Evento sobre Reforma unirá católicos e protestantes

A Igreja Católica e a Federação Luterana mundial estão preparando uma declaração comum sobre a Reforma Protestante em vista do 500º aniversário das 95 teses de Martinho Lutero, em 2017.
O anúncio foi feito pelo cardeal suíço Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, em entrevista à agência católica alemão Kna.
O documento deverá ser lido no evento sobre a Reforma, cuja comemoração comum pode ser uma ocasião, segundo o religioso, em que ambas as partes podem chegar a uma admissão comum de culpa pela “divisão da Igreja”, como classificou o papa João Paulo II em 2000, quando pediu perdão pelo papel da Igreja Católica no episódio de 500 anos atrás.
“Sem uma consciência comum, sem uma purificação comum da memória e sem uma admissão de culpa de ambas as partes, para mim não pode existir uma sincera comemoração da Reforma”, manifestou Koch.
Ele sublinhou ainda que Bento XVI deseja pessoalmente que um diálogo ecumênico tenha um papel central na sua próxima visita à Alemanha, que ocorrerá entre 22 e 25 de setembro.

Fonte: Jornal da Mídia / Folha Gospel

Comentários