Troy Davis: Assassino de Policial Executado Após Dramático Apelo Negado

Troy Davis, condenado por matar um policial, foi executado por meio de injeção letal na noite de quarta-feira às 23:08 EST em Butts County, na Geórgia, apesar de um apelo de última hora para a Suprema Corte dos EUA.
No início, a equipe de defesa de Davis havia apresentado um pedido de última hora para a Suprema Corte da Geórgia para suspender a execução. Este apelo foi negado.
O que provocou uma corrida frenética da equipe de defesa para enviar o seu apelo para a Suprema Corte dos EUA com menos de uma hora antes de Davis ser executado.
Este recurso segurou a execução por horas desde o horário da execução às 19h EST veio e passou, e a tensão continuou enquanto cordões policiais eram formados para atender às multidões cantando fora do local de execução.
Conforme as horas passavam, ainda nenhuma palavra vinha da Supremo Corte dos EUA. Não foi até aproximadamente às 22:20h EST, notícias vieram da Suprema Corte informando que ela negou o apelo final a equipe de defesa. O Tribunal também rejeitou anteriormente os argumentos de apelação da defesa em 2010.
Davis passou 22 anos no corredor da morte pelo assassinato de Mark MacPhail em 1989, um policial de Savannah, Geórgia que foi morto a tiros quando tentou ajudar um homem sem-teto que estava sendo atacado.
O Conselho de Indultos e Liberdade Condicional da Geórgia negou o pedido de clemência por Davis, seguindo o testemunho de última hora em uma audiência convocada na terça-feira. Foi uma decisão chamada "irresponsável" e tinha figuras proeminentes como o ex-presidente Jimmy Carter e o Papa Bento XVI se posicionando contra a sentença de morte.
Heidi Neumark, pastor da Igreja Luterana Trindade de Manhattan, disse ao The Christian Post que uma decisão judicial para acabar com a vida de uma pessoa não estava em conformidade com a doutrina cristã.
"A doutrina cristã não se trata de julgar as pessoas," disse o pastor de Nova York ao CP. "Se trata da preservação da vida e deixar o julgamento nas mãos de Deus".
Mas o pastor David Wright, diretor executivo da DOersTV, uma rede de TV online cristã, acredita que a pena de morte é na verdade bíblica, citando escritura Romanos 13:1-5 que diz:
"Vamos todos estar sujeitos às autoridades constituídas, pois não há autoridade exceto aquele que Deus estabeleceu. As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus ... "
Quando perguntado se a pena de morte era ou não bíblica, Wright disse ao CP, "Sim, eu creio que é, se é correta e não a pessoa errada." "No entanto, isso não significa que uma pessoa não foi perdoada por Deus, apenas porque têm uma sentença de morte", acrescentou.
Um enviado do Papa Bento XVI enviou uma carta apelando para que os oficiais do Estado considerassem as circunstâncias que enfraqueceram a credibilidade de convicção de Davis', relatou o Savannah Morning News.
Monsenhor Martin Krebs escreveu: "Reitero o compromisso do Santo Padre, o Papa Bento XVI, para defender a sacralidade e a dignidade de toda vida humana, e espero que você vai dar ouvidos a sua petição".

Comentários