A IGREJA DEVE SER EDIFICADA SOBRE OS PILARES BÍBLICOS

DIA DA REFORMA - No dia 31 de outubro de 1517 , Martinho Lutero afixou na porta da Catedral em Wittenberg 95 teses contra as indulgências. Aquele ato repercutiu por toda a Alemanha chamando a atenção de Roma.

CINCO SOLAS  - Os reformadores protestantes estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” (sola é a palavra latina para única) da Reforma. Estes cinco pontos da doutrina formam o coração da Reforma Protestante. São eles:

1. SOMENTE A BÍBLIA
Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”.
“ Como eu amo a tua lei ! Medito nela o dia inteiro” (Sl 119.97).
“ A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105).
“ Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17).

2. SOMENTE CRISTO
“ Não há salvação em nenhum outro , pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12).
“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim ” (Jo 14.6).
“ Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5).

3. SOMENTE A GRAÇA
" Somos como o impuro – todos nós ! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6).
“ Pois vocês são salvos pela graça , por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras , para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).
“ Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos” (Philip Yancey).

4. SOMENTE A FÉ
“ O justo viverá pela fé” (Rm 1.17).
“ Tendo sido, pois, justificados pela fé , temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).
“ Sem fé é impossível agradar a Deus , pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

5. SOMENTE A GLÓRIA DE DEUS
“ Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8).
“ Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus ” (1 Co 10.31).

CONCLUSÃO
A Igreja é de Jesus, e ele disse: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18).
“ Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói” (1 Co 3.10).
Somente a Bíblia
Somente Cristo
Somente a Graça
Somente a Fé
Somente a Glória de Deus

“ Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gl 1.8).

Pr. Antonio Francisco

Comentários