Série de entrevistas é tema de mesa redonda


Paulo Nailson, Urbano Silva e Jénerson Alves discorrem com Ivo Sutter acerca do Especial Eleições

Indo além do objetivo de ser um canal de comunicação, o blog Presentia tem o intuito de promover a discussão política a serviço da população, principalmente do segmento cristão. Por isso, em parceria com o Programa Ivo Sutter (Nova FM 105,9), o blog realizou uma série de entrevistas com os sete candidatos à Prefeitura de Caruaru. Entre os dias 18/08 e 21.09, Eduardo Guerra (Psol), Erick Lessa (PR), Jefferson Abraão (PCB), Jorge Gomes (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Rivaldo Soares (PHS) e Tony Gel (PMDB) foram entrevistados pelo comunicador Ivo Sutter. Todos os 07 candidatos receberam as mesmas perguntas e tiveram exatamente o mesmo tempo para responder. Todavia, em cada programa, havia espaço para as perguntas elaboradas na hora pelo professor Urbano Silva, com tema livre. A transcrição das entrevistas está disponível no blog Presentia.

Na última quarta-feira (28), no programa Ivo Sutter, foi feita uma análise da desenvoltura dos candidatos ao longo da série, bem como uma avaliação acerca da atual conjuntura política municipal, devido à realização do pleito no próximo dia 02 de outubro. A mesa redonda ocorreu sob a mediação de Ivo Sutter, com a participação do produtor Paulo Nailson (editor de Presentia), do jornalista Jénerson Alves e do professor Urbano Silva. A conversa girou em torno de um olhar geral, sem ater-se aos pormenores de cada candidato, mas observando o panorama, com o intuito de contribuir na formação do senso crítico do ouvinte.

Durante o programa, o professor Urbano Silva observou que muitas promessas da campanha foram proferidas com o único intuito de “agradar o eleitor”. “Há propostas que são excelentes peças de ficção, de inviável realização nas próximas décadas. Há questões orçamentárias, bem como de articulação, que não possibilitam que certas promessas sejam colocadas em prática. Existem propostas irrealizáveis sem a interlocução do governo municipal com o governo estadual, e quem propôs terá que enfrentar as trincheiras da oposição”, observou.

O jornalista Jénerson Alves pontuou que as campanhas eleitorais têm sido marcadas por um excesso de marketing. “Com o marketing, o candidato deixa de ser visto como um porta-voz de propostas, mas uma peça a ser comercializada. Ademais, o discurso mercadológico enfatiza a emoção e não a razão das pessoas, o que termina exasperando sentimentos e distorcendo certas discussões. A linguagem é também um instrumento político”, disse.

Por sua vez, o editor de Presentia, Paulo Nailson, ressaltou a importância do formato dos programas. Segundo ele, a disciplina no tempo e nos assuntos favoreceu para demonstrar os candidatos com perfis mais seguros no tocante à discussão de ideias, sem descampar para ataques e críticas pessoais aos adversários. “Foi uma alegria receber a missão de proporcionar esses momentos de informações e de formação cidadã para os ouvintes”, comentou.


Já o radialista Ivo Sutter parabenizou a parceria realizada com o blog Presentia. “O blog foi de grande importância tanto antes das entrevistas, com a divulgação na internet, quanto depois das entrevistas, com a repercussão por escrito do conteúdo gerado no programa”, declarou. Sutter ainda deixou claro que, caso haja segundo turno, a parceria deverá continuar, com um formato diferenciado do que foi visto no primeiro turno.

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