II ENCONTRÃO - Chegou o grande dia!!!

I Encontrão em 2014

Enaltecer a poesia por trás da música cristã. Este é um dos objetivos do II Encontrão Presentia, que acontece hoje, 21. O evento promete ser marcado por muitas surpresas, com a participação de componentes das bandas Luz e Sal, Nabhi, Gênesis, Desafio’s, Geração de Adoradores e Ágape, entre outros artistas. A Banda de Pífanos Zé do Estado participará do encontro, garantindo um diálogo com diversas linguagens artísticas e culturais. Recitais de poemas e outras performances também estão previstas para acontecer durante a programação, prevista para começar às 19h, na Comunidade da Graça, próximo à Prefeitura de Caruaru. A entrada é franca.
GRUPO ÁGUA VIVA - Milad

Assim como foi no ano passado, o Encontrão busca relembrar o legado de grupos musicais cristãos e incentivar a produção atual, tomando cuidado com relação ao conteúdo das composições. Um dos diferenciais do evento deste ano é o tribulo ao grupo Milad (Missão Louvor e Adoração), idealizado por Nelson Pinto Jr., o 'Nelsão'. Iniciado em 1985, o Milad contribuiu para a arte cristã, principalmente por causa da produção de músicas cristãs com características brasileiras, rompendo o tradicionalismo europeu que predominava no ambiente eclesiástico naquela época.

Teatro João Lyra - 2014
O grupo compunha canções que expressam um olhar cristão para questões sociais, por meio de músicas como 'Olhos no de Espelho', 'Pra Cima, Brasil', 'Coração de Garimpeiro', 'Dentro do Peito' (composta para caminhoneiros) e 'Esquinas Cruéis' – que aborda a temática da prostituição. Um dos coordenadores do Encontrão, Paulo Nailson, explica que o Milad é o grupo homenageado por ter sido “o principal formador de missionários nesta área musical”. Para se ter uma ideia, o cantor João Alexandre Silveira participava da primeira formação do Milad. Para Nailson, a qualidade das letras é outro fator preponderante na equipe musical. “O progressismo com relação aos ritmos alinhava-se à preocupação com a mensagem, mesclando teologia e poesia”, explica. Além de Nailson, Adiel Ferreira e Lindenberg Roseno constam na coordenação.

Ao ficar ciente do evento em Caruaru, o idealizador do ministério Milad, Nelson Pinto Jr., que atualmente mora nos Estados Unidos, mandou uma mensagem para os coordenadores do Encontrão.
Geração de Adoradores & Agape

“Vocês, como líderes e encorajadores do nosso querido Nordeste, usem todas as suas possibilidades pra inspirar nossos jovens, cheios de artes e carentes de oportunidades, a conseguirem reproduzir seus talentos”, incentivou o 'Nelsão'. O Milad se manteve até 2003, mas ainda hoje suas canções fazem parte do repertório de vários artistas.

Convém salientar que os grupos que integram o evento são aversos à nomenclatura 'gospel', por entenderem que normalmente ela é alinhada a interesses econômicos em detrimento do conteúdo da mensagem. Assim sendo, a proposta é reviver as expressões de vanguarda da música cristã que marcaram a história da cidade nas últimas décadas, trazendo uma reflexão sobre os rumos desse tipo de arte na Capital do Agreste.

Comentários