22º Mutirão Mundial de Oração: aprendendo a orar pelas crianças e com elas
É o entusiasmo de pessoas dedicadas à causa das crianças e dos adolescentes em situações difíceis que empulsiona a vigésima segunda edição do Mutirão Mundial de Oração pelas Crianças Socialmente Vulneráveis. O mutirão acontecerá no primeiro fim de semana de junho, dias 2, 3 e 4. Ele conta com a participação de todas as organizações parceiras da Rede Mãos Dadas além de algumas redes associadas como Renas e a Aliança Evangélica.
A Rede Mãos Dadas, responsável pela realização do mutirão no Brasil, desafia cristãos brasileiros de todas as idades a aprofundar suas experiências de oração. Os discípulos de Jesus já oravam e tinham até uma prática extensa de oração quando pediram ao Mestre: “Ensina-nos a orar”. Não se tratava de ensinar, por exemplo, uma criança a andar de bicicleta, mas talvez o que eles queriam era ir além, como um atleta que se prepara para uma competição no ciclismo deseja aprender de um campeão!
E Jesus os atendeu!
São muitas as demandas que afligem os que batalham no Reino em favor das crianças. São muitas as mazelas da sociedade que podem oprimir e até fazer calar o riso natural e o brilho nos olhos de uma criança. Será que existe um jeito melhor de orar por elas? Aqui estão algumas dicas:
• Ore por elas, mas ore também com elas. A oração do justo pode muito em seus efeitos, lembra Cleisse Andrade em seu artigo “Algumas Histórias de Oração”. As crianças podem estar incluídas na categoria de “justo”?
• Inclua louvor e adoração em suas orações porque fazendo isto você estará mais apto a se alinhar com Deus em todos os seus propósitos, que com certeza incluem as crianças ao seu redor e as crianças do mundo. O missionário James B. Gilbert preparou um estudo bíblico sobre este tema.
• Use o Pai Nosso não só para ensinar as crianças a ampliar suas experiências na oração, mas também como um recurso específico de intercessão. Quando intercedemos por alguém, pedimos apenas aquilo que esperamos receber de acordo com o que cremos ser possível. Hoje, nossa expectativa em relação ao que Deus pode fazer está muito baixa! Aprenda com o Pai Nosso a elevar suas expectativas ao nível das de Jesus. Realize uma Dinâmica de Oração para Crianças contida no Guia do Mutirão Mundial de Oração.
Enfim, descubra o verdadeiro sentido da oração ensinada por Jesus: a preocupação com a situação precária das crianças no mundo hoje nasceu no coração de Deus primeiro. Você se preocupa com elas? Deus já se preocupa com elas muito antes e muito mais! O poder da oração está justamente no fato de que ao orarmos nós nos alinhamos com a vontade divina que é boa e perfeita, não admite violência, abandono, negligência ou crueldade. Estamos do lado certo da batalha. Mas se não mantivermos alinhamento com Deus, nos comportaremos de forma desordenada, desfocada e ineficaz.
“Senhor, ensina-nos a orar não só com a mente, mas também com a nossa vontade e com o nosso coração!”
Elsie Gilbert
Ultimato
Comentários
Postar um comentário