ENTREVISTA: Erasmo Miguel


Origens - Só conheci meus avós maternos. Seu Fulôzim e Dona Luzia, agricultores simples de Barra de Taquara. Meu avô era grosso, contador de histórias. Mas voltado para a família.
Meu pai se chamava Sebastião, mas conhecido como Seu Tonico, e Ernestina minha mãe conhecida por Dôna Cabôcla.

Lembranças Tristes - Meu pai era muito falador e bebia muito, um dia ele se desentendeu com meu avô e foi expulso de casa, lembro desta cena como se fosse hoje, eu com apenas cinco anos me agarrando na saia de menha mãe e chorando, meu pai com uma mala amarela e um candeeiro. Isso fez com que eu tivesse uma mãgoa de meu avô e da minha mãe, eu achei que ela devia ter acompanhado meu pai... Eu só a perdoei depois de conhecer a Cristo.

Boas Lembranças -Era uma família muito festeira... Tinha um amigo que não vejo desde os sete anos, a gente fazia uma sanfona de uma caixa de uma caixa de papelão e uma zabumba de uma lata de sardinha e ficávamos num galpão e o som da sanfona eu fazia na boca, enquantos os amiguinhos dançavam e os pais olhavam. Nessa época eu cantava músicas de Ludujero e Luiz Gonzaga.

Estudos - Eu foi estudar muito novo mas toda semana minha mãe era chamada na direção. Acho que era a revolta com meu pai.

Adolescência - Aos 15 anos eu já namorava muito. Aos 17 eu já tava casando e ela com 14. Eu vivia cantando nas bandas de forró e aí era complicado. Passei 13 anos tocando com Reginaldo Prieto, Banda Regis, Sensura Livre, Sebastião Leandro e Banda do Lula de São Caetano. Nunca fui de fumar, beber, usar drogas ou brigar, eles achavam, e muitos ainda hoje acham, muito estranho.

Música - Eu sempre gostei muito. Amanhecia e anoitecia só desligava dez da noite por causa dos vizinhos. A música nordestina pra mim é a melhor do mundo, seja côco, embolada...

Inspiração - Admiro muito Luiz Gonzaga, Trio Nodestino e Almir Satter. Faço algo semelhante ao que Ludugero fazia, Erasmo é antrope, Seu Tônico Ludugero e Sinforosa é Filomena.
Gosto muito também do Sal da Terra que me influenciou para que eu cantasse música nordestina, e olha que eu pago caro por isso.

Artesão, Radialista e Militante - Desde os 9 anos que eu aprendi com seu Geraldo a trabalhar com Barro, foi o homem que minha mãe foi viver depois que meu pai foi embora. Aprendi a arte do artesanato e do barro.
No rádio eu já tava casado pela terceira vez e eu montei no fundo do quintal uma rádio comunitária. Foi paixão na hora. Depois veio a Canaã onde surgiu o Louvor Nordestino.
Eu já era filiado ao Partido dos Trabalhadores, com uma visão crítica do mundo, pensei até em me candidatar a vereador. Gosto de política e voto consciente no programa do partido.

Conversão - Foi com 28 anos, cheguei a me afastar mas depois voltei em 2001 com Elifas anunciando o arrebatamento.
Pr. Nicácio Moura sempre me incentivou a usar meu talento com a música para Deus. Ele é um homem de Deus com passagem muito importante na minha vida.
Minha estréia foi em Ibirajuba, num trabalho evangelístico eu cantei “Há momentos...” De Armando Filho.

Igreja em Taquara - Eu passei a ser obreiro e dirigente de uma congregação da Igreja Evangélica Congregacional Vale da Bênção em Barra de Taquara durante seis anos, eu ia com meu irmão Heleno, ficou frutos até hoje.

Composições próprias - Oro para que Deus me dê esse dom. Só fiz umas seis músicas até agora, incluindo uma que eu gosto muito... “Pense num país”.

102 - É o futuro do rádio em Caruaru.

Louvor Nordestino - Minha maior inspiração. Sou grato a Deus por ter usado Rossano Márlio, melhor locutor de Pernambuco, que investiu em mim, no rádio e me ensinou. Sou grato também a Gilvan Costa (Canaã) que acreditou em mim, a Sivaldo Oliveira e aos ouvintes da 102 FM.

Família - Minha esposa é uma companheira jovem. Tem pouca experiência mas é a mãe dos meus filhos e eu tenho o maior respeito por ela. Meus filhos são a maior conquista daquele matuto velho e sem futuro. Presente de Deus.

Erasmo Miguel - Se eu pudesse eu dizia a ele... “Cara, melhora!”

Seu Tônico - Eu gostaria que Seu Tônico existisse.... Meus maior amigo. Minha maior criação.

Presentia - Tem qualidade e aprecio muito.

Publicado em 2009

Comentários

  1. [b]Erasmo Miguel escuto seu programa toda tarde, meu nome é Fátima moro no Bairro Agamenon...Gosto muito do seu programa estou sempre te acompanhando. Bjos e abraços. Com carinho Fátima

    ResponderExcluir
  2. erasmo miguel, escuto suas músicas atraves de seus cd,s e mim alegro muito... ja tive o praser de ver você cantar aovivo ai em pernambuco nas igrejas do pastor jonatas, a semana passada você cantou em lagoa gande mas por estar tão longe não deu pra ir.um abraço e apaz do senhor.gilmar da igreja do pastor jonatas em belo jardim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário