domingo, 7 de junho de 2015

Silas Malafaia é gay ou apenas um completo oportunista?


Com esta pergunta o jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, apresenta um estudo onde, segundo ele "ajuda a entender o ódio e o medo que Malafaia e seus compadres sentem dos homossexuais".

O jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo apresentou um estudo sobre homofobia publicado em 2012 que aponta que, de um grupo que se declarou "altamente hétero", surgiu uma subseção de cerca de 20% que indicaram uma atração pelo mesmo sexo; esse pessoal era "significativamente mais propenso a favorecer as políticas anti-gays".

Após a divulgação do vídeo onde o pastor Silas Malafaia pede para que seus seguidores não comprem produtos de O Boticário por causa de uma campanha publicitária do Dia dos Namorados onde a fabricante de perfumes apresenta dois casais gays, vários sites e blogs o criticaram pelo seu posicionamento considerado homofóbico.

A crítica mais forte de todas, no entanto, foi a do jornalista Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo. Segundo ele, um estudo sobre homofobia, publicado em 2012 no respeitado Journal of Personality and Social Psychology — publicação especializada mensal que circula desde 1965 — ajuda a entender o que ele chama de "o ódio e o medo que Silas Malafaia e seus compadres sentem".

Segundo Nogueira, 784 universitários dos EUA e da Alemanha foram convidados para participar do estudo que teria mostrado que entre o grupo que se disse “altamente hétero”, surgiu uma subseção de cerca de 20% deles que indicaram uma atração pelo mesmo sexo.

Esses 20% seriam “significativamente mais propenso ​​a favorecer as políticas anti-gays e a atribuir punições mais severas para autores de pequenos crimes se o autor fosse presumivelmente homossexual”.

Para Nogueira, "o caso de Malafaia embute ainda a possibilidade de o pastor ser apenas um completo idiota oportunista".

Leia abaixo a íntegra do texto do jornalista Kiko Nogueira:

Malafaia é gay? Um estudo sobre homofobia diz que essa é uma possibilidade. Por Kiko Nogueira

A nova incursão de Silas Malafaia no terreno da picaretagem evangélica é um vídeo detonando um comercial do Boticário em que aparecem casais gays.

“Sou contra e estou aqui pra dizer que a família é milenar, homem, mulher e sua prole. Tenho o direito de preservar macho e fêmea porque essa é a história da civilização humana”, avisa.

Sugere um boicote por fazer parte de uma “maioria”, acusa a propaganda de ser uma tentativa de “querer ensinar a crianças e jovens o homossexualismo”. Etc etc.

O que incomoda tanto o homem? O que lhe dói tanto?

O comportamento obsessivo e histérico do maior pé frio na história recente da política brasileira pode ser explicado pela ciência. Um estudo sobre homofobia, publicado em 2012 no respeitado Journal of Personality and Social Psychology — publicação especializada mensal que circula desde 1965 — ajuda a entender o ódio e o medo que ele e seus compadres sentem.

Durante meses, 784 universitários dos EUA e da Alemanha foram convidados, primeiro, a avaliar sua orientação sexual de 1 (altamente gay) a 10 (muito hétero).

Na sequencia, se submeteram a um teste. Imagens e palavras associadas à sexualidade lhes foram mostradas. Eles foram então instados a classificá-las de acordo com a categoria apropriada (gay ou hétero) o mais rapidamente possível.

Houve um elemento crítico adicional, como explicou o professor Richard Ryan, idealizador da coisa: “Antes de cada palavra e imagem, a palavra ‘eu’ ou ‘outro’ aparecia na tela do computador por 35 milésimos de segundo — tempo suficiente para os estudantes processarem subliminarmente o dado, mas curto o suficiente para que eles não pudessem vê-lo conscientemente”, escreveu num artigo no New York Times. 

“A teoria, conhecida como associação semântica, é que quando ‘eu’ precede palavras ou imagens que refletem sua orientação sexual (por exemplo, imagens heterossexuais para um heterossexual), você as classifica na categoria correta mais velozmente do que quando ‘eu’ vem antes de palavras ou imagens que são incongruentes com a orientação sexual (por exemplo, imagens homossexuais para um heterossexual). Essa técnica distingue de forma confiável indivíduos que se identificam como heterossexuais dos que se definem como gays, lésbicas ou bissexuais.”

Entre o grupo que se disse “altamente hétero”, surgiu uma subseção de cerca de 20% deles que indicaram uma atração pelo mesmo sexo. Esse mesmo pessoal era “significativamente mais propenso ​​a favorecer as políticas anti-gays e a atribuir punições mais severas para autores de pequenos crimes se o autor fosse presumivelmente homossexual”.

Para o doutor Ryan, “nem todos aqueles que fazem campanha contra gays e lésbicas sentem desejo por pessoas do mesmo sexo. Mas ao menos parte deles estão lutando contra si mesmos, tendo sido eles mesmo vítimas de opressão e incompreensão”.

O caso de Malafaia embute ainda a possibilidade de o pastor ser apenas um completo idiota oportunista. Mas isso é óbvio, não necessita de prova científica — e não explica, sozinho, esse grau de indigência mental.

Malafaia e O Boticário

O jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, publicou em seu blog no site da revista, que "o tiro de Silas Malafaia contra o Boticário, pelo que indicam as redes sociais, saiu pela culatra."

Segundo Lauro Jardim, o vídeo da perfumaria, em que casais hétero e homossexuais comemoram o Dia dos Namorados, já estava com mais de 1,9 milhão de visualizações, 247.317 curtidas e teve 161.768 desaprovações, de acordo com a Bites Consultoria.

No Twitter O Boticário teve 60.542 menções, contra 5.905 de Malafaia.

Em número de impressões, ou seja, no número de vezes em que os usuários foram expostos a postagens sobre estes temas, o Boticário 180 milhões contra 17 milhões de Malafaia.

Silas Malafaia entrou em contato com Lauro Jardim para dizer que “não perdeu porque não vende nada”. Argumentou ainda que o fato do vídeo ter tido 1,9 milhão de visualizações não indica que todos gostaram.

Fonte: Diário do Centro do Mundo e Veja.com


folhagospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...