Igreja Evangélica em Sintra, Portugal, ficará aberta oito horas por dia para ajudar na vacinação da população
O Centro Evangélico de Sintra (cidade localizada ao norte de Lisboa) será um dos cinco pontos da cidade onde milhares de cidadãos serão vacinados contra o vírus da Covid-19.
A liderança da igreja ofereceu suas instalações às autoridades no início da pandemia. “Em fevereiro do ano passado, ligamos para o prefeito e dissemos que se a cidade precisasse da igreja para alguma coisa, eles poderiam usá-la, porque estamos aqui para servir”, diz Luis Calaim, um dos pastores da igreja, que costuma reunir cerca de 150 pessoas para os cultos no domingo.
Mas foi em janeiro de 2021, quando Portugal sofreu os enormes efeitos de uma terceira onda da doença, que as autoridades pediram a ajuda da igreja para ela se tornar um centro de vacinação para os cidadãos da parte ocidental do município, que inclui algumas aldeias rurais próximas.
O tempo de utilização das instalações da igreja para este fim dependerá do ritmo de vacinação e da evolução das infecções. “As autoridades nos disseram que precisam de nós por pelo menos quatro a seis meses, mas estamos considerando oferecer a igreja pelo tempo que for necessário”.
Enfermeiras, médicos e voluntários da igreja
A iniciativa das equipes de saúde começou na manhã do dia 31 de março, com dois turnos formados por dois médicos, seis enfermeiras, um segurança, uma ajudante de limpeza e quatro voluntários. As vacinações ocorrerão durante oito horas diárias, de segunda a sábado.
A meta é vacinar quarenta pessoas por hora, mais de trezentas por dia. Os membros da igreja irão “servir café, chá e bolos” aos que trabalham no edifício.
“Servir à comunidade” tem sido a visão desta igreja há algum tempo, explica Calaim. Há alguns anos eles organizaram uma grande feira solidária, e tem apoiado organizações que trabalham no contexto da dependência de drogas ou do alcoolismo.
“Mas é a primeira vez que fazemos algo desta magnitude”, admite o integrante da equipe de liderança. “Pessoas de diferentes contextos, que moram ao redor da igreja, entrarão em nossas instalações nos próximos meses”.
Espera-se que mais de 36 mil cidadãos sejam vacinados ali nos próximos meses. A igreja tem oferecido suas instalações gratuitamente.
Dias estressantes
Essa transformação da igreja em um centro de vacinação será um desafio? Com certeza, “está sendo estressante”, diz Calaim algumas horas após as portas serem abertas. Espaços como a biblioteca tiveram que ser reorganizados, os instrumentos musicais da sala de culto principal foram removidos. A conexão com a internet deve estar funcionando bem, os espaços precisam ser higienizados.
As atividades semanais da igreja tiveram que ser reprogramadas e realocadas. “Esperamos poder continuar com nossos cultos de domingo sem perturbações”, disse Calaim com um sorriso.
A maioria dos evangélicos apoia a vacinação
Alguns grupos minoritários em Portugal rejeitam a vacina. “Nessa questão, os evangélicos não são diferentes dos outros. Tem gente que pensa que o governo usa a pandemia para controlar a população ”, diz Luis Calaim. “E há algumas pessoas na igreja que desejam servir, mas prefeririam que a vacinação acontecesse em outro lugar. Mas a maioria de nós está muito feliz com isso”.
O envolvimento da igreja ocorre no momento em que Portugal inicia uma “vacinação massiva” em todo o país. Um bloqueio rígido ainda está em vigor, embora a situação tenha melhorado muito recentemente. “A incidência do vírus está diminuindo, e ontem caímos para 2 mortes em todo o país depois de termos uma das piores situações da Europa em janeiro”.
Será necessário “paciência”, acrescenta Calaim, tanto na sociedade em geral como entre os cristãos. “Tudo mudou agora em nossa igreja para as próximas semanas. Devemos compreender que estamos ajudando outras pessoas e queremos ser um bom testemunho e uma bênção para elas. Orem por nós, orem por força”.
• Joel Forster, licenciado em jornalismo e trabalhou como obreiro de GBU-Espanha (ABU na Espanha) por 4 anos, atuando tanto no campo quanto como gerente de comunicação. Ele contribui para o site de notícias Protestante Digital desde 2008 e atualmente é o diretor do site Evangelical Focus. Joel e sua esposa Ruth moram em Valência (Espanha).
Publicado originalmente no site Evangelical Focus, no dia 01/04/2021. Reproduzido com permissão.
Traduzido por Reinaldo Percinoto Jr.
Comentários
Postar um comentário