ESPECIAL PRESENTIA 10 ANOS - Os 10 melhores da Música Evangélica Brasileira de todos os tempos

QUARTETO VIDA
Esta lista envolve também minha experiência pessoal de contato, conheci pessoalmente "as meninas do Quarteto" em Belo Horizonte, MG, em abril de 1987, no Som do Céu. Tivemos diversos outros encontros, inclusive chegamos a trazê-los para Caruaru, no evento "Pelos Caminhos do Nordeste".
Ressalto que "Os 10 melhores da Música Evangélica Brasileira de todos os tempos" é uma avaliação pessoal minha. E com certeza muita gente boa, muita mesmo, nesta área vai ficar de fora. Mesmo assim vale pela marca dos 10 anos e pelo registro do que Deus proporcionou a minha vida nestas décadas.

O início dos anos 80, nasceu um grupo que marcaria a história da música cristã. O Quarteto Vida teve início numa iniciativa de Heloísa Afonso quando convidou Vânia Satlher, Denise Bahiense e Dora Bahiense para uma apresentação única em homenagem às mães num Clubão especial. Mal podiam esperar que a partir daí iriam surgir tantos convites. Os ensaios, então, ainda eram esporádicos e o grupo não era fixo. Foi quando a MPC Brasil fez a proposta de que se tornassem um grupo e gravassem um disco. Então, em 1983, foi gravado em São Paulo o Viver com Cristo e realizada uma turnê de lançamento por várias cidades do Brasil. Em 1984, Heloísa acabou tendo que deixar o grupo e Lercy Cyrino a substituiu. Pouco tempo depois gravaram uma faixa especial no disco Mamãe com Janires. Conheceram João Alexandre e logo depois, em 1988, foi lançado o segundo disco Carta a um amigo, com arranjos de João, no teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte.
A partir daí, o grupo viajou e se apresentou tanto no meio evangélico quanto em barzinhos, escolas, teatros, etc. Com um excelente trabalho vocal e fortes influências da MPB, o grupo se destacou no meio cristão, sendo o único com essa linha de trabalho. Também gravou participações em discos como Semeador, Atletas de Cristo, entre outros. Em 1992, o Quarteto Vida lançou o seu terceiro disco gravado em Campinas/SP, À Capela. Logo após a gravação do disco, Lercy e Dorinha saíram do grupo que começou a procurar alguém para substituí-las. Em 1994, Denise e Vânia conheceram Keyla e Valma, do Rio de Janeiro, e as convidaram para participar do grupo. Com essa formação, o Quarteto Vida participou do disco de Edilson Botelho com a faixa Terra do Coração e se extinguiu em 1996.

Mesmo com o grupo já extinto, suas músicas foram reunidas num CD que é uma coletânea de quase todo o trabalho do Quarteto Vida.
No Som do Céu 2006, evento de música promovido pela MPC, o grupo se reuniu novamente (Denise, Walma, Dorinha e Vânia) para lançar em CD o LP "À Capela". Com participação de João Alexandre, o show marcou história e o CD já pode ser encontrado nas lojas musicais de todo o Brasil.
 
Com o esse lançamento, o Quarteto Vida voltou à ativa, apresentado-se duas ou três vezes por semestre uma vez que cada integrante reside hoje em uma cidade diferente. O grupo continua com Vânia Sathler, Dora Bahiense, Denise Bahiense e Walma Oliveira.


Discografia: Viver com Cristo, Carta a um Amigo, À Capela (em LP e em CD), Coletâneas.

ENIVIE SUA LISTA DOS 10 MELHORES DA MÚSICA CRISTÃ BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS, DEIXE AQUI NO DEPOIMENTO OU PELO E-MAIL: presentia@ibest.com.br

Comentários