ESPECIAL ELEIÇÕES 2016 - Eduardo Guerra é o entrevistado de hoje no programa Ivo Sutter


O programa Ivo Sutter vai ao ar às 11 da manhã pela 105.9 NOVA FM. Depois publicaremos aqui no blog os destaques da entrevista.

PERFIL DO CANDIDATO

Eduardo Teixeira Guerra, 64 anos, casado há 43 anos, pai de 3 filhos e avô de oito netos, é advogado (UFPE) com MBA em administração de altos negócios (USP-BB). Sua vida sempre foi vinculada à luta política. Aos 12 anos saiu do país com o pai, exilado político. Viveu sua adolescência e juventude no México, na Colômbia e no Paraguai onde se graduou em Ciências e Letras, iniciou os estudos em matemática e economia e participou de protestos estudantis contra o governo ditatorial. Cursou engenharia civil em Honduras e no Equador.
Aos 23 anos foi vice-presidente executivo de uma empresa criada para financiar a resistência democrática à ditadura no Brasil. Aos 25 foi fundador, vice-presidente e presidente da Câmara de Comercio Equatoriano-Brasileira. De volta ao Brasil em , em 1982 participou ativamente da política estudantil universitária. Foi Patrono da turma de direito do ano de 1988 (Turma Centenário da Abolição). De lá para cá tem engrossado a luta por melhores condições de vida e justiça social.
Como empresário instalou a primeira empresa na ampliação do Distrito Industrial de Caruaru, e foi presidente da associação de Industrias do Modulo II. É Pós graduado em Politica e Estratégia pela Associação de Diplomados do Escola Superior de Guerra (1992). Foi Candidato a prefeito de Caruaru pelo PCdoB, em 2004, presidente do Diretório Estadual do Partido e membro do Diretório Estadual.
Em 2008 articulou a coligação Caruaru mais Forte Ainda, que apoiou a terceira eleição de José Queiroz como prefeito, elegendo dois vereadores do PCdoB.
Em 2009 assumiu a Diretoria de Ciência e Tecnologia, na Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia, afastou-se voluntariamente no primeiro semestre de 2011. Ao final de 2011 foi nomeado Secretário Executivo de Relações Institucionais, cargo que exerceu até abril de 2012, quando se desincompatibilizou para concorrer a um mandato na Câmara de Vereadores pelo PT. Vítima da “irresponsabilidade” de um advogado teve sua candidatura inviabilizada.
Durante sua passagem pela prefeitura propôs, articulou e desenvolveu diversas ações e projetos, tais como:
- instalação de laboratórios de informática em todas as escolas da cidade e em cerca de sessenta escolas do Campo,
- instalação do primeiro biodigestor caseiro na Zona Rural (Sitio Marimbondo) para produção de gás de cozinha, a partir de esterco de vaca, em parceria com a Caritas Diocesana,
- Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Caruaru, na qual se deu a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
- Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que pela primeira vez se realizou, também, em uma cidade interiorana.
- Etapa Municipal da 4ª Conferencia Estadual de Ciência e Tecnologia, como membro da organização Estadual, Etapas Estadual e Nacional.
- Projeto de Humanização para o Morro do Bom Jesus., Museu Popular de Ciência do Agreste.
- Projeto “Agricultura Costureira” de Sustentabilidade para a pequena propriedade rural.

Comentários