Cyelen Veloso - Para aqueles que cansaram da igreja

Se você cansou de estar na igreja e quer sair de lá porque acha que lá só tem gente falsa e não te acrescenta nada, me permita falar duas coisas:

Em primeiro lugar: você está certo.

Sim, a igreja é composta de pessoas que, na maioria das vezes, não vivem aquilo que fala.
Eu poderia citar vários e vários perfis de “irmãos” que ninguém quer conviver: falsos, hipócritas, interesseiros, fofoqueiros, mentirosos, arrogantes, espertinhos, santinhos demais, metidos... consegue identificar algum desses na sua igreja?

Sem falar nas doutrinas! Não pode isso, não pode aquilo... e a gente tem que simplesmente obedecer sem direito de questionar. E essas doutrinas tem tantos escândalos que dá vergonha das outras pessoas ficarem sabendo que somos também evangélicos.

Além de tudo, não é apenas na igreja que encontramos Deus, O Senhor está em todos os lugares: em sua casa, em um parque, no seu trabalho... então pra que se submeter a encontrar aquele povo chato só por conveniência se você pode entrar em seu quarto e ficar em sintonia com Deus? Sim, você está certo. Saia da igreja!


Mas em segundo lugar: você está errado.

Eu não conheço seu coração e nem os seus anseios, mas um palpite posso arriscar: você sente necessidade de crescer na graça e no conhecimento de Deus, você quer se tornar uma pessoa cada dia melhor.
A igreja é a sua escola. É muito fácil amar uma pessoa com quem convive indiretamente. É fácil perdoar alguém lá de fora, mas quando esse alguém é o seu irmão e você sabe que ele entende o certo e o errado é muito complicado, você não sabe perdoar seu irmão então prefere sair da igreja.

É difícil olhar aquela pessoa que “não merecia” o tal cargo ser homenageada porque pra você não é fácil perceber que precisa ser mais humilde para conquistar as coisas que Deus tem pra você. É difícil não ter inveja, então você foge para fora da igreja.
A perseguição do mundo é por que serve a Deus, então quando a barra fica pesada você se apega as promessas dEle quando disse: “seja fiel até a morte e te darei a coroa da vida” e segue em frente com força e coragem para vencer o inimigo, mas quando a perseguição é entre seus irmãos você não consegue chegar quebrantado diante de Deus e pedir ajuda por não saber o que fazer. É difícil não ter uma resposta, então você sai da igreja.

Lá fora você tem seu emprego e é bom naquilo que faz, mas dentro da igreja você tem um talento não muito reconhecido, você não sabe direcionar a glória somente a Deus, então é melhor abandonar a igreja.
Se tornar uma pessoa melhor significa passar pelo deserto e aprender com o seu Criador qual é a vontade perfeita e agradável dEle. A igreja é imperfeita, seu sei. Você é imperfeito, eu sei e você também sabe disso. Então por que não dar uma, duas ou mais chances do outro acertar assim como Deus faz contigo todos os dias?

Não saia da igreja por medo do fracasso ou por se sentir injustiçado, ali é uma escola para todos onde o Professor ensina com amor aos grandes e pequenos serem fiéis nas tarefas mais difíceis. Não se abandona a família e se Deus não te abandonou mesmo sendo tão falso (porque você sabe que é) então não abandone seu irmão, pelo mesmo pecado que comete todos os dias.

Sair da igreja pode ser certo ou errado, depende de como você ver e como quer viver as conseqüências disso.

Minha dica é: fique a aprenda!

Comentários