Deixe a amargura para trás

Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? Assim, voltou Noemi da terra de Moabe, com Rute, sua nora, a moabita; e chegaram a Belém no princípio da sega da cevada. (Rt 1:19-22)

Não sei quais realmente foram as razões para darem o nome de Rute a esse livro. Talvez fosse melhor chamá-lo de Livro de Noemi, isso porque me parece que a história é de Noemi, ela foi a protagonista do livro, a história começa com ela e termina com ela e repare que até o filho de Rute acaba sendo, em certo sentido, dela (cf. 4.17).

Os primeiros versos do cap. 1 nos dão conta de que houve fome na terra; e um homem de Belém  Elimeleque  de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. Observe: Num momento difícil no seu país (Israel), eles se deslocam! O movimento dessa família expressa uma característica comum de todos os seres humanos: fugir do sofrimento! Todavia, a terra de Moabe também é terra de tribulações, e ali a vida piora e piora muito: O marido morre, os dois filhos também morrem e os recursos se acabam...

Você se identifica com essa história? Você tem até se deslocado, tem até procurado fugir dos problemas, mas a cada decisão que toma a coisa parece ficar pior, não é? Por vezes as decisões que tomamos nos põem em semelhança a estar num poço de areia movediça: quanto mais se mexe, mais afunda!
Mas olhe que bela história! Noemi decidiu encerrar um capítulo de amarguras na sua vida! Ela tomou algumas decisões cruciais que fizeram com que pudesse virar a página e começar um novo capítulo em sua história.

Quais decisões Noemi tomou?

1.Dispôs-se a recomeçar.

Leia com atenção este versículo: Então, se dispôs ela (Noemi) com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. (Rute 1:6)

Veja que Noemi decidiu voltar para onde tudo começou! Por que ela tomou essa decisão? Diz o texto que ela ouviu que o SENHOR se lembrara do seu povo, dando-lhe pão. Ou seja, ela assim raciocinou: Deus está agindo lá e o que eu estou fazendo aqui?

Fico analisando que se este livro foi escrito no século seguinte ao exílio babilônico como sugerem alguns estudiosos, um dos propósitos devia ser este: estimular o povo a voltar para Israel, para de novo ser abençoado por Deus!

Você precisa se dispor a recomeçar! De repente, Noemi abriu os olhos e percebeu que Deus estava agindo do lado oposto de onde ela se encontrava! Deus quer que você não somente abra os olhos, mas se movimente em direção àquele lugar no qual repousa a Sua benção!

2.Aceitou ajuda.

Os versos de 7 à 14 do primeiro capítulo do Livro de Rute descrevem, até de uma forma exageradamente detalhada, o desejo que Noemi tinha de ficar só e de não sofrer mais ainda por se ver sem condições de continuar acolhendo as suas noras: Saiu, pois, ela com suas duas noras do lugar onde estivera; e, indo elas caminhando, de volta para a terra de Judá, disse-lhes Noemi: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as. Elas, porém, choraram em alta voz e lhe disseram: Não! Iremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos? Tornai, filhas minhas! Ide-vos embora, porque sou velha demais para ter marido. Ainda quando eu dissesse: tenho esperança ou ainda que esta noite tivesse marido e houvesse filhos, esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Abster-vos-íeis de tomardes marido? Não, filhas minhas! Porque, por vossa causa, a mim me amarga o ter o SENHOR descarregado contra mim a sua mão. Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela. (Rute 1:7-14)

Nossa tendência quando estamos enfrentando problemas, especialmente quando esses problemas são fruto de decisões impensadas que tomamos, é buscar o isolamento e não querer que ninguém esteja ao nosso lado. Orfa, uma das noras voltou para Moabe, mas Rute ficou por ali e Noemi então se volta pra ela dizendo: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada (Rute 1:15). E aí nós temos nos lábios de Rute talvez a mais encantadora declaração de parceria e cumplicidade das Escrituras:

Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rute 1:16-17)
 
O resultado foi que Noemi decidiu aceitar ajuda daquela moabita: Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela. (Rute 1:18). Até as mulheres de Israel depois de alguns anos dizem a Noemi: ela te é melhor do que sete filhos. (Rute 4:15), ou seja, feliz foi Noemi que aceitou a ajuda de sua nora!
 
Talvez você já esteja decidido a fazer as coisas do seu jeito, mas quem sabe seja prudente agora perguntar a Deus se Ele não está querendo usar alguém na sua vida para te ajudar!
 
3.Confiou em Deus.
 
O autor do livro narra a chegada de Noemi em Belém nesses termos: Então, ambas se foram, até que chegaram a Belém; sucedeu que, ao chegarem ali, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres diziam: Não é esta Noemi? (