Cresce o número de evangélicos. E daí?

Na última sexta-feira, dia 29 de junho, uma notícia esteve presente em vários meios de comunicação: o crescimento do número de evangélicos no Brasil, anunciado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), como resultado das pesquisas do Censo 2010.  A pesquisa apontou um crescimento aproximado de 61,5 por cento em dez anos (2000 – 2010).

Segundo a pesquisa, entre os anos de 2000 a 2010, o total de evangélicos no Brasil cresceu de 26,2 milhões para 42,3 milhões em 2010. A percentual de evangélicos em relação à população do país avançou de 15,5, para 22,2 por cento. Em 1991, nós representávamos apenas 9 por cento da população. Pelos critérios da pesquisa, nós fomos reunidos em: religiosos de missão, pentecostais e outras correntes não determinadas. Destes, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados.
Outros dados que chamam a atenção na pesquisa são: 1- em 30 anos os evangélicos cresceram de 6,6 para 22,2 por cento da população brasileira. 2- Cresceu também, entre os anos de 2000 a 2010, o número de praticantes do espiritismo. 3- Cresceu o número dos que se declararam sem igreja. Estes dois últimos cresceram menos do que na última década, segundo a pesquisa do IBGE, mas ainda cresceram.
Em nosso Estado, o número de evangélicos também cresceu.
Somos o estado como maior percentual entre os estados nordestinos.
Em 10 anos, o percentual de evangélicos passou de 13,5% para 20,3%. Somos cerca de 1.788.973 (Um milhão, setecentos e oitenta e oito mil, novecentas e setenta e três pessoas). Entre as denominações evangélicas, a Assembleia de Deus é a maior do Estado.
E quanto a nossa cidade – Caruaru.
Segundo o Censo 2010 do IBGE, a população de Caruaru está estimada em 314.912 habitantes (trezentos e quatorze mil e novecentas e doze pessoas).
Se levarmos em consideração os percentuais do Brasil e de Pernambuco, poderíamos fazer uma estimativa da quantidade de evangélicos em Caruaru. Se 22,2 por cento da população de nossa cidade for evangélica, teríamos cerca de 70.000 (setenta mil evangélicos).
Se considerarmos o percentual de Pernambuco, seríamos cerca de 63.000 (sessenta e três mil). Em termos comparativos, a população evangélica de Caruaru daria para encher, aproximadamente três vezes e meia o campo do Central, que tem hoje sua capacidade estimada, em números arredondados, de 19.500 (dezenove mil e quinhentas pessoas).
De fato, crescemos e ainda há muito para crescer. Mas, a pergunta que precisamos analisar é a seguinte: o que poderá ocorrer, em termos de mudanças práticas, não apenas pessoais, no âmbito espiritual, mas no âmbito da sociedade, com o crescimento do número de evangélicos no Brasil, em Pernambuco e em Caruaru?

Creio que precisamos pensar no tema, a partir de uma abordagem voltada para os efeitos concretos que o tema pode suscitar.

Rev. Flávio Marcus da Silva Souza.
Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Comentários

  1. o que poderá ocorrer, em termos de mudanças práticas, não apenas pessoais, no âmbito espiritual, mas no âmbito da sociedade, com o crescimento do número de evangélicos no Brasil, em Pernambuco e em Caruaru?

    Para muitos evangélicos, o resultado deste censo onde aparecem esses dados de crescimento alarmante dos evangélicos seja motivo de comemoração. Mas, para mim, isto gera mais preocupação do que conforto. Digo isto por causa dos seguintes motivos:

    1 - O nível de comprometimento com Deus e com a sua palavra de boa parte das pessoas que se dizem evangélicas, surgidas nos últimos anos tem demonstrado na prática que é um nível muito distante do que a Palavra de Deus exige para aqueles que se dizem seguidores de Jesus.

    2 - A história da religião tem mostrado que, onde o cristianismo se tornou maioria, com raríssimas exceções, a qualidade de vida espiritual e social da igreja degenerou.

    3 - Os crentes sempre deram testemunho de fidelidade a Deus quando minoria, quando perseguidos, quando vigiados pela sociedade.

    4 - Estes números da estatística não revelam quem são os verdadeiros evangélicos e quem são aqueles que deixaram a igreja católica ou outras crenças e passaram a simpatizar ou frequentar alguma igreja que é evangélica ou que se diz evangélica, mas não passaram pela experiência da conversão.

    5 - Boa parte desses que declararam no censo que são evangélicos são pessoas não nascidas de novo e fazem parte de igrejas bastante questionáveis se comparadas com a bíblia, em suas doutrinas e práticas.

    6 - Politicamente falando, um número tão grande de "evangélicos" poderá eleger representantes nos mais diversos cargos políticos. Isto é um grande perigo visto que a vida e as decisões de muitos que se dizem evangélicos e que chegaram a ocupar cargos não agiram como cristãos autênticos.

    7 - Os evangélicos sempre acusaram os católicos no poder de não conseguir efetuar mudanças sociais no país ao longo de séculos de domínio e influência católica no poder, mas, o que se pode esperar de evangélicos no poder, se levarmos em conta a vida de diversos que têm chegado ao poder?

    8 - Atualmente, diversas igrejas que se encontram super lotadas revelam que as pessoas que as frequentam estão em busca de soluções para seus problemas e não porque se tornaram evangélicas a partir de uma conversão genuína. Muitas destas pessoas constam no censo como evangélicas.

    Aproveitando este comentário, gostaria de fazer uma observação sobre os números da igreja católica. O censo revela uma maioria católica. a pergunta que faço é?
    Assim como boa parte dos que se dizem evangélicos e não são estão no censo, quantos dentre os que disseram ser católicos realmente são católicos? Pelo que se espera, é católico todo aquele que crê e segue os ensinamentos do catolicismo. Aquelas pessoas que são sincretistas, isto é, acreditam em diversas "manifestações divinas", só porque foram batizadas na igreja católica, e algumas vezes durante o ano vão a missa, ou ainda, que foram casadas por um padre, poderão se declarar católicas, se frequentam em outras ocasiões as crenças afro religiosas, evangélicas, etc.? No meu entendimento não são católicos.
    Por isso afirmo: Não é católico todo aquele que responde ao censo como sendo católico se não vive de acordo com a doutrina católica. Assim como, não é evangélico todo aquele que não passou pela conversão genuína e não demonstra isso através de uma vida condizente com a Palavra.

    Está certa a estatística do censo quanto aos evangélicos, católicos e sincretistas?


    wiron barreto - pescador de homens (Lc 5:10)
    "o verdadeiro evangélico é aquele que passou pela experiência da conversão e demonstra isso através de uma vida de acordo com a palavra de Deus."

    ResponderExcluir

Postar um comentário