Cyelen Veloso - 25 coisas que aprendi em 25 anos

Esse mês vou completar 9.131 dias de vida. \õ/ Apesar de 2.5 ser uma idade tão nova, já aprendi coisas que vou levar para o resto da vida.
1 - Aprendi (de verdade) que tudo é uma fase e passa. Sejam boas ou ruins, as experiências que são vividas hoje farão parte da nossa história pra sempre. Daí aproveito cada dor e cada sorriso, sem me negar os sentimentos.
2 - Aprendi a fazer as pazes comigo mesma. É importante parar de nos culpar por coisas passadas, parar de exigir tanto, reconhecer as qualidades, se amar mais.
3 - Aprendi que na vida ninguém vai ter pena de nós. Então esse negócio de se fazer de vítima não faz sentido.
4 - Aprendi o quanto é importante amar. Me perdoem as “mulheres inamoráveis”, mas não existe nada mais prazeroso do que desmanchar o coração no abraço que alguém que ama.
5 - Aprendi que a vida deve ser seguida, independente do que aconteceu.
6 - Aprendi com o tempo que nossos pais não são heróis com super poderes. São humanos com seus medos e fantasmas. Passei a amá-los mais depois disso.
7 – Aprendi que apesar de tudo, de tudo mesmo, Deus está sempre comigo e quanto mais confio nEle, menos complicada se torna a vida.
8 – Aprendi, com muita dificuldade, a perdoar e depois disso passei a sentir a tal liberdade que todo mundo almeja.
9 - Aprendi a relaxar. Ansiedade é destrutiva e pode se tornar um vício. Troquei a ansiedade pela confiança no Criador. É o melhor tratamento anti-rugas que conheço.
10 - Aprendi a dizer: “eu te amo” antes que seja tarde demais.
11 - Aprendi com o tempo que sapatos não suprem necessidades emocionais, aliás, nem preciso de tantos sapatos assim.
12 - Aprendi que quem não busca auto-conhecimento dá espaço suficiente para os outros controlarem sua personalidade e suas escolhas.
13 - Aprendi a ser grata. Ah, como aprendi a ser grata! Só sabe o valor de um pão quem já esteve sem, o valor de um dia saudável quem já não tem saúde, o valor de uma música quem não pode mais ouvir.
14 – Aprendi o quanto é importante praticar exercícios físicos. A saúde física e mental agradecem.
15 – Aprendi que o mundo está cheio de caras legais e é preciso parar com a paranóia de encontrar a pessoa ideal e passar a ser a pessoa ideal.
16 – Aprendi a me comunicar melhor. Se estou com dúvida, pergunto. Se estou chateada, falo. Sejamos claros no que vamos falar.
17 – Aprendi que viajar é um dos melhores presentes que podemos dar a nós mesmos. É viciante a fascinante.
18 – E por falar nisso, aprendi também que quando aprendemos um novo idioma o mundo se abre todas as portas.
19 – Aprendi a dizer “não”. Aliás, o que aprendi mesmo foi a dizer “sim” para as coisas certas. Foi difícil, mas com uma dose de coragem, outra de autoestima comecei e até agora ninguém morreu porque neguei algo.
20 –Aprendi a me afastar de pessoas tóxicas. Elas estão em todo lugar: na família, no trabalho, até naquela amizade que você não assume que só te coloca pra baixo. É melhor se afastar antes que seja tarde.
21 – Aprendi a aproveitar as oportunidades sem sentir culpa. Com a consciência de que o sol nasce para todos, eu só construí um lugar à sombra.
22 – Aprendi que o mundo está cheio de opiniões diferentes e terei que conviver e respeitá-las. É bom começar aprendendo dentro de casa, com os pais.
23 – Aprendi a dividir o que tenho. Do pão ao conhecimento e acredite, nunca mais me faltou desde então.
24 – Aprendi que só percebe quando é uma grande conquista quem sabe comemorar pequenas vitórias.
25 – Aprendi a nunca mais viver um dia sem aproveita-lo para ser a melhor versão de mim mesma.

Comentários