Literatura de Cordel em alta em Caruaru

A produção do cordel ‘Muito Prazer, Álvaro Lins’ (de Jénerson Alves) e o lançamento do Kit Literário de Nelson Lima revelam a força dessa arte no município


Apesar de o início do ano ser considerado um período ‘fraco’, até mesmo para a cultura, a produção literária cordeliana reveste-se de vigor em Caruaru. 
Essa constatação surge a partir da edição do folheto ‘Muito Prazer, Álvaro Lins’, de Jénerson Alves, e do lançamento do Kit literário de Nelson Lima.

O cordel ‘Muito Prazer, Álvaro Lins’ foi escrito com o intuito de revisitar a vida e a obra do crítico literário. O autor é o cordelista Jénerson Alves, que revela que, através do texto poético, busca enfatizar a relevância do legado do intelectual para os dias atuais. Misturando realidade e ficção, a narrativa acontece no tempo presente, com o intuito de enaltecer a história do caruaruense. “Além de ressaltar a importância de Lins, eu tento lançar uma provocação: Como pode um ícone com tanta relevância ser tão ‘esquecido’?”, pontua o autor, que também é jornalista.

O cordel já está à venda no Museu do Cordel (Parque 18 de Maio), bem como na Livraria Estudantil, nas bancas de revista Terceiro Mundo, A Cultural e Millenium, e na Copyatec (Rendeiras).

Além disso, outro evento marca o momento de efervescência literária no município. Isso porque no próximo sábado (2 de fevereiro), o poeta cordelista Nelson Lima lançará o seu 1º Kit de Literatura de Cordel. 

O kit é composto por 20 títulos – dois inéditos. Além de cordelista, Lima também é ator e diretor, tendo produzido o filme ‘Biu e Zéfa’ (DVD). O lançamento ocorrerá na Livraria Conhecer, que fica na Rua Conego Julio Cabral 802 Salgado, no final da Rua Tupy a partir das 9h. “O cordel está cada vez mais vivo em Caruaru”, exclama Lima.

Ambos cordelistas são evangélicos.

Contatos: Jénerson Alves (81) 8892-8941/9290-8048
Nelson Lima (81) 9213-1839

Comentários