ABU Lamenta a morte de Robinson Cavalcanti

A ABUB se une a vários irmãos e organizações cristãs em lamento pela morte do bispo anglicano Dom Robinson Cavalcanti e de sua esposa Miriam Cavalcanti.
Sentimos profunda dor por este momento tão trágico e, ao mesmo tempo, somos consolados por saber que em Cristo, nossa viva esperança, temos vida eterna!
"Cristo tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho". II Tm 1.3b (NVI)
Somos profundamente gratos a Deus pela vida de Robinson que abençoou ricamente o ministério estudantil e a Igreja evangélica brasileira, propagando a teologia da Missão Integral.
Robinson foi um dos pioneiros da ABU na região Nordeste, servindo como "assessor itinerante" na década de 70. Robinson também foi incentivador da formação dos primeiros grupos da ABS no Brasil.
Recentemente tivemos o privilégio de receber Robinson Cavalcanti no congresso nacional da ABUB.

Veja abaixo a nota redigida por nosso secretário geral Reinaldo Percinoto Jr:
"Querido Dom Robinson, vamos sentir saudades...

Nesta manhã fomos despertados com a dolorosa notícia do trágico falecimento do bispo Robinson Cavalcanti e sua esposa Miriam. Um profundo lamento enche nosso coração nesse momento.
Dom Robinson marcou a história da ABUB, como um dos pioneiros do nosso movimento, assessor na região Nordeste e parceiro de caminhada. Seu nome e suas contribuições estarão para sempre registrados na mente e no coração de muitas gerações de estudantes, profissionais e obreiros.
Tivemos o privilégio de contar com a presença de Dom Robinson em vários encontros nacionais, regionais e locais da ABUB. E, de maneira marcante, nos últimos dois “congressos de nova década”, em 2000 e 2010, momentos importantíssimos para a reflexão e agenda missionária do movimento. Sem contar os dois Congressos Missionários da ABUB, em 1976 (Curitiba) e 2006 (Viçosa).
Aprendemos muito com a vida e as ideias do Robinson. Suas profundas convicções nos animavam no nosso compromisso com a Igreja e com sua missão integral, nos lembrando sempre de nossa dupla cidadania e nosso chamado para estarmos “com a cabeça nas nuvens e os pés no chão”! Sim, sua presença entre nós era uma alegria, sempre com sua formal indumentária episcopal (que às vezes levava algum participante desavisado a perguntar: “aquele padre também vai ser preletor?”...rs) e o informal embornalzinho de algodão que nesses tempos de maior consciência ecológica serviam como “pasta do congresso”.
Vamos sentir saudades. E, penso, a melhor maneira de demonstrar nossa sincera e profunda gratidão a Deus pela pessoa e vida do Robinson e sua esposa, é continuarmos firmemente comprometidos com aquilo que foi a “nota de marcação” de seus ministérios: Jesus Cristo e Seu Reino holístico (integral):
“A Teologia Holística não é uma 'corrente terceirista', não está 'em cima do muro', mas quer estar estar com toda a Bíblia e todo o Evangelho, recusando-se a optar por extremos, por convencimento de que são parcializadores do ensino da Palavra. Essa corrente teológica anuncia o Evangelho de Redenção, chama as pessoas ao arrependimento e à fé, confessa as doutrinas dos Credos e da Reforma, mas assegura que uma posição confessionalmente conservadora nada tem a ver com ideologias políticas e sociais conservadoras e muito menos com posturas alienantes ou a identificação do Reino com essa ou aquela proposta histórica. O seu padrão é o Reino de Deus e seus valores, em sua plenitude escatológica e em suas possibilidades históricas”. (“A Utopia Possível”, 1993, Editora Ultimato)
Que o Senhor nos ajude. E continuemos a interceder pelos familiares e amigos próximos deste querido casal".

"Robinson cursou licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco (dos Jesuítas), e Língua Inglesa, na Sociedade Cultural Brasil-EEUU. De 1963 a 1967 cursou, simultaneamente, o Bacharelado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco, participou da política estudantil, integrando o Diretório Acadêmico“Demócrito de Souza Filho”, da Faculdade de Direito, e do Teatro Universitário. Foi neste período que ingressou na ABU (Aliança Bíblica Universitária).
(...)
Participou da fundação (1970) da Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL), onde integrou, por sete anos, a sua Comissão Executiva. Integrou, também, a Comissão de Convocação do Congresso de Lausanne (1974), e a Comissão de Lausanne para a Evangelização Mundial (LCWE), por quatro anos, bem como a Comissão Teológica da Aliança Evangélica Mundial (LCWE), na Unidade 'Ética e Sociedade'".

trecho de sua biografia - fonte: Genizah.

Comentários