Câmara Municipal recusa substituir Medalha que homenageia o Pastor Júlio Leitão
Julio Leitão de Melo / 18 Julho 1882 - 15 outubro de 1962. |
Foi durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, em 26 de abril, que entrou para votação o Projeto de Decreto Legislativo de número 1536/2021, de autoria do vereador mano do Som, com a proposta de alterar o nome da Medalha de honra ao mérito “Pastor Júlio Leitão” prevista no Decreto n° 137 de 15 de abril de 1997, para o nome “Apostolo Paulo”.
No momento da votação, o vereador decano da Casa, Leonardo Chaves, solicitou maiores informações e, quando teve a confirmação que o projeto retirava o nome do atual homenageado, Júlio Leitão, defendeu que não houvesse a substituição. "Não tem nenhum sentido tirar a homenagem de um para homenagear outro" disse o edil sugerindo ainda que poderia ser criada uma nova medalha para que fosse feita homenagem ao apóstolo Paulo, e ressaltou a importância do reverendo para o município.
Plenário do Poder Legislativo de Caruaru. Foto: Vladimir Barreto / CMC |
Em seguida, Mano do Som, autor da propositura, buscou explicar que "a alteração objetivava a maior abrangência que terá com a modificação para o nome do Apostolo Paulo. Visto a importância da pessoa do apostolo, na formação cristã em todo o mundo" e acrescentou: "a modificação se faz necessária, vista a finalidade da medalha, que abrange as entidades religiosas de nossa cidade. E conforme consta atualmente, tal medalha não encontra respaldo impessoal para destina-se a tais entidades, pois, o pastor citado, infelizmente não é reconhecido atualmente, pelas entidades religiosas em nossa cidade."
Na celebração dos 500 anos da Reforma Protestante, em Caruaru, vários pastores foram homenageados com a Medalha. Propositura do Ex-vereador Presbítero Andrey Gouvêia. |
O vereador Ricardo Liberato, em sua fala, propôs que o autor da propositura retirasse o projeto para uma adequação, conservando o nome do pastor Júlio Leitão na medalha.
Por último, o vereador Lula Torres vaticinou: "Essa Casa não pode, no momento de prestar uma homenagem a uma pessoa, e por querer prestar outra homenagem, tirar o nome daquela pessoa para colocar outra. Seria até constrangedor para essa Casa retirar o nome de um homenageado para colocar outro."
A matéria foi então retirada da votação.
ASSISTA:
QUEM FOI JÚLIO LEITÃO DE MELO?
Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Caruaru. Igreja Pioneira na Evangelização no Município |
A primeira Igreja Evangélica da cidade de Caruaru (1898) é também a primeira Congregacional do município. Atualmente pastoreada por Ary Queiroz Vieira Júnior.
Essa igreja elegeu ao pastorado o reverendo Júlio Leitão de Melo em 12 de agosto de 1934, exercendo seu ministério reconhecidamente com grande impacto por quase 20 anos. Em janeiro de 1954, Edgard Leitão de Albuquerque, filho mais jovem de Júlio, assumiu o pastorado da Igreja para realizar um ministério de 31 anos, até 1985. O Rev. Edgard Leitão foi substituído por seu filho, Júlio Leitão de Melo Neto, em 1985, que pastoreou a Primeira Igreja até 1995.
O Reverendo Júlio Leitão de Melo, expandiu seu ministério por outros municípios e estados. Sendo também homenageado em muitas localidades de Pernambuco e estados vizinhos. Sua autobiografia encontra-se no livro: De Roma Para Cristo Ou Da Morte Para a Vida.
Centro Politécnico Reverendo Júlio Leitão
Foi instalado no bairro do Salgado nos anos 60, e existiu fisicamente até julho de 2019, quando estava sem funcionamento e foi demolido pela prefeitura, para posteriormente ser construído um centro educacional.
Funcionou durante muitas décadas como uma Escola de formação profissional, onde funcionaram vários cursos profissionalizantes como: Cursos de Marcenaria, Corte e Costura, Radiotécnico, Serralharia, Culinária, Manicure e Datilografia, entre outros.
Júlio leitão de Melo Neto nasceu em 18 de julho de 1882 e faleceu em 15 de outubro de 1962. Mas o seu legado é reconhecido para além das paredes eclesiásticas, influenciando e contribuindo em demais áreas sociais da região.
PRESENTIA está preparando uma matéria especial resgatando a biografia e o legado dessa querida e honrada família.
Comentários
Postar um comentário