Advogado do Diabo

Advogado do Diabo é uma expressão popular utilizada para designar pessoas que defendem um ponto de vista com o qual não concordam ou não acreditam. Esse procedimento é bastante utilizado para testar a capacidade de argumentação.

Porém, esse termo teve origem na igreja católica em 1587 com outro significado. Nos processos de canonização havia o Promotor da Fé, que argumentava a favor da canonização, e o Advogado do Diabo, contra a canonização, procurando brechas nas provas que permitissem concluir que os milagres eram falsos. O papel do Advogado do Diabo foi abolido da Igreja Católica pelo Papa João Paulo II em 1983, causando um grande aumento no número de canonizações que passou de 98 em 83 anos para cerca de 500 em um pouco mais de 25 anos.

Advogado do Diabo – O Filme
 
Tratando do termo Advogado do Diabo, é impossível não citar o filme de mesmo nome (ou The Devil's Advocate, nome original em inglês) estrelado por Al Pacino (John Milton), Keanu Reeves (Kevin Lomax) e Charlize Theron (Mary Ann). O enredo do filme Advogado do Diabo traz cenas e situações que buscam associar o termo ao seu significado literal.

O filme conta a história do advogado Kevin Lomax, que nunca perdeu uma causa; independente do crime cometido, ele consegue seduzir o júri, que acaba absolvendo seus clientes. O sucesso de Kevin Lomaz atrai a atenção de John Milton, dono de uma grande empresa de Nova York, que o convida para trabalhar no departamento jurídico da empresa com um alto salário e vários benefícios.

Os primeiros sinais da ligação do filme com o significado literal do termo Advogado do Diabo aparecem quando sua esposa Mary Ann também se muda para Nova York e começa a ter alucinações demoníacas, que acabam levando-a ao suicídio.

No desenrolar da trama Kevin Lomax descobre que John Milton é seu pai, e quer que ele possua Christabelle, também sua filha, para gerar o anti-cristo. Sem saída, Lomax atira contra sua própria cabeça.

O filme nos desperta para uma reflexão sobre o mundo espiritual, a natureza da tentação, o confronto entre o bem e o mal, a ambição, o poder, o materialismo. É um retrato do mundo em que vivemos e aborda temas diversos como globalização, corrupção, ocultismo, incesto, religião, ambição, negócios ilícitos, etc.

Se pararmos para refletir um pouco, logo veremos o que a Bíblia recomenda lá em I Coríntios 10:12 (Aquele pois que esteja em pé, cuidado para que não caia). Satanás é muito astuto. E o filme da mostra que Satanás é incansável e que não para nunca. No final do filme, você vai perceber a grande moral da ‘estória’. O filme tem cenas chocantes, mas, vale muito a pena parar um pouquinho para assistir e refletir sobre esta lição. É o tipo de filme que toda igreja deveria discutir com seus jovens. Vale a pena assisti-lo.

Deus os abençoe ricamente.

Carlos Eduardo
Presbiteriana Central - Caruaru

Comentários