Bruno Leandro - MARCHA COM QUEM?

Estamos na semana que antecede um evento dito evangélico em nossa cidade: A Marcha com Jesus. Devemos antes de mais nada ver um breve histórico de como surgiu esse evento. Vejamos abaixo:

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de "City March", foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.

Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da "marcha" aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas.

O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.

A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.

Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações.

Essa é uma breve história de como surgiu a Marcha para Jesus. Mas a que acontece em Caruaru mudou de "para Jesus" e foi chamada de "com Jesus" mas independentemente da mudança o formato é o mesmo.

Em Caruaru essa festa se tornou cabo eleitoral, tirando do centro Jesus e colocando no centro desse evento alguém que é candidato a um cargo eletivo em nossa cidade. Vejamos o seguinte: no ano de 2011 que não tinha eleição não houve o evento. Já no ano 2012 vai haver.

Nesse mesmo evento não se pode usar adesivos ou botons de outros candidatos, como já me relataram que foram pedidos para retirar os mesmos das blusas na Marcha de 2008 pois não era um adesivo da pessoa que realiza tal evento.

Meus amados não vejo problema nenhum em qualquer cidadão sendpo ele evengélico ser candidoto a Vereador, prefeito, deputado, senador ou Presidente, mas se valer de algo que é supostamente feito para Jesus e fazer isso de carro eleitoral éno mínimo imoral.

Advirto as pessoas de minha denominação que me procuram perguntando se deveriam ir a esse evento e lhe respondo que não, pois lá Jesus serve de cabo eleitoral para alguém.

Por fim faço e respondo a pergunta que coloquei como título dressa postagem: "Marcha para quem?" a minha resposta é a seguinte: "Marcha para alguém que quer angariar votos." Acredito que para Jesus não há marcha.

Paz e Bem
Bruno Leandro
é Pastor Local da Igreja Anglicana Reformada - Comunidade Anglicana Videira Verdadeira em Caruaru/PE

Comentários