Caio Fábio “AMOR: O MELHOR CAMINHO” – 2

A palavra que aparece, que sobeja, que Paulo esbanja, que o Espírito Santo usa e, no sentimento mais reverente do termo, abusa neste texto é apalavra Ágape, a palavra amor. Palavra esta, que os cristãos se apossaram; palavra que antes de Jesus Cristo ter vindo a este mundo, antes do Espírito Santo ter derramado-se como aconteceu sobre o povo de Deus, não tinha no grego clássico e técnico, a conotação que os cristãos com suas vidas emprestaram; imprimiram e imputaram a esta palavra. Ágape não era a forma mais extraordinária de sentir-se, de se amar. No mundo grego era uma das formas de se falar em amor. Mas agora os cristãos que foram possuídos por algo tão sublime, tão divino, resolveram transformar aquela palavra que soava como outras, numa palavra com um peso diferente; com conotação diferente, com sentido diferente, com conteúdo estranho e diferente, desconhecido para o mundo grego e paratodo o resto. Dessa forma, a palavra Ágape passou a ser termo para definir, para descrever dois tipos de lições tremendas.

Em primeiro lugar, trazia uma nova idéia. Antes, amor era um sentimento por alguma pessoa, pela melhor das pessoas. Quanto melhor, quanto mais elevada, quanto mais querida fosse aquela pessoa em relação às mesquinhez da própria vida, mais digna de amor seria. Mas agora introduz-se no cenário do sentir uma outra idéia, um outro conceito, estranho ao primeiro citado. Amor não é aquilo que se destina aos melhores.

Amor não cresce namedida em que cresce o objeto amado. Ao contrário, quanto maior é o amor, tanto menor é o objeto ao qual ele se dirige. Maior é o amor quanto mais destituídas de virtudes são as pessoas as quais ele se direciona. Maior é o amor, se consegue ser amor para párias, ser amor para asprostitutas, se consegue amar os não amados, se consegue querer os não queridos, se consegue viver com pessoas impossíveis de se conviver.
Jesus, vem o Espírito Santo, vem a Igreja e transforma o sentido desta palavra. Emprestou-lhe uma nova idéia e fez da cruz de Jesus a afirmação maior deste amor. Da cruz onde Deus ama aqueles que os homens não amam, onde Deus ama os que não se amam a si mesmo, onde Deus ama os que não merecem amor, onde o amor de Deus é Ágape.

Caio Fábio
Livro AMOR: O MELHOR CAMINHO
(Continua amanhã)

Comentários