Forte Abrigo em Tempo de Crise – Salmo 46:1

“ Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.”

Nos momentos de temor, medo e insegurança, o povo de Israel contemplou a presença de Deus e pode usufluir de sua revelação. Podemos perceber no texto a forte presença de Deus em meio as crises de Seu povo.
O salmista começa mostrando que Deus é suficientemente poderoso para proteger a seu povo peculiar e que lhes comunica base sólida de esperança. Na primeira parte deste versículo quando ele diz “Refúgio e Fortaleza”. A idéia no original é que Deus seria em meio a crise, a perseguição e as lutas do dia-a-dia, abrigo que protege do perigo, não somente um mero aprigo, mas um forte abrigo, uma fortaleza de proteção contra uma grande tempestade.
Na segunda parte do versículo, a expressão “Socorro bem presente na angústia”. No hebraico a idéia é de uma ênfase a algo bem perto, ou seja algo tão próximo que sentimos a sua presença. Deus tem sido achado, Ele tem sido testado e provado por Seu povo. Ele nunca Se desvia das aflições dos seus servos. Ele é socorro, verdadeiramente, eficazmente, constantemente; Ele está presente ou perto dos seus, bem ao lado e pronto para socorrer, e isto é enfatizado pela palavra “bem” em nossa versão, Ele é mais presente do que um amigo ou parente pode ser, sim, mais presente do que o próprio problema. A esta verdade confortante é adicionada a consideração de que Seu auxílio vem no momento de necessidade. Ele não é como o outono que nos leva no inverno; Ele é um amigo na necessidade e um amigo de fato. Esta parte do versículo, também pode ser traduzida por “nele se encontra um excelente socorro nas tribulações”. O verbo “encontrar”, dar a entender que Deus seria achado nos momentos de adversidades.
Queridos irmãos, em meio as nossas crises, lutas, tribulações, angústias, adversidades, temos um Deus que se revela, como proteção segura, como auxílio que não falha, como uma fortaleza na qual podemos nos abrigar e ter a confiança de um Deus que nos protegerá de qualquer tempestade. Não sei como você se encontra , se estais em meio as adversidades ou não, mas o que quero te falar é que nós podemos ter a certeza de um socorro que não falha. Sabemos que muitos vivem tempos de adversidades na vida sentimental, espiritual, familiar, financeira e até mesmo ministerial, mas louvado seja o nome do Senhor que Nele podemos encontrar este abrigo e ter a certeza do seu socorro.

Pr. Ivanilson
3ª IGREJA PRESBITERIANA CARUARU

Comentários