LUZ E SAL 24 ANOS

ENTREVISTA COM SIVALDO OLIVEIRA, FUNDADOR DO MINISTÉRIO LUZ & SAL, QUE COMPLETOU 24 ANOS EM ABRIL. SIVALDO TAMBÉM GERENCIA A 102 FM.

como tudo começou?

Foi em abril de 1987, direcionados por Deus, resolvemos formar um grupo que apoiasse os trabalhos da nossa igreja, IEC Vale Central, e que também evangelizasse. Na nossa primeira formação tivemos o já falecido Sérgio, Simone, Alexani, Gilsandra, Deri, Cida, Leonardo, Vânia, Marly e Antônio.

Vocês já tinham instrumentos?

Cantávamos no início com play-back, aos poucos compramos os instrumentos e equipamentos necessários e aí surgiu a necessidade também de novos componentes como Vadelson, Manassés, Claudio, entre outros, que ao longo desses 24 anos foram muitos, como Ricardo, Diego, Willams, André,  Manassés, Neidson, Simone, Roberta, Manuela e Paula... e eu louvo à Deus pela vida de cada um.

Na sua lembrança quais os principais eventos e músicos evangélicos já estiveram com vocês?

O Luz & Sal tem uma característica que é nos esforçamos para manter e espero nunca se perca desta visão que é evangelizar e edificar através da música, então não importa se é para indivíduos ou para multidões, estamos sempre prontos para ir, assim sendo, já estivemos em pequenos povoados como o de Sítio Peladas, já fizemos evangelismo estudantil com a Mocidade Para Cristo, e também em eventos de grande porte com Carlinhos Félix, Rebanhão, Catedral, Banda e Voz, Novo Som, Marcos Goes, etc.. No ano passado no evento organizado pela AMEAPE, cantamos para mais de 15 mil pessoas no Campo do Central e outro evento que também nos impressionou foi o Festival Internacional do Folclore, no Pátio de Eventos, com mais de 20 mil pessoas, e mais recentemente nas Marchas com Jesus.

Quais os trabalhos em estúdio que a banda fez?

No início dos anos 90 gravamos em K-7 e depois remixamos para CD, mas tenho já planejado mais um CD só que não pretendo “gravar só por gravar” há uma soma de muitos fatores para que cheguemos até lá.

O trabalho do Grupo vai além da banda, explique como funciona?

Hoje, graças à Deus, nos dividimos em diversas equipes, que são: o IDE que faz Evangelismo, o GETAE que atua com teatro, a banda que atua através da música e a Promoção de Eventos, estamos formando agora um grupo específico de Intercessão e outro de Ação pela Cidadania.


O Luz e Sal faz parte de uma geração de bandas que nos anos 80 impactou a juventude de nossa cidade, e até onde eu lembro, é a única que se mantém até hoje sem interrupção. Como vocês conseguiram?

A visão precisa ser completa. A base é ter uma prática constante de oração e jejum, no nosso caso fazemos até rodízio de jejum diariamente entre os componentes. A mesma dedicação é feita nos ensaios e por último amor a obra.

Aos 24 anos de estrada, você agradeceria a quem?

À todos os componentes que direta e indiretamente nos ajudaram durante todos esses anos, ao irmão Silo Néneu, a liderança e os membros da nossa igreja e ao Rev. Nicácio Moura.
Expresso minha gratidão à Deus por nos usar para “salgar” e “iluminar” tantas vidas para Cristo.

Comentários