Reflexão


Pastor Local na Igreja Anglicana 
Reformada do Brasil
Comunidade Anglicana Videira 
Verdadeira em Caruaru - PE
 




O CRISTÃO DEVE PAGAR O MAL COM O BEM

Romanos 12: 17-21


Meus irmãos e minhas irmãs o texto nos mostra que retribuir o mal com o mal é a prática comum do mundo, onde se fala em pagar na mesma moeda e dar ao outro o que ele merece. Esse prazer vingativo não deve ter lugar na vida dos remidos. Antes devem se portar com dignidade diante das afrontas e em todas as circunstâncias da vida e esforçar-se por fazer o bem.

As exortações de São Paulo Apóstolo se referem principalmente ao relacionamento dos cristãos com os incrédulos.

São Paulo também confessa, porém, que ás vezes não é possível ter paz com todos os homens (v.18), pois nem sempre isso depende de nós. Entretanto o cristão deve agir de forma que nunca seja responsabilizado pela falta de paz em sua comunidade ou em seus relacionamentos com os incrédulos.

O cristão deve está livre do desejo de tomar vingança pessoal. Essa liberdade é possível porque o crente sabe que Deus corrigirá todas as injustiças em seu próprio julgamento perfeito (Dt.32: 35), e porque a Sagrada Escritura exorta os crentes a demonstrarem graça para com o ofensor, levando-se em conta que Deus permanece paciente com ele.

O cristianismo vai além da não resistência e prega a benevolência ativa. Em vez de destruir seus inimigos, converte-os pelo amor. Dá de comer ao inimigo quando ele tem fome, sacia-lhe a sede, e assim, amontoa brasas vivas sobre tua cabeça. E o que significa amontoar brasas vivas sobre a cabeça? Devemos entender que as brasas vivas aqui citas se amontoarão na cabeça dos incrédulos. Isso significa dizer que amontoar essas brasas na cabeça de alguém é envergonha-lo de sua hostilidade ao surpreendê-lo com atos incomum de bondade.

Quando fazemos o bem aqueles que nos fazem o mal estamos amontoando brasas vivas sobre suas cabeças. Isso pode ser uma referencia a um castigo Divino futuro: se o inimigo não for levado a se arrepender por nossas boas ações, nossas ações amáveis tornarão a ira de Deus muito pior. Mas o fato de sermos nós, pelas nossas boas ações, que colocamos o carvão em brasa sobre o inimigo sugere que São Paulo está antes nos acenando com a esperança de que a nossa bondade estimulará a vergonha e o arrependimento do inimigo.

 Vivemos num mundo dominado pelo mal, de modo que o Apóstolo conclui o capítulo rogando aos cristãos que permaneçam alertas e não deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal pela prática do bem e amem ao próximo com seriedade.

O conselho de São Paulo para o cristão zelar pela paz na comunidade envolve o amor incondicional, misericórdia e disposição para perdoar. Onde a paz sucumbiu e o sofrimento prevalece, é preciso intervir com motivos positivos. O bem estar das outras pessoas deve ser a principal motivação do cristão. Praticar esse tipo de amor envolve disposição e decisão consciente de sempre trabalhar ou agir para promover o bem dos outros. Essa atitude representa muito mais que apenas evitar retaliação; é procurar fazer o bem até mesmo àqueles que não nos amam. Esse é o verdadeiro estilo de vida do cristão.

   Paz e Bem

A VINDA DO ESPÍRITO DA VERDADE

São João 16: (5-11)12-15

O versículo 5 parece expressar desapontamento porque os discípulos não estavam mais interessados no que estava à frente do Senhor. Apesar de ter perguntado de maneira geral para onde Ele ia, eles não pareciam muito envolvidos.

Os discípulos estavam mais preocupados com o próprio futuro do que com o de Jesus. Perante Ele estavam a cruz e o túmulo. Perante eles estava a perseguição no seu serviço para Cristo. Eles estavam mais cheios de tristeza com relação aos seus problemas que aos dele.

