Causas que nos Levam a Queda (1ª parte)


Mt. 26: 33 “Disse-lhe Pedro: Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim”.

Iremos trabalhar este tema em três partes.

1 – Quando nos Sentimos Superiores aos Outros (v.33).
Marcos em seu evangelho expressa bem esse texto quando Pedro diz: “Ainda que todos permaneçam infiéis, eu, jamais!”
No original o pronome “eu”, “Mesmo que todos … eu jamais”, é muito enfático, não só porque é expresso separadamente – sem ser mera parte de uma forma verbal , mas também porque encabeça a frase final da oração condicional. Portanto, Pedro estava delineando mentalmente uma comparação. É como se ele quisesse dizer: “Mateus, o ex-publicano, talvez poderia chegar a esse nível moral tão abjeto de abandonar o Mestre na hora de sua aflição. Meus ex-companheiros de pescaria, Tiago e João, também é concebível que caiam nessa armadilha. De fato, eu creio que meu próprio irmão, André, seria capaz de agir assim … mas eu não.” Na realidade ele nem mesmo diz “não”, e, sim, “jamais”, o que é mais forte.

Queridos, no momento em que Pedro disse isso ele tinha intenções de fazer exatamente o que as palavras queriam dizer. Não se deve questionar seu desejo de ser e permanecer leal ao Senhor Jesus o que quer que aconteça. Mas sua autoconfiança, sua injustificada superioridade fez com que Pedro caísse.
Pedro sentiu-se melhor do que todos os outros, talvez porque tinha andado sobre as águas, ou por ser uns dos mais íntimos de Cristo, por presenciar muitos dos milagres de Jesus, por achar que sua fé era suficiente para enfrentar qualquer coisa.
Infelizmente essa atitude de Pedro é comum em nossos dias. Estamos acostumados a ver pessoas se sentindo superior a outras por terem um cargo melhor no seu trabalho, por terem uma condição financeira melhor do que outras, por ocupar um lugar de destaque na sociedade, por ter um nível de inteligência mais elevado do que outros. Meus queridos o Senhor Jesus nos ensina a sermos diferentes, os seus ensinamentos é que tenhamos humildade. Ocupar uma posição de destaque ou sermos mais inteligentes do que outros, não mostra que somos melhores do que ninguém.

Esta atitude tem levado muitas pessoas a caírem na fé. Só há um superior aos homens que é Cristo o Senhor, o resto como diz o ditado: “São farinha do mesmo saco”.

A nossa oração diária deve ser: Sustenta-me, ó Senhor, e estarei seguro!

Pr. Ivanilson
3ª Ig. Presbiteriana Av. RJ
http://www.terceiraipc.com.br/2011/05/22/causas-que-nos-levam-a-queda/

Comentários