Em quem você acredita: Na soberania de Deus ou no poder das armas?

No início deste mês todos os brasileiros foram pegos de surpresa com a chacina ocorrida dentro da Escola Tasso da Silveira no Rio de Janeiro.

Este é o momento de aprendermos com todo os acontecimentos.
Pessoas se revoltaram, outras condenaram a atitude do rapaz, os familiares das crianças e as próprias crianças ficaram chocadas com o que presenciaram, a polícia recebeu os méritos por ter paralisado as ações daquele ser humano cheio de um vazio que ninguém percebeu.

Não quero levantar a bandeira de coitadinho, mas, gostaria de provocar uma discussão sobre este caso.

Algumas perguntas estão sem respostas. Precisamos tentar respondê-las.
Se não, vejamos:

- Quais as consequências desta chacina?
Luto, tristeza, ausência, dor, despedida, desespero, APRENDIZADO.

Mas, aquele jovem teve a chance de ouvir falar em Deus? O texto encontrado com ele traz algumas citações, que nos levam a fazer estes questionamentos. Mas, se ele ouviu falar de Deus, em que circunstâncias isto aconteceu? O seu orientador espiritual era de fato um cristão autêntico ou seria apenas mas um fanático?

Desobediência? Afastamento de Deus? Rebeldia?
A Bíblia nos adverte em vários momentos sobre a desobediência. A mulher de Ló só virou estátua de sal porque desobedeceu a Deus quando Ele ordenou que deixasse a cidade de Sodoma e Gomorra pois seria destruída e ela não deveria olhar para traz. Gênesis 19:26.

Vejamos então outros exemplo:

desobediência." (Efésios 2 : 2)

Se observarmos bem, nossos dias estão cada vez mais frutíferos para o mal. Os mais diversos comportamentos estão sendo praticados de forma assustadora. As escolas agora falam de bulling, a intolerância é uma pratica diária, o sexo é iniciado cada vez mais cedo, o acesso as drogas está cada vez mais comum. Tudo isto tem início com a desobediência a Deus que resulta no afastamento a Ele, e, separados de Deus, estamos mortos espiritualmente.

Lembro com clareza várias citações que meus pais me ensinaram quando eu era ainda um jovem adolescente e, um deles é: "LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;" (Eclesiastes 12 : 1)

Efésios 5
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus
17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
.

E você como está espiritualmente? Se você estivesse naquela escola e se deparasse com o assassino com uma arma em punho ameaçando-o, qual seria sua atitude? Sua fé o faria perdoar e amar aquela pessoa assim como Deus nos ensinou, ou você simplesmente entraria em desepero e pediria pelo amor de Deus para não matá-lo? Nenhuma das duas respostas é errada, mas, nos leva a repensar nossa fé.
 
Pensando nas vítimas pergunto novamente, quantas delas foram alcançadas pelas promessas de salvação? Quantas delas nunca ouviram falar de Jesus por negligência de nós cristãos que estamos nos esquecendo de anunciar as boas novas? E as famílias, quantos de nós cristãos evangélicos nos colocamos a disposição para consola-las nestes momentos tão difíceis.

Se teu filho(a) tivesse a vida ceifada naquela escola, o que você faria?

Qual a solução para todas estas perguntas, ANDAR NOS CAMINHOS DO SENHOR, pois não outro caminho para a vida senão Jesus Cristo.

PARA VOCÊ PENSAR:
- Como anda a tua vida espiritual?
- Como está a vida espiritual de tua família?
- Como você está orientando espiritualmente seu lar e seus filhos?

Quer fazer algo útil por aquelas famílias? ENTÃO ORE POR ELES.
Deus abençoe ricamente a você e aos seus.
 
Carlos Eduardo
Primeira Igreja Presbiteriana de Caruaru
Percussionista do Grupo Sementes
Formado em Ciências Sociais

Comentários