Mas eles não seriam deixados sem auxílio e conforto. Cristo enviaria o Espírito Santo a fim de ser seu Consolador. Era uma vantagem para os discípulos que o Consolador viesse. Ele os capacitaria, encorajaria, ensinaria e tornaria Cristo mais real para eles. O Consolador não viria até que o Senhor Jesus Cristo de Nazaré voltasse ao céu e fosse glorificado. Naturalmente, o Espírito Santo havia estado no mundo antes disso, mas viria de maneira nova: para convencer o mundo e ministrar aos remidos.

O Espírito Santo convenceria o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Geralmente se entende que o Espírito cria uma percepção interna dessas coisas na vida do pecador individualmente. Ainda que isso seja verdade, não é exatamente o ensino nesse trecho. O Espírito Santo condena o mundo pelo mero fato de que ele está aqui. Ele não deveria estar aqui, mas sim o Senhor Jesus, reinando sobre o mundo. No entanto, o mundo o rejeitou, e Ele voltou para o céu. O Espírito Santo está aqui no lugar de Cristo rejeitado, e isso demonstra a culpa do mundo.

O Espírito convence o mundo do pecado de falhar de crer em Cristo. Ele foi digno de crença. Não havia nada Nele que tornasse impossível aos homens crer. Mas ele se recusaram. E a presença do Espírito Santo no mundo é testemunho do seu crime.

O Salvador declarou ser justo, mas os homens disseram que Ele tinha um demônio. Deus deu a palavra final. Ele disse de fato: “Meu Filho é justo, e o provarei, ressuscitando-o dentre os mortos e levando-o de volta para o céu”. O Espírito Santo testemunha o fato de que Cristo estava certo e o mundo, errado.

A presença do Espírito Santo também convence o mundo do juízo vindouro. O fato de Ele estar aqui significa que o Diabo já foi condenado na cruz e que todos os que recusam o Salvador compartilharão do seu terrível julgamento num dia ainda futuro.

Havia ainda muito que o Senhor tinha de contar aos discípulos, mas eles não eram capazes de entender. Esse é um princípio importante ao ensinar. Deve haver certo progresso na aprendizagem antes que verdades avançadas possam ser recebidas. O Senhor nunca oprimiu seus discípulos com ensino. Ele lhes deu “linha após linha, preceito após preceito”.

A obra que o Senhor começou seria continuada pelo Espírito da verdade. Ele vos guiará a toda verdade. Há um sentido no qual toda a verdade foi confiada aos apóstolos durante sua vida. Eles, por sua vez, anotaram por escrito, o que temos hoje no Novov Testamento. Isso, adicionado ao Velho Testamento, completou a revelação escrita de Deus ao homem. Mas é naturalmente verdade, em todas as épocas, que o Espírito guia o povo de Deus em toda a verdade. Ele o faz através das Escrituras. Ele fará somente as coisas que lhes são dadas pelo Pai e o Filho. Ele vos anunciará as coisas que hão de vir. Isso, naturalmente, é feito no Novo Testamento, e de modo especial, em Apocalipse, onde o futuro é desvelado.

Sua obra principal é glorificar Cristo. Assim podemos pôr à prova todo ensino e toda pregação. Se tiver o efeito de magnificar o Salvador, então é do Espírito Santo. Ele há de receber do que é meu significa que ele receberá as grandes verdades concernentes a Cristo. São essas coisas que Ele revelará aos cristãos. O assunto nunca pode ser esgotado!

Por fim todos os atributos do Pai pertencem ao Filho também. É a respeito dessas perfeições que Cristo falava no versículo 14. O espírito desvelou aos apóstolos as perfeições gloriosas, os ministérios, os ofícios, as graças e a plenitude do Senhor Jesus. 

Paz e Bem

JESUS, A LUZ DO MUNDO


São João 9: 1-13(14-27)28-38 
O Santo Evangelho nos mostra que Jesus recupera a vista de um cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Cristo se ele rea cego por conta dos seus pecados ou dos seus pais. A resposta de Jesus foi que não ele não tava pagando pecados de seus antepassados e muito menos dele, ele estava cego para que a obra de Deus se manifestasse. Essa resposta de Jesus quebra totalmente a ideia do Neo-Pentecostalismo que diz que temos maldição hereditária e que se estamos doente é porque estamos em pecado.

