Snoopy e o Evangelho

Há muito que se fala sobre temas evangélicos nas histórias de Charles Schulz sobre a turma do cão Snoopy, Charlie Brown e seus amigos. Nesta tirinha Lino Van Pelt discute teologia do pacto com sua irmã Lucy. Seria o nome da família Van Pelt uma alusão à confissão reformada quanto à doutrina dos pactos?
Os irmãos Van Pelt discutem teologia do pacto (Charles Schulz)
Lucy: Puxa! Toda essa chuva… e se o mundo todo ficar inundado?
Lino: A chuva nunca vai chegar nesse ponto. Em Gênesis 9 Deus prometeu a Noé que isso jamais aconteceria, e o selo da promessa foi o arco-íris.
Lucy: Você acaba de tirar um fardo da minha mente…
Lino: Teologia boa faz isso.

por Lucas G. Freire
Lucy está ansiosa a respeito dos efeitos negativos e prejudiciais da natureza. Sabemos que a natureza caiu juntamente com o seu mordomo Adão. Sabemos também que o dilúvio foi enviado por Deus como juízo sobre a raça humana, que também caiu em seu representante Adão.
Lino, ao mencionar Gênesis 9, lembra que Noé foi poupado desse juízo, e que Deus fez este pacto com ele, selando o mesmo com o símbolo do arco-íris. A promessa de que a terra haveria de ser poupada de outros dilúvios serve para nós, e por isso podemos ficar tranquilos quanto a essa chuva, por mais forte que seja.
Essa promessa da vida terrena, que alcança a todos, sejam eles o povo eleito de Deus (a igreja) ou não, é um lembrete de uma promessa ainda maior, esta sim exclusiva: a saber, de que os eleitos serão poupados do juízo espiritual vindouro no segundo Adão, o Cristo, que haveria de morrer pela igreja.
Esta outra promessa, selada ao povo da aliança mais tarde com a “chuva” do batismo e com a comunhão da Ceia, traz graça ainda maior, mas discrimina entre os salvos, arrependidos do pecado, que creem no evangelho, na pessoa e obra do Senhor Jesus, e os condenados. De que lado você está? “Arrependa-se! Creia!” é o que a palavra diz e o que esses sacramentos mostram aos de fora do povo da aliança.
Lucy pode tirar o fardo da mente quanto ao dilúvio. Porém, o peso da consciência que acusa do pecado, da necessidade de arrependimento e da busca pelo perdão divino só pode ser tirado em resposta à ordem de Deus: arrepender e crer. Seguir a Cristo, pois seu fardo é leve, seu jugo é suave.
Tirar o fardo – Arrependimento e fé no evangelho faz isso. Cristo faz isso. A promessa, já selada, que Ele faz aos que verdadeiramente creem é: “de maneira alguma os lançarei fora”.

http://publicacoescristas.blogspot.com.br/

Comentários