Iniciativa convida a Igreja para pensar seu papel na construção do mundo pós-pandemia

Como será a vida quando passar a pandemia do novo coronavírus? Essa pergunta tem sido feita por muitas pessoas. Se a pandemia foi um grande desafio para todos, com impactos e consequências sem precedentes históricos, especialistas têm alertado para uma ameaça maior ainda. As mudanças climáticas provocadas pelo aumento da temperatura global, colocarão milhões de vidas em risco e as comunidades mais pobres serão as maiores vítimas.

Diante desta realidade, qual o papel dos cristãos na reconstrução da sociedade pós-Covid e no enfrentamento das mudanças climáticas? O projeto Mundo Reiniciado busca envolver jovens cristãos para encontrar respostas e sugerir caminhos para a construção de um futuro melhor para todos. A iniciativa é da Tearfund, uma organização cristã que tem parceria com igrejas em mais de cinquenta países e atua no combate à pobreza e à injustiça, por meio do desenvolvimento sustentável.

O projeto acredita que a igreja tem um papel vital na construção de um futuro melhor, mas que para isso os cristãos precisam se unir em oração e em ação. O texto de apresentação da iniciativa descreve: “Crises dessa magnitude nos dão, como sociedade, a rara oportunidade de fazer perguntas sobre quem somos e sobre o nosso lugar no mundo. Como povo de Deus, somos chamados a permanecer em Cristo e a permitir que nossa vida flua dentro e por meio de nós. À medida que saímos dessa crise, como podemos fazer isso? Como podemos incorporar os valores do reino de Cristo e conduzir as pessoas a uma maneira melhor de viver, em um mundo rompido e marcado pelo sofrimento?”

No Brasil, o projeto tem mobilizado jovens para fiscalizarem as políticas públicas ambientais em seus municípios e comunidades. A primeira turma contou com seis jovens que passaram por uma capacitação, em que receberam noções de monitoramento de políticas públicas e contextualização de ferramentas de trabalho. Dezesseis jovens estão participando da formação da segunda turma, que está em andamento.

A maioria dos participantes do projeto são pessoas que já estão envolvidas com ações voltadas para questões socioambientais em seus territórios, como os jovens que integram o Nós da Criação, um movimento que tem como objetivo colaborar para a reflexão a respeito da fé e a relação com a natureza. De forma prática, os participantes estão engajados em ouvir as suas comunidades e entrevistar líderes políticos sobre as demandas locais. O resultado desta ação foi transformado em vídeos que estão disponíveis no canal da Tearfund no YouTube.

Conheça o documento “Um convite para reiniciarmos o mundo”, que explica os fundamentos do projeto Mundo Reiniciado. Clique aqui.

Comentários