Essa ideia é totalmente desfeita nas palavras de Jesus. Parece que os Neo-Pentecostais nunca leram á respeito desses texto. Pois não existe maldição hereditária, pois sendo assim, eu teria que pagar pecados do meu pai, de minha mãe, dos meus avós e ai por diante. Essa doutrina parece mais espiritismo do que Cristianismo Evangélico. Mas ai Jesus com a resposta que deu mostra aos discípulos que Deus faz do Jeito que quer com quem ele quer.

Esse milagre representa também que Jesus é a luz do mundo. Jesus pode nos curar da cegueira espiritual que vivemos quando estamos na nossa natureza decaída e corrupta, mas quando ele nos resgata para sermos seu essa cegueira é curada imediatamente.

Jesus poderia ter dito ao cego que ele ficasse curado imediatamente, mas não foi o que fez Jesus. Ele cuspiu na terra e fez lodo e passou nos olhos do cego mandando ele se lavar no tanque de Siloé. O Comentário Bíblico Popular de William MacDonald nos mostra o seguinte: Que não nos é dito que Jesus misturou terra e saliva e pôs nos olhos do cego. O mesmo comentário Bíblico mostra também que alguns tem sugerido que o homem não tinha os globos oculares e que o Senhor Jesus simplesmente os criou. Outros sugerem que, ao dar vista ao cego, o Senhor Jesus geralmente usava métodos menosprezados aos olhos do mundo. Ele usava coisas fracas e insignificantes na realização de seus propósitos. Ainda hoje, a fim de dar visão aos espiritualmente cegos, Deus usa homens e mulheres fitos do pó da terra.

O senhor ainda invocou a fé do homem cego mandando ele se lavar em um tanque que se chamava Siloé. Mesmo sendo cego o homem sabia a localização do tanque e era capaz de fazer tudo o que Jesus tinha mando ele fazer. Quando se lavou o cego voltou imediatamente a enxergar. Que grande milagre e que alegria esse homem estava sentindo. Poder ver novamente e todos ficaram admirados e outros não acreditavam nesse milagre quer é o caso dos fariseus.

Os fariseus e o povo perguntava como isso teria acontecido, ele respondeu que não sabia só sabia que um Homem chamado Jesus de Nazaré tinha colocado lama em seus olhos e tinha mando ele se lavar no tanque de Siloé. Depois os fariseus o acusaram de ser discípulo de Cristo.

Uma das partes importantes do diálogo entre o cego e os fariseus é quando os fariseus dizem que não sabem quem é Jesus , pois só conheciam a Moisés. O homem que era cego logo respondeu: Nisto é de estranhar que vós não saibais de onde ele é e contudo me abriu os olhos. O homem com essa resposta deu uma grande demonstração de fé e coragem e os fariseus notaram isso. Muitas vezes temos que demonstrar nossa fé hoje em dia diante de pessoas sem fé e nos envergonhamos. 

Quando o homem teve um encontro com Jesus perguntou quem era que tinha lhe curado para que cresse nele. Jesus se apresentou como a pessoa que o curou e o homem lhe adorou. Devemos fazer o mesmo quando Jesus nos cura de uma cegueira: primeiro temos que crer na cura, depois temos que dar testemunho diante dos homens e depois adora-lo. 

É assim que deve ser um verdadeiro cristão.

Paz e Bem


MARCHA COM QUEM?


Estamos na semana que antecede um evento dito evangélico em nossa cidade: A Marcha com Jesus. Devemos antes de mais nada ver um breve histórico de como surgiu esse evento. Vejamos abaixo:

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de "City March", foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.

Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da "marcha" aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas.

O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.

A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.

Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações.

Essa é uma breve história de como surgiu a Marcha para Jesus. Mas a que acontece em Caruaru mudou de "para Jesus" e foi chamada de "com Jesus" mas independentemente da mudança o formato é o mesmo.

Em Caruaru essa festa se tornou cabo eleitoral, tirando do centro Jesus e colocando no centro desse evento alguém que é candidato a um cargo eletivo em nossa cidade. Vejamos o seguinte: no ano de 2011 que não tinha eleição não houve o evento. Já no ano 2012 vai haver.

Nesse mesmo evento não se pode usar adesivos ou botons de outros candidatos, como já me relataram que foram pedidos para retirar os mesmos das blusas na Marcha de 2008 pois não era um adesivo da pessoa que realiza tal evento.

