11/9: A resposta tolerante

Hoje (ontem), 11 de setembro, relembramos os dez anos dos atentados terroristas em Nova York. Deste acontecimento, resultado de um fundamentalismo religioso, vimos explodirem guerras nos Oriente Médio, ainda mais tensão entre as diferentes religiões, mortes e sofrimento. Ao invés de tristeza, por que não promover a tolerância religiosa e o respeito mútuo? Como cristãos, devemos lembrar da palavra mais básica de nosso Mestre: amar nossos inimigos. Toda a proposta do Sermão do Monte nos leva a respeitar, amar e orar até pelos que nos perseguem. Contra o fundamentalismo e contra a guerra, a resposta cristã é o amor.

É a partir desta reflexão sobre a tolerância religiosa que será exibido na Cinemateca, em São Paulo (Largo Senador Raul Cardoso, 207), o documentário de Jacob Bender, "Os Sábios de Córdoba". A seção será a última do IV Ciclo de Cinema e Reflexão, dia 11, às 14 horas, na sala Cinemateca BNDES. A partir dos ataques do 11/9, o filme relembra um momento histórico em que houve a coexistência pacífica e frutífera entre cristãos, judeus e muçulmanos na cidade espanhola e dois sábios que saíram daquele contexto, o muçulmano Averroes e o judeu Maimônides. Numa viagem percorrendo o caminho destes sábios, Bender nos leva à reflexão deste “choque de civilizações” dos dias de hoje - que, como diz um dos entrevistados, é, na verdade, um “choque de ignorância” - e da possibilidade de conviver em harmonia.

Para discutir o tema, haverá uma mesa de reflexão após a seção. Mediados por José Ruiz Del Roio, senador pela república Italiana, estarão Anivaldo Padilha, membro da igreja metodista e secretário de planejamento e cooperação internacional de KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço; D. Pedro Benitez, diretor do Instituto Cervantes; Padre José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação; Soraya Smaili, diretora do Instituto de Cultura Árabe; Raul Meyer, vice-presidente da Casa de Cultura de Israel e, talvez, Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca.

Confira aqui o trailer do filme.

Jessica Grant, 22 anos, é formanda do curso de jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Está terminando seu primeiro documentário, "Calejando", com outros três colegas. Participa ativamente da ABUB há aproxidamente 5 anos. Mora na cidade de São Paulo (SP)

Comentários