Paulo Nailson - Discipulos de Cristo: André.

Mantendo a sequencia de observar um pouco do perfil e comportamento dos discípulos que andaram com Jesus e os que andam com Ele hoje, vimos Pedro na semana passada e veremos André agora.

Tido como zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo, André além de estar entre os primeiros seguidores de Cristo foi quem apresentou Pedro à Jesus.
Nascido em Betsaida da Galiléia, conhecido como o Afável foi escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento é sempre citado entre os quatro mais importantess, junto com Pedro, João e Tiago. Pescador em Cafarnaum, foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e o primeiro a convocar novos discípulos. Esteve presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes e ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina, passando provavelmente por Cítia, Épiro, Acaia e Hélade.
Para Nicéforo ele pregou na Capadócia, Galácia e Bitínia, e esteve em Bizâncio, onde determinou a fundação da Igreja local e apontou São Eustáquio como primeiro bispo.
Finalmente esteve na Trácia, Macedônia, Tessália e Acaia. Foi na Grécia, segundo a tradição, durante o reinado de Trajano, que foi crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, por ordem do procônsul romano Egéias.Atado, não pregado, a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a cruz de Santo André, embora que a evidência generalizada deste tipo de martírio não seja anterior ao século catorze. Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla (356) e depositadas na igreja dos Apóstolos (357), tornando-se padroeiro desta cidade.
Interessante ver que apesar de estar entre os mais próximos ou mais íntimos, ele não é tão citado quanto aos outros. Parecia que por mais que trabalhasse na expansão do Evangelho não se preocupava em aparecer como o tal.
Na sua morte, assim como Pedro, se impôs e fez questão de ser crucificado de forma diferente de Jesus, no caso dele a Cruz em formato de X. Teria sido mais sofrida pois contam que foi amarrado em vez de pregado, sendo assim mais lenta.
Que possamos desenvolver essas características de André, pioneirismo na expansão do Evangelho em áreas ainda não alcançadas (o nordeste e sertão estão cheias de localidades com pessoas que ainda não conhecem a Jesus), dedicação a causa e testemunho inclusive com os de nossa própria família.
Que o Espírito Santo nos auxilie neste e noutros desafios do nosso cotidiano.
Paulo Nailson 
IEC Vale da Bênção
Boa Vista II
Essa canção, André o Divulgador, faz parte da memorável cantata dos
Vencedores por Cristo ERAM DOZE.

Comentários