Meus amados não vejo problema nenhum em qualquer cidadão sendo ele evangélico ser candidato a vereador, prefeito, deputado, senador ou Presidente, mas se valer de algo que é supostamente feito para Jesus e fazer isso de carro eleitoral é no mínimo imoral.

Advirto as pessoas de minha denominação que me procuram perguntando se deveriam ir a esse evento e lhe respondo que não, pois lá Jesus serve de cabo eleitoral para alguém.

Por fim faço e respondo a pergunta que coloquei como título dessa postagem: "Marcha para quem?" a minha resposta é a seguinte: "Marcha para alguém que quer angariar votos." Acredito que para Jesus não há marcha.

Paz e Bem

NOVO MANDAMENTO


São João 13: 31-35

O Santo Evangelho nos trás um novo mandamento.
No versículo 31 nos é mostrado que logo que Judas saiu, Jesus começou a falar aos discípulos com mais liberdade e intimidade. A tensão terminou. Agora foi glorificado o Filho do Homem, ele disse. O Senhor antecipava a obra da redenção que ele havia de cumprir. Sua morte poderia parecer uma derrota, mas era o meio pelo qual os pecadores perdidos poderiam ser salvos.
Foi seguida pela sua ressurreição e ascensão  e Ele foi grandemente honrado em tudo. E Deus foi glorificado na obra do Salvador. Proclamou-o como um Deus santo, que não poderia ignorar o pecado, mas também um Deus amoroso, que não desejava a morte do pecador; proclamou como ele poderia ser um Deus justo, mesmo sendo capaz de justificar os pecadores. Cada atributo da divindade foi magnificado insuperavelmente no Calvário.

Se Deus foi glorificado nele, e foi, Deus o glorificará nele mesmo. Deus verá que apropriada honra é dada ao seu amado Filho e glorificá-lo-á imediatamente, sem demora; Deus Pai cumpriu essa predição do Senhor Jesus ressuscitando-o dentre os mortos e assentando-os à sua mão direita no céu. Deus não esperaria até o reino ser introduzido. Ele glorificaria seu Filho imediatamente.

No versículo 33 notamos que pela primeira vez o Senhor Jesus dirigiu-se aos discípulos como filhinhos – um termo carinhoso. E usou somente depois que Judas saiu. Ele somente estaria com eles por um pouco. Em seguida Ele morreria na cruz. Eles o procurariam, mas não poderiam segui-lo, porque Ele voltaria ao céu.
O Senhor falara a mesma coisa aos judeus, mas num sentido diferente. Para os discípulos, sua partida seria temporária pois voltaria outra vez para eles (cap. 14). Mas, para os judeus, sua partida seria definitivamente. Ele estava voltando ao céu, eles não poderiam segui-lo por causa da sua incredulidade.

Durante sua ausência, eles seriam governados pelo mandamento de amor. Esse mandamento não era novo, porque os Dez Mandamentos ensinaram o amor a Deus e ao próximo. Mas esse mandamento foi novo em outros sentidos. Foi novo porque o Espírito Santo capacitaria os cristãos a obedecer-lhe. Foi novo por ser superior ao antigo. O antigo dizia: "Amai o vosso próximo", mas o novo diz: "Amai vossos inimigos".

Já foi dito em verdade que a lei de amor aos outros agora é explicada com nova clareza, reforçada por novos motivos e obrigações, ilustrada por um novo exemplo e obediência de uma nova maneira.

Também era nova, como foi explicado no versículo 34, porque exigia um grau mais alto de amor. Assim como eu vos amei, que também ame uns aos outros.

Por fim a bandeira do discipulado cristão não é uma cruz posta ao redor do pescoço ou na lapela, ou algum tipo de roupa distintiva. Qualquer um poderia professar discipulado por esses meios. A marca verdadeira de um cristão é o amor para com seus irmãos em Cristo. Isso requer poder divino, e esse poder é dado somente aos que são habitados pelo Espírito.

Paz e Bem


O QUE É ORAÇÃO?


A oração é um contato sobrenatural com Deus. A oração é um instrumento que o homem pode tocar em Deus. A oração me faz sentir mais perto de Deus. A Bíblia tem muitas promessas de Deus e quando oramos elas se cumprem em nossas vidas.

