X Fórum de Ciências Bíblicas abordará A Bíblia e a Família

Programado para os dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia, de Barueri, em São Paulo, evento debaterá as relações familiares, propondo uma reflexão sobre os desafios da sociedade contemporânea.

Com o tema A Bíblia e a Família, acontece, nos dias 7 e 8 de agosto, a décima edição do Fórum de Ciências Bíblicas, no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia, em São Paulo. Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB, o evento reunirá palestrantes de renome internacional, que estimularão a reflexão sobre vários aspectos das relações entre pais e filhos, a partir de ensinamentos das Sagradas Escrituras.
O coordenador do evento e secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert destaca a relevância e atualidade do tema: "Este é um tema muito presente nos meios de comunicação. Trouxemos especialistas para falar sobre a questão da família e seus desafios na sociedade contemporânea, a partir de vários aspectos, sempre tendo a Bíblia como a base fundamental para essa reflexão", explica Seibert.
O Fórum também terá a participação dos consultores de tradução nas Américas das Sociedades Bíblicas Unidas que atualizarão os participantes sobre os avanços da tradução bíblica nesta região.
Apoiado pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), o X Fórum de Ciências Bíblias é aberto a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, assim como outros estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral. A inscrição este ano é gratuita, mas a sugestão é que o participante faça uma oferta de R$ 25,00 ou mais para os programas bíblicos de impacto social da SBB que atendem a diferentes segmentos da população como pessoas com deficiência, famílias em situação de vulnerabilidade social, estudantes, vítimas de calamidade, ribeirinhos da Amazônia e enfermos hospitalizados, entre outros.
Mais informações e inscrições pelo site www.sbb.org.br/forum, telefone (11) 3475-5827 ou e-mailwebmaster@sbb.org.br.
Confira a programação:
7 de agosto
14h30
COMO A BÍBLIA PODE AJUDAR A TRATAR DOS PROBLEMAS DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA:Apresentação das soluções práticas que a Bíblia Sagrada oferece para os problemas da família na atualidade.
Jaime Kemp: Doutor em Ministério da Família, o norte-americano Jaime Kemp está no Brasil desde 1967 e, junto com sua esposa, Judith, fundou a missão Vencedores por Cristo e a Associação Lar Cristão. É autor de mais de 50 títulos, entre eles, as notas e estudos da Bíblia de Estudo da Família e Bíblia Caminho, ambas publicadas pela SBB.
16h30
DESAFIOS DA FAMÍLIA PÓS-MODERNA – COMO A BÍBLIA PODE AJUDAR?
Destaque para as profundas transformações que os novos princípios têm produzido na vida familiar, como individualismo, egocentrismo, competição e consumismo. A partir disso, serão apresentadas formas de compreender que a família não está num processo de dissolução, mas de transformação e de grande desafio para o cristão.

Adriel Souza Maia: Bispo emérito da Igreja Metodista, é bacharel em Teologia e Pedagogia com habilitação na área de Administração e Supervisão Escolar, além de Filosofia e Pós-Graduação em Administração. Atualmente dedica seus estudos à área pastoral.
18h00
LANÇAMENTOS DA SBB: Sob a coordenação de Paulo Teixeira, secretário de Tradução e Publicações da SBB, e Vilson Scholz, consultor de Tradução da SBB, serão apresentados os principais lançamentos de 2014 da SBB na área acadêmica.
Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraicas.
Vilson Scholz: Pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. É professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS), tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).

20h00
DEFINIÇÃO BÍBLICA DE FAMÍLIA: Apresentação da perspectiva bíblica a respeito da família como projeto de Deus, abordando pilares como o casamento, o nascimento dos filhos, a fase adulta dos filhos e a chegada dos netos.
Hernandes Dias Lopes: Pastor presbiteriano, conferencista e escritor, é bacharel em Teologia e doutor em Ministério. Autor de mais de 100 livros, preside a Comissão Nacional de Evangelização da Igreja Presbiteriana do Brasil e é diretor executivo do ministério Luz para o Caminho.
8 de agosto
14h45
A TRADUÇÃO DA BÍBLIA NAS AMÉRICAS E NO MUNDO: Serão apresentados os esforços que têm sido realizados pela obra bíblica nas Américas e em âmbito nacional.
Equipe de Tradutores das Sociedades Bíblicas Unidas
16h30
O DIVÓRCIO À LUZ DA BÍBLIA: Apresentação de um estudo crítico sobre o tema à luz das Escrituras Sagradas. Como o divórcio aparece na Lei de Moisés? Como o Senhor Jesus tratou o assunto? O que diz o apóstolo Paulo? A partir da compreensão desses três discursos, o palestrante lançará a base para a Igreja administrar o divórcio com serenidade e mostrar que a Bíblia não deixou a sua Igreja sem resposta.
Esequias Soares: É graduado em Letras e mestre em Ciências da Religião. Além de apologista com expressão nacional e internacional, é professor de Grego e Hebraico, escritor, conferencista e comentarista.
18h00
PROGRAMA A BÍBLIA PARA FORTALECER A FAMÍLIA: Apresentação do programa A Bíblia para Fortalecer a Família, desenvolvido pela SBB com o objetivo de utilizar literatura bíblica como instrumento de trabalho em ações que visam o fortalecimento dos vínculos familiares, especialmente as de comunidades carentes, presídios e hospitais, além de vítimas de calamidades.
Erní Seibert: Doutor em Ciências da Religião, mestre em Teologia e com MBA em Marketing de Serviços, é autor de quatro livros. É secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil e diretor do Museu da Bíblia de São Paulo e do Centro Cultural da Bíblia no Rio de Janeiro.
20h00
PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS: Destaque para os princípios das Sagradas Escrituras desde a criação do mundo, quando Deus estabeleceu os princípios básicos para a família, como esta família se expressou através dos tempos bíblicos, principalmente no relacionamento entre pais e filhos, até o Novo Testamento, especialmente, o ensinamento de Jesus.
Rudi Zimmer: Doutor em Teologia, é pastor, e licenciado em Letras. Com MBA em Gestão Empresarial, é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, além de presidir a Diretoria Mundial das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU).
X Fórum de Ciências Bíblicas – A Bíblia e a Família
Data: 7 e 8 de agosto de 2014
Horário: Das 14h30 às 22h00
Público-alvo: Professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, lideranças religiosas, estudiosos da Bíblia e cristãos em geral
Local: Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri (SP)
Inscrição: Gratuita – A SBB sugere que o participante faça uma oferta de R$ 25,00 ou mais, que será destinada a seus programas bíblicos de impacto social.
Informações: (11) 3474-5827 ou www.sbb.org.br/forum

Comentários