Igreja quer dar ‘bom exemplo’ promovendo campanha de doação de sangue




Na contramão das polêmicas eleitoreiras dos arraiais gospel no Brasil, há iniciativas promovidas por igrejas cristãs que têm como foco a implementação de uma cultura de solidariedade. Exemplo disso é o Projeto Vida por Vidas, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), cujo objetivo é incentivar a prática de doação de sangue.
 
Em Caruaru-PE, o aniversário de 105 anos do ministério de Jovens Adventistas será comemorado com uma vasta programação, que inclui a execução da terceira etapa do Projeto Vida por Vidas. Dessa vez, os próprios membros da igreja serão desafiados a doar sangue. “A ideia é termos um banco de doadores adventistas, sendo que toda a população está convidada a participar”, conclama o coordenador de Jovens da IASD, Alex Oliveira. Ele complementa que os membros da denominação receberam convites especiais e foram cadastrados para realizarem a doação, no ato que acontecerá nesse sábado 29, das 8h às 16h, em frente ao prédio do Colégio Adventista de Caruaru. O projeto ocorre em parceria com o Instituto de Hematolgia do Nordeste (Ihene), que disponibiliza um ônibus para captação do sangue.
O coordenador opina que a execução de projetos dessa natureza aponta o Reino de Deus entre os homens. “Jesus, ao morrer, deu todo seu sangue por nós. E nós temos a oportunidade de doarmos um pouco de nosso sangue, com o qual vidas poderão ser salvas. Essa é uma excelente oportunidade de demonstrar amor pelo próximo”, define. Ele acredita que a Igreja serve como um ‘bom exemplo’ a ser seguido. “Dessa forma, esperamos que outras organizações, e a sociedade como um todo tomem consciência da importância da doação”, diz. Ele complementa que, diferentemente de outros lugares, nos quais o Projeto Vida por Vidas ocorre somente uma vez por ano, em Caruaru há três etapas anuais, com o intuito de alcançar o maior número possível de pessoas.
 
Os participantes da comunidade religiosa aplaudem a proposta. A estudante Mayara Ferreira tem 17 anos e congrega desde os 2, afirma que se sente honrada em participar de uma instituição religiosa que apresenta uma agenda com foco holístico no ser humano. “Nós, como cristãos Adventistas, realizamos essa campanha de solidariedade para com o nosso próximo. Sabemos que a doença é algo que provoca tristeza em muitas famílias, mas o sangue doado pode ser de grande ajuda, e o corpo do doador repõe a quantidade que foi retirada. Portanto, não há porque não doar”, comenta.
Entretanto, vale lembrar que, para doar, o interessado tem que estar bem alimentado, gozando de boa saúde e deverá apresentar um documento de identificação com foto.
O Projeto Vida por Vidas foi reconhecido internacionalmente, como“campanha destaque que incentiva a doação de sangue”, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), agência fundada em 7 de abril de 1948, especializada em saúde, e subordinada à Organização das Nações Unidas.
Essa ação faz parte do ‘Congresso da Primavera 2012’, que reunirá cerca de 500 jovens caruaruenses, membros do grupo religioso. Na realidade, o congresso inicia na sexta 28, a partir das 19h30, no interior do Colégio Adventista. Além do ato público, o evento contará com atividades internas, como apresentações teatrais e oficinas. Os grupos Expressão Soul e Expressão e Louvor serão responsáveis pela parte musical do evento, que também terá o pastor André Lima (líder de JA do interior de Pernambuco) como um dos palestrantes.

Jénerson Alves



Comentários