Pregue a Palavra

Aos 75 anos, o pastor Charles Swindoll
não abre mão de continuar a
ministrar a Palavra de Deus.
Aos 75 anos, o pastor Charles Swindoll não abre mão de continuar a ministrar a Palavra de Deus. Considerado um dos maiores pregadores dos Estados Unidos, o escritor – que agora mesmo trabalha em uma série de comentários bíblicos – e chanceler do Seminário Teológico de Dallas está no púlpito há mais de quarenta anos. Suas mensagens têm sido veiculadas em todo o mundo, mas ele não perde a simplicidade do ofício: “É preciso fazer com que os ouvintes estejam atentos ao texto bíblico e falar acerca de Jesus”, resume. Swindoll conversou com Christianity Today:

CRISTIANISMO HOJE – A chamada pregação contextualizada tem tido muito valor hoje em dia, apesar dos que criticam o modelo por achar que ele tira a atenção do cerne do Evangelho. Qual sua opinião? CHARLES SWINDOLL  – Apresentar o Evangelho às pessoas é expor algo em que possam acreditar. Para isso, é necessário despertar um desejo no povo. Quando falou sobre o semeador, Jesus não apresentou nenhuma fórmula – ele utilizou-se de uma realidade conhecida por seus ouvintes. Ao expor o Evangelho às pessoas, precisamos fazê-lo de tal forma que revele a elas as necessidades do seu dia a dia. Algumas das coisas mais importantes a se pregar podem ser vestidas com roupagens históricas, com o evidente objetivo de pregar a Cristo, sua graça, amor, misericórdia e compaixão. 

Qual a fórmula da pregação relevante?
Resume-se a três palavras: “Pregue a Palavra”. O pregador deve livrar-se de todas as coisas que o prendem e impedem de expor o Evangelho com pureza. É preciso fazer com que as pessoas estejam atentas ao texto bíblico e falar acerca de Jesus. É simples assim.

Que conselhos o senhor daria a um jovem pregador em início de carreira?
Que ele levasse a sério sua tarefa de pregar a Bíblia. Que não fique enrolando o povo, fazendo da mensagem mero entretenimento. Que apresente a Palavra, fazendo com que as pessoas tenham interesse por sua mensagem. E que caminhe pelos livros da Bíblia, apresentando o que é importante. Ele deve fazer disso sua grande missão.

Por J.R. Kerr
Copyright 2010 por Christianity Today

Comentários