O amor impele a orarmos por pessoas, pelos nossos parentes e etc. Abraão não queria que Sodoma fosse destruída por causa de Ló. Davi quando pecava caia de joelhos e se humilhava diante de Deus.
Como podemos ter um diálogo com Deus se não oramos? A Bíblia nos mostra o exemplo de Daniel que era homem de oração.
Devemos orar mesmo quando as circunstâncias sejam contrárias. Jesus orava muito. Ai me vem uma pergunta: Por que Jesus orava? Ele orava para que o homem Jesus tivesse suas forças renovadas, e também orava para nos dá o exemplo. São Paulo nos exorta a orar sem cessar. Toda Bíblia dá uma grande importância a oração.

2ª Crônicas 7:14 nos diz: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e se converter..." Existem 3 motivos de oração:

1° Motivo - Oração é para própria edificação. "Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor";

2° Motivo - As orações santificam as nossas vidas;

3° Motivo - Gozar de plena confiança em Deus.
Quando nós temos um amigo gostamos de agradar a esse amigo, então devemos ser amigos de Jesus. Ler a Bíblia e orar constantemente preenche a vida pois esta é uma forma de estarmos ligados com Deus.

Quando o cristão ora, algo acontece. Quer se ligar com Deus? Ore muito. Se temos uma vivido uma vida de fracassos e de lamentos é porque temos orado pouco, pois Deus não mudou.

Paz e Bem


JESUS É A RESSURREIÇ​ÃO E A VIDA


São João 11: (1-17)18-44

Meus irmãos e minhas irmãs o Santo Evangelho nos mostra um dos grandes momentos das histórias encontradas na Bíblia em todo Novo Testamento. A ressurreição de Lázaro mostra que Jesus é a ressurreição e vida. Essa ressurreição nos mostra também que quando cremos em Jesus ele nos ressucita espiritualmente e nos tira do sepulcro em que vivemos quando estamos longe dEle.
O fato de Lázaro está no sepulcro por quatro dias era uma prova adicional de que ele estava morto. Note como o Espírito Santo toma toda precaução para mostrar que a ressurreição de Lázaro era realmente um milagre. Lázaro deve ter morrido logo depois que os mensageiros partiram para procurar Jesus. Era um dia de viagem de Betânia para Betábara, onde estava Jesus. Depois de ouvir da enfermidade de Lázaro, Jesus ficou dois dias. Depois foi uma viagem de um dia para Betânia. Isso explica os quatro dias em que Lázaro estava no sepulcro.
Como foi notado previamente, Betânia estava cerca de 3, 2 quilômetros (quinze estádios) a leste de Jerusalém.
Muitas vezes quando estamos tristes por algum motivo achamos que Jesus demora a nos ajudar mas notemos que Jesus faz do jeito que ele quer e no momento que ele acha devido. Ele poderia ter dito uma única palavra como fez com a filha de um oficial romano, e Lázaro com certeza ressuscitaria. Mas Jesus quiz ir para mostrar ao povo que Ele era Filho de Deus e tinha poder na Terra.
Um dos pontos que nos chama atenção é o porque que Jesus chorou. Mas por que Ele chorou se sabia que poderia ressuscitar Lázaro? Jesus chora por conta dos pecados e da incredulidade dos seres humanos. Essa tristeza Ele também sente quando pecamos e cometemos atos que lhe desagradam. Mas se alegra quando pedimos perdão de todas as nossas falhas e nos arrependemos de coração.
Jesus vai até o túmulo de Lázaro e pede que os espectadores retirem a pedra que estava tampando a entrada do túmulo. Antes de realizar o milagre, Jesus agradeceu ao Pai por ter ouvido sua oração. Nenhuma oração do Senhor Jesus é relatada anteriormente nesse capítulo. Mas sem dúvida Ele teria falado com Pai continuamente durante esse período inteiro e orando para que o nome de Deus pudesse ser glorificado na ressurreição de Lázaro. Aqui Jesus agradece ao Pai em antecipação ao evento.
Jesus orou audivelmente para que a multidão pudesse crer que o Pai o enviara, que o Pai lhe falara o que deveria fazer e dizer, e que ele sempre agira em perfeita dependência de Deus Pai. Mais uma vez enfatiza-se a união essencial de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Esse é um dos poucos casos no Novo Testamento em que o Senhor Jesus é citado clamando em voz alta. Alguns tem sugerido que, se ele não tivesse mencionado Lázaro pelo nome, então todos os mortos nos túmulos teriam saído!
Como Lázaro saiu? Uns pensam que ele saiu do túmulo manquejando; outros pensam que ele saiu engatinhando; ainda outros apontam que o seu corpo teria sido firmemente envolvido numa mortalha e que seria impossível ele sair por conta própria. Sugerem que o seu corpo saiu do túmulo no ar até os pés tocarem os chãos na frente do Senhor Jesus. O fato é que seu rosto foi envolto num lenço é mencionado como mais uma prova de que ele estava morto. Ninguém poderia ter vivido por quatro dias com o rosto envolvido por tal pano. Mais uma vez o Senhor pediu a participação do povo ordenando-lhes que desatassem Lázaro e deixassem-no ir. Somente Cristo pode ressuscitar os mortos, mas ele nos dá a tarefa de remover pedras de tropeço e de desatar a mortalha do preconceito e da superstição.

