Bomba! Bomba! O Espírito Santo está de aviso prévio!

Tempos atrás me encontrei com um pastor conhecido, numa sala de embarque. Após os tradicionais cumprimentos, surgiu a pergunta de sempre: e aí, como anda a vida? Tudo bem? Para minha surpresa, o pastor conhecido agora era um especialista em crescimento de igreja e viajava pelo Brasil prestando consultoria a respeito do tema.
Era só o início do que estava para acontecer. Desde então, tomo um susto a cada semana ao ouvir e ver a neura que tomou conta de pastores e líderes. Planos, estratégias, visões, ações de marketing, tudo em nome do crescimento numérico. Era para ser assim? Penso que não. Na Igreja Original, eles eram simplesmente Igreja "... e o Senhor acrescentava diariamente aqueles que iam sendo salvos .. "
Conversão continua sendo obra exclusiva do Espírito Santo. Nenhum plano, metodologia, estratégia ou esforço humano pode substituir a ação de Deus na vida das pessoas. Igreja não é "fábrica de fazer cristão". Não existe "linha de produção", com metas a serem batidas no final do ano. Aos poucos, a igreja está se transformando num difícil "campo missionário", com pessoas convencidas pela estratégia e não convertidas pelo Espírito.
Métodos de multiplicação, ao longo do tempo, acabam se tornando um fardo pesado demais para ser carregado por pessoas que desejam ser, simplesmente, seguidoras de Cristo e não "funcionários de uma fábrica de novos convertidos". Muitos acabam desigrejados, machucados, e até abusados espiritualmente, por não "produzirem" a contento.
Líderes e pastores são avaliados pelo cumprimento de uma tarefa que não lhes compete fazer. É obra do Espírito Santo. Coitado do pastor de igreja pequena numericamente! Ele acaba se complicando! Na ânsia de crescer ele adota o método ou segue a "franquia" daquela igreja que "deu certo".
Ao Espírito compete converter. A mim e a você compete dizer como Isaías: "... eis-me aqui, envia-me a mim ... " Caso contrário, aos poucos, vamos substituindo dependência por experiência; reunião de oração por reunião de planejamento estratégico; as 99 ovelhas se tornam mais importantes do que uma que se foi; para achar uma moeda perdida não valerá a pena varrer toda a casa; produtividade substituirá santidade; números serão mais importantes do que vidas; a máquina crescerá e exigirá mais energia, tempo e dinheiro até que a organização consuma o organismo e o Espírito Santo se torne dispensável.
"Evangelizar é compartilhar o Evangelho de Cristo, no poder do Espírito Santo, deixando os resultados com Deus."

Marcelo Gualberto
Dir. Executivo da MPC Brasil

Comentários