AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA PROTESTANTE EM NOSSA VIDA HOJE

“Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel, no monte Ebal, como Moisés, servo do SENHOR, ordenara aos filhos de Israel, segundo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, a saber, um altar de pedras toscas, sobre o qual se não manejara instrumento de ferro; sobre ele ofereceram holocaustos ao SENHOR e apresentaram ofertas pacíficas.” (Js 8: 30,31)

Esse mês de outubro nós estamos comemorando a Reforma Protestante. A reforma foi um movimento desencadeado por Martinho Lutero, no ano de 1517, que protestava contra os descaminhos da Igreja e apelava para que a Igreja voltasse às escrituras. O lema da reforma era: “só Cristo, só a fé, só a escritura e só a Deus toda a glória”. Essa proclamação da reforma se apóia na Bíblia, como, por exemplo, nesse texto do livro de Josué; senão vejamos:

I. “Só a Cristo”
O direito de conquistar a terra prometida e possuí-la estava diretamente ligado à lealdade para com Deus na aliança por Ele estabelecida com o Seu povo: “sobre o altar Israel ofereceu holocaustos ao SENHOR e apresentaram ofertas pacíficas”. O holocausto está para Israel assim como o sacrifício de Cristo está para o povo da nova aliança, pois o cordeiro sacrificado no Antigo Testamento era a prefiguração do sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, e o sacrifício de Jesus é a chave que nos abre a porta da Canaã Celestial.

II. “Só a Fé”
Para que o holocausto se tornasse eficaz na vida do povo de Israel era necessário que o povo acreditasse, tivesse fé, no que estava realizando, ou no que estava sendo realizado pelo sacrifício. A única condição imposta para a nossa salvação é crer na suficiência do sacrifício de Cristo.

III. “Só a Escritura”
A palavra de Deus escrita era autoridade máxima e a base para o recebimento da bênção de Deus: “Então, Josué edificou um altar ao SENHOR, Deus de Israel (...) segundo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés”. A palavra de Deus é igualmente autoridade maior para nós outros hoje e a base para a nossa crença.

IV. “Só a Deus toda a glória”
A nós cabe reconhecer que tudo vem de Deus, a Ele, pois toda a glória. Leia Js 24: 13-14,17
 
Rev. Sergio Lima - Pastor da 4ª IPC

Comentários

  1. Iniciei minha vida religiosa na 4ª IPC.
    Mesmo de longe, senti algumas situações que aconteceram naquele lugar.
    Atualmente, com o Pastor Sergio, vejo um clima de bálsamo naquele ambiente. Glorifico a D-us por isso e deixo registrado meu desejo que o Pastor Sergio permaneça fazendo um grande trabalho e cada vez mais esteja colaborando com Presentia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário