Caio Fábio “AMOR: O MELHOR CAMINHO” – 4

O melhor discurso é apenas barulho.

Paulo diz que o importante não é dizer, é fazer, é ser, é amar. Os feitos poderosos sem amor, podem fazer muito pelos outros, mas não fazem nada por nós mesmos, é o que diz o verso 2.

Você pode ter a capacidade de profetizar, de dizer: "Assim diz o Senhor...", de falar uma palavra de Deus, mas se não tiver amor ele diz que você é vazio, não é absolutamente nada. Pode ter conhecimento, uma mente agigantada, pode ser um enciclopédico, biblicamente falando, pode saber de tudo e de todos. Sem amor você é o éter, você é oco, prá Deus você não tem conteúdo. Pode ter fé prodigiosa de tanta substância, que seja mais poderosado que as montanhas. Pode até dizer aos montes: - Sai daqui, vai prá acolá! Eles podem até obedecer à você. Mas sem amor, Deus olha prá você e diz:
- A substância da sua fé para mim é um vazio.

Ela tem poder para renovar montes, mas aos meus olhos eu nem o enxergo. Sem amor tudo é vácuo, énada, não vejo nada em ti. Olhem queridos, ele diz que os atos de misericórdia, de dedicação, sem amor, são consumidos sem benefício para nós, tanto quanto nós demos, diz o verso 3. Ainda que você dê pão aos pobres, ainda que venda todo o seu patrimônio (e a idéia no grego é que alguém se desfez do seu dinheiro e agora comprou comida e se transformou numa espécie de Madre Terezade Calcutá na esquina da vida) e saia dando pão prá todo mundo; pão, pão, pão.

Até que você mesmo ficou pobre, deu tanto que empobreceu. Mas se não tiver amor, como ele diz: Nada disso aproveitará. Assim como gastou seu dinheiro, terá gastos em vão porque sem amor não fica nada. Sem amor você empobreceu espiritualmente tanto quanto empobreceu economicamente. Ter a fidelidade de Sadraque, Mesaque e Abedenego, sem amor, não adianta nada. Dar o Próprio corpo para ser queimado, ser fiel como eles foram, ter a ortodoxia, pragmatismo, não arredarem o pé das posições das melhores doutrinas, sem amor não fica nada. O fogo que queimará o seu corpo é com certeza também, o fogo que diante de Deus, lamberá, tudo e não deixará nenhum resíduo do que você faz. Porque só o amor sobrevive ao fogo, só o amor é indestrutível.

Depois de tirar da mente dos Coríntios aquela idéia e aquele frenesi de dons, e dizer o que fica, o que perdura, o que vale para Deus, o que autentica os carismas e o amor, Paulo então vem e descreve o que é o amor.

Contam que foi pedido a Rui Barbosa para que escrevesse um texto sobre o amor e ele disse: "O que é o amor? - Depois que Paulo escreveu 1Coríntios 13, não creio que ninguém tenha a coragem de escrever outra coisa e acrescentar o que ali está escrito e dito."

Caio Fábio
Livro AMOR: O MELHOR CAMINHO
(continua amanhã)

Comentários