as demais estatísticas. 
Facebook - Caminha para mil seguidores. Também trás resultados positivos em todas estatísticas.

O ENCONTRÃO PRESENTIA


O Encontrão teve sua primeira edição em dezembro de 2014, no Teatro João Lyra Filho, e reuniu componentes de bandas históricas de Caruaru em um tributo a Banda Rebanhão, promovendo o reencontro de componentes de grupos que marcaram a história da evangelização na juventude nos anos 80 e 90. O grupo Estação 7 (atual naquele momento) e integrantes da banda Nabhi e Desafios (relembrando histórias vivenciadas por grupos como Getsêmani, etc).

Em 2015 o evento aconteceu na igreja Comunidade da Graça, com a participação de componentes das bandas Luz e Sal, Nabhi, Gênesis, Desafio’s, Geração de Adoradores e Ágape, entre outros artistas. O tribulo foi ao grupo Milad (Missão Louvor e Adoração), idealizado por Nelson Pinto Jr., o 'Nelsão'. 

Para o 3º ENCONTRÃO PRESENTIA, em 2016,  a banda norte-americana Stryper foi a homenageada, junto com o grupo pernambucano Embaixadores de Sião. Após as apresentações musicais, o ator Nelson Lima apresentou um esquete, abordando as temáticas do Encontrão. Em seguida, o ator também foi homenageado, devido à sua trajetória teatral, sobretudo no humor.

Esse evento também experimentou o seu "sabat" que está durando sete anos, e já vem sendo solicitado para uma nova edição.

O objetivo do Encontrão Presentia é possibilitar o reencontro de amigos de décadas passadas e compartilhar com a geração atual os feitos de Deus naquela época através das diversas manifestações artísticas no anúncio do Evangelho.

O QUE TEMOS DE NOVIDADE PARA 2024?

Guiados pelo mesmo Espírito, vamos dedicar mais tempo as atividades nas redes sociais. Os primeiros passos são:

- Atualização periódica do blog;
- Criação de Canal do blog no WhatsApp;
- Usar as próprias redes sociais do blog para fazer um "TBT", uma relembrança das principais matérias do blog que rememorem história de igrejas, grupos e ministérios de Caruaru, etc;

Enfim, à partir do blog vamos dando continuidade a esse ministério que entendemos Ser instrumento da propaganda da ação de Deus através de sua Igreja, enquanto no mundo, destacando aqui no agreste pernambucano. 

Paulo Nailson
Editor do Blog Presentia

Comentários