Filmes com “mensagem cristã” são mais lucrativos


Um novo estudo mostra que os filmes com mensagens positivas, que de alguma maneira refletem os valores cristãos, são mais lucrativos.
O público não procura filmes explicitamente religiosos, mas que apresentem uma visão redentora, reforçando princípios morais. É isso o que indica o estudo de 2013 do Annual Report to the Entertainment Industry da Comissão Cristã de Filmes e Televisão. Ele analisa as bilheterias dos grandes filmes produzidos por Hollywood a cada ano, mostrando que o público busca mais os filmes com valores positivos, redentores, que ofereçam esperança.
Produções assim faturaram em média quatro vezes mais (US$ 90,78 milhões) que filmes com visões fortemente anticristãs ou mista (US$20,22 milhões).
O melhor exemplo do ano passado é “Os Vingadores”, onde embora o ser divino seja Thor e não Jesus, a produção enfatizou lealdade, preocupação com o próximo e a vitória do bem sobre o mal. Os longas com visões de mundo claramente cristãs incluem Os Miseráveis, Branca de Neve e o Caçador, Professor Peso-pesado, Red Tails e A verdadeira história da Cristiada.
Por outro lado, filmes com perspectivas humanistas muito forte ou ateístas lucraram menos, em média. Nesta categoria incluem-se Anjos da Lei, A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte 2 , Amor , Um caso real , Matador de Aluguel , Magic Mike , Dredd , Cosmópolis , A Viagem , God Bless America, Atividade Paranormal 4 , A Aparição , Rock of Ages , o Ditador, O Segredo da Cabana, American Pie: O Reencontro e Terra Prometida.
Ted Baehr, fundador e presidente da Christian Film & Television Commission explica que a arrecadação nas bilheterias e as vendas de DVD/Blue Ray internacionalmente em 2012 confirma essa tendência.
Entre os filmes mais vistos no mundo todo ano passado, quase 90% tinham uma visão fortemente cristã, apresentando valores e princípios morais. Totalizaram 5,2 bilhões de dólares, ou seja, 91% de tudo que Hollywood arrecadou no ano. Além disso, 72% dos filmes mais vendidos em DVD/Blue Ray ou alugados em 2012 tinha forte conteúdo moral.

O estudo indica ainda que nos últimos 10 anos essa tem sido a tendência. Isso não impede que filmes antibíblicos façam sucesso, apenas mostra que o público está interessado em sair das salas de cinema com mais esperança e com convicções positivas.
“Os cineastas precisam fazer filmes que reflitam abertamente os valores cristãos e a fé”, disse Baehr.”Hollywood e a grande mídia não podem se dar ao luxo de ignorar o cristianismo ou a Palavra de Deus, a Bíblia.” Afinal, cerca de 2,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo, pertencem à fé cristã. A imensa maioria deles vai ao cinema ou assiste filmes com regularidade. Com informações de Movie Guide.

Comentários