ESPECIAL REFORMA PROTESTANTE - Bruno Leandro - Igreja Reformada, Sempre se Reformando.

Nesse dia de hoje exatamente há 495 anos acontecia o maior marco de nossa história: A Reforma Protestante. No dia 31 de outubro de 1517 o então monge agostiniano Martinho Lutero afixava suas 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg como uma forma de protesto (daí é que somos chamados Protestantes) pelos abusos cometidos pela então Igreja Católica Romana.
Passado algum tempo outras pessoas e também outros continentes aderiam a esse movimento de rompimento e protesto contra a Igreja Romana. Isso fez com que os Protestantes se expandissem mundo afora e que se tornasse uma ameaça contra as doutrinas espúrias da Igreja Católica Romana.
Mas hoje vou tratar de um lema da Reforma Protestante: Igreja Reformada, Sempre Reformando (Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est). Esse pensamento é de autoria do reformado holandês Gisbertus Voetius (1589-1676). Inclusive acredito que esse lema também deve ser tido hoje em dia, pois acredito piamente que a igreja Evangélica Brasileira vive uma falácia e precisa Urgentemente de uma nova Reforma.
A Igreja hoje precisa voltar para os moldes da Reforma ocorrida a quase 500 anos. Vemos hoje uma igreja que ao invés de influenciar tem sido influenciada pelos modismos do nosso tempo. Hoje a igreja evangélica do Brasil precisa despertar e vê que precisa ser feito algo antes que seja tarde demais.
Temos que viver em uma crescente Reforma, não só doutrinal mas também em nossas vidas. Na maioria das vezes um outro lema muito importante da Reforma é esquecido: Os 5 Solas. Onde foi parar a Sola Scriptura, Sola Fides, Solus Christus, Sola Gratia, Soli Deo Gloria.
Entendo que a Igreja tem viver sempre se reformando, pois a mesma é formada por homens falhos e pecadores. Mas para que essa nova Reforma aconteça de fato temos que está aberto para sermos em primeiro lugar reformados pelo Santo e Bendito Espírito de Deus.
Para que houvesse a tal reforma em 1517, Lutero teve que ouvir a voz de Deus. Teve que se deixar reformar pelo Espírito Santo então daí partiu para reformara a igreja e protestar contra seus erros e abusos.
Temos também que ter cuidado em interpretar o que significa que a igreja precisa viver em uma reforma constante para não acontecer o que aconteceu nos EUA como nos relata o Reverendo Augustus Nicodemos em seu blog: O Temporas, O Mores. Vejamos:
“Só para ilustrar, “Semper Reformanda” é o nome de uma organização religiosa nos Estados Unidos que defende a inclusão de gays e lésbicas no ministério pastoral e o casamento homossexual. O grupo adotou este lema porque entendeu que ele expressa o princípio mater da Reforma, que as igrejas reformadas devem mudar a cada geração, para se contextualizar às mudanças da sociedade, da cultura e das novas compreensões.”
Nós que nos consideramos reformados temos sim que desejar que a igreja viva em uma constante reforma, mais uma reforma para que voltemos ao primeiro amor, uma reforma que traga para as nossas igrejas Cristo novamente para o centro. Hoje já não se prega sobre salvação, arrependimento, volta de Cristo. Hoje ao invés disso muitas de nossas igrejas têm falado apenas de Prosperidade, Cura, acumulação de bens materiais.
Voltemos aos antigos moldes de pregação. Pregação que levava o pecador a se envergonhar de seus pecados cometidos e se voltar para Deus.
Por fim a Igreja Reformada precisa está sempre se reformando porque a cada dia novos desafios aparecem. Novos modismos rondam nossas igrejas. Temos que está sempre se Reformando para que não entremos em uma onda que não seja as verdades bíblicas pregadas por Cristo e levadas pelo mundo através de seus apóstolos. Verdades essas pregadas por: Lutero, Calvino, Knox, Farel, Beza entre tantos outros.
 
Precisamos de uma nova REFORMA.
Paz e Bem
Bruno Leandro é Pastor Local na Igreja Anglicana Reformada – Comunidade Videira Verdadeira em Caruaru.

Comentários