Paz e Bem



A GRANDEZA É SERVIR 


São Marcos 10: 35-45

Meus irmãos e minhas irmãs a leitura do Santo Evangelho nos mostra que a grandeza é servir. Nos mostra que os primeiros serão os últimos, essa leitura nos exorta para que devemos servir a todos sem distinção de raça, nacionalidade, religião e sexo.
Após a comovente predição da morte de Cristo na cruz, São Tiago e São João aproximaram-se com um pedido que foi ao mesmo tempo nobre e fora de propósito. Foi nobre por quererem estar perto de Jesus, mas foi uma hora imprópria para procurar coisas maiores para si próprios. Eles revelaram fé que Jesus estabeleceria seu reino, mas, na verdade, deveriam estar pensando no seu iminente sofrimento. É isso que nos mostra os versículos 35-37.

Nos versículos 38-39 Jesus lhes faz duas perguntas: “Por acaso vocês podem beber do cálice que vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que vou ser batizado? Quando Jesus fez a pergunta a respeito do cálice que ia beber, ele estava se referindo ao seu sofrimento, quando pergunta se eles podem compartilhar de seu batismo, Cristo está se referindo a sua morte. Eles respondem: “Podemos”. Com essa resposta eles professam ser capazes de passar tudo o que Cristo estava para passar e Jesus responde que estavam certos. Sofreriam por causa de sua lealdade a ele e, ao menos, São Tiago seria martirizado como podemos constatar em Atos 12: 2: “E mandou matar à espada Tiago, irmão de João.”

No versículo 40, Jesus continuou a explicar que posições de honra no reino não eram conferidas ilegalmente. Seriam ganhas. É bom lembar que ingresso no reino é pela graça, pela fé, mas posição no reino será determinada pela fidelidade a Cristo.

Nos versículo 41-44 os outros dez discípulos indignaram-se por São Tiago e São João tentarem ultrapassá-los. Mas essa indignação revelou o fato deles terem o mesmo espírito. Isso serviu de ocasião para Jesus desse a mais bela e revolucionária lição a respeito da grandeza. Entre os incrédulos, os grandes homens são os que governam com poder ilegal, que são dominadores e tiranos, ou seja, os grandes homens são aqueles que abusam de sua autoridade. Mas no reino de Cristo é bem diferente, em seu reino a grandeza é marcada pelo serviço. Quem quiser ser o primeiro deveria torna-se servo de todos.

No versículo 45 mostra-nos que o Exemplo Supremo é o próprio Filho do Homem. Ele não veio para ser servido, mas para servir como ele mesmo disse e veio também para dar a sua vida em resgate por muitos como ele fez. Isso quebra a doutrina da predestinação mostrando que ele veio para muitos e não apenas para os escolhidos e eleitos. Pense nisso meus irmãos e minhas irmãs! Ele nasceu miraculosamente, ministrou através de sua forma de viver e deu a sua própria vida na sua morte vicária.

Por fim como já foi mencionado, o versículo 45 é o versículo chave de todo o Evangelho. É a teologia em miniatura, uma vinheta da maior Vida que o mundo há conheceu.

Paz e Bem


PRECISAMOS NASCER DE NOVO?


São João 3: 1-17

O Santo Evangelho nos mostra um diálogo importantíssimo: Jesus e Nicodemos. Esse diálogo consiste em um assunto que quase não se fala hoje dentro das igrejas evangélicas/protestantes espalhadas pelo Brasil: "O verdadeiro Novo Nascimento". Jesus mostra a Nicodemos que para alcançar o reino dos Céus é necessário nascer de novo, ou seja que era necessário Nicodemos se arrepender.

É justamente isso que falta hoje em dia, pois vemos nas nossas igrejas pessoas que vivem o seu estilo de evangelho sem nenhum compromisso com a Igreja e principalmente com o Deus da Igreja. Mais na verdade só tem compromisso com a noiva de Cristo quem realmente nasceu de novo, ou seja nasceu da água e do espírito.

Jesus nos diz em sua santa palavra que sem santificação não veremos a Deus. Essa santificação só é alcançada no momento em que nos arrependemos de nossos pecados e nos entregamos por inteiro ao Senhor de nossas vidas. Era justamente isso que estava faltando para Nicodemos: se arrepender de seus pecados e se dedicar a Deus Todo-Poderoso.

Temos que pedir a Deus que o nosso eu diminua e que Ele cresça em nossas vidas caso contrário não tivemos novo nascimento. Nossos costumes e manias também tem que se adequar a nossa nova vida. É inconcebível uma pessoa que nasceu de novo, que tem uma nova vida em Cristo assistir certos programas de televisão como Big Brother Brasil, Amor e Sexo e programas e novelas com conteúdos que fazem apologia ao sexo foras de casamento e a homossexualidade como algo normal. Pessoas com nova vida em Cristo nem pensam em assistir esses tipos de programas e novelas. Existe lógico muita coisa boa e de qualidade na TV programas educativos, desenhos e programas infantis de qualidade.

Temos que raciocinar e rever nossos conceitos, costumes e manias para que em oração possamos realmente pedir a Deus de coração para que Ele conceda tudo o que Ele achar que seja de bom proveito para nosso crescimento espiritual. Devemos nos abster de algumas coisas que tem desagradado a Deus em nossas vidas. Pecamos por pensamentos, palavras, obras e omissões e no bem que deixamos de fazer ao nosso próximo. Pecado faz parte da nossa natureza decaída e pecadora, mas não devemos sentir prazer no pecado pois somos povo eleito de Deus.

Para completar o Santo Evangelho, a Palavra de Deus nos mostra um versículo muito conhecido no meio evangélico e interpretado pela grande maioria erradamente. João 3: 16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer não pereça mais tenha vida eterna.

Alguns tem empregado essa frase para sugerir que a morte de Jesus fez expiação por todos os seres humanos, e baseiam essa concepção na ideia de que Deus ama a todos da mesma maneira e com a mesma intensidade. É verdade que no Novo Testamento ensina que a oferta do Evangelho é grátis para todos, pois todos são convidados a compartilhar de Cristo. No entanto, em outras passagens desse mesmo Evangelho, Jesus deixa claro que sua expiação foi limitada e não ilimitada, ou seja, que a sua espiação foi planejada somente para os eleitos (Jo 6: 37-40, 10: 14-18, 17: 9). Parece que Jesus usou o termo "mundo" para indicar que a sua obra salvadora não estava limitada aos judeus, mas se aplicava às pessoas em todo mundo (isto é, aos eleitos de todas as nações).

Vamos colocar em nosso coração o desejo de nascer de novo, vamos experimentar esse novo nascimento que Cristo oferece aos escolhidos por Deus Pai desde antes a fundação do mundo. Só com esse novo nascimento é que podemos saber se somos ou não povo eleito de Deus.

Paz e Bem


O Bom Pastor


Esse texto Bíblico que se encontra no Evangelho de São João no capítulo 10 nos mostra um verdadeiro modelo de pastor: Jesus Cristo. Essa parábola do Bom Pastor deve ser aplicada a toda igreja para que a mesma veja quem são seus pastores.
Já passei por uma igreja certa vez que o pastor não tinha cuidado nenhum com as ovelhas. Por ele as ovelhas eram nada mais nada menos que seu objeto de manipulação para engrandecimento espiritual. Certa vez em uma reunião perguntei se esse "pastor" visitava os membros que tinham se afastado da igreja e a resposta dele foi "não estou nem ai pra quem se afastou da igreja. Se ele quiser voltar que volte, a mesma onda que levou ele embora da igreja que traga".
A igreja de Cristo sofre muito por causa desses maus pastores. Pastores esses que nas horas da diversidades fogem e deixam a Igreja entregue aos lobos, e ai esses lobos vem e devoram as ovelhas abandonadas.
Mas também já tive exemplos de pastores em minha vida, pastores esses que me servem de exemplo para pastorear a Igreja com amor, afinco e fidelidade a Bíblia. Pecados, temos muitos somos pecadores como qualquer ser humano. Mas Deus nos elegeu desde antes a fundação do mundo para guiar suas ovelhas na Terra.
Pra mim ser pastor é um ofício gratificante e ao mesmo tempo difícil. Sempre a membresia nos coloca em um patamar de "santo" e por isso devemos ter o máximo de cuidado com o nosso jeito. Pastor é aquele que orienta, ama e ensina as suas ovelhas.
Nesse último Domingo (10/06) comemoramos o dia do Pastor. Esse dia que é lembrado sempre no segundo domingo de junho é uma data onde toda igreja dá os parabéns aquele servo que Cristo outorgou para pastorear seu rebanho.
Deixo aqui meus parabéns a todos os verdadeiros pastores, pessoas escolhidas por Deus para levar sua palavra pra todas as pessoas. Pessoas essas que dedicam sua vida a Deus e a Sua obra. Parabéns a todos os pastores, que Deus abençoe suas famílias e seus ministérios pastorais.
Que sigamos o exemplo de Cristo que foi, é e sempre será o "Bom Pastor". Que sejamos imitadores do nosso pastor supremo e que ele nos gue e nos oriente para que o sirvamos com corações sinceros.

Paz e Bem



A TRANSFIGUR​AÇÃO DE JESUS CRISTO


Meus irmãos e minhas irmãs vou expor hoje um pouco sobre a transfiguração de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Para esse momento tão especial e grandioso Jesus convida para subir a montanha com ele para orar: São Pedro, São Tiago e São João que eram apóstolos de Cristo. Mas ao invés de ficarem em oração junto com Jesus dormiram. Esses mesmos discípulos dormiram também no momento em que Jesus orava antes de ser preso como nos relata os Evangelhos de São Marcos 14: 33-42; São Mateus 26: 36-46; São Lucas 22: 39-46; São João 18:1

O Bispo Anglicano Cahrles Ryle (1816 – 1900) nos diz o seguinte em uma de suas obras intitulada de Expository Thoughts on Luke ( Reflexões Expositivas sobre Lucas) I: 320:

“Observe bem que os mesmos discípulos que dormiram aqui durante uma visão de glória também foram achados dormindo durante a agonia no Jardim do Getsêmani. Carne e sangue precisam ser mudados para poder entrar no céu. Nosso corpo, pobre não é capaz de vigiar com Cristo na sua hora de julgamento, nem ficar acordado junto dele na sua glorificação. Nossa constituição física deve ser grandemente modificada antes de desfrutar o céu.”

Depois de acordarem os discípulos viram a glória de Cristo. Numa tentativa de preservar o sagrado caráter da ocasião, São Pedro propôs edificar três tabernáculos ou tendas, um para honrar Jesus, outro para a honra de Moisés e outro para a honra de Elias. Mas a sua ideia jamais foi idólatra, pelo contrário a ideia de são Pedro era baseada em zelo sem conhecimento.

O Evangelho nos relata que a voz de Deus veio de uma nuvem que os envolveu, confirmando Jesus como seu filho amado, dizendo-lhes para o ouvirem. Essa mesma voz foi relatada nos Evangelhos de São Marcos e São Lucas no batismo de Cristo, ou seja, quando Jesus iniciava sua missão. Logo que a voz passou, Elias e Moisés tinham desaparecido. Somente Jesus estava de pé ali. Desse mesmo modo será no reino. Jesus terá a preeminência em tudo. Ele não repartirá a sua glória com ninguém.

Por fim os discípulos saíram com uma sensação de reverência tão profunda que não conversaram sobre o ocorrido com os outros discípulos.

Paz e Bem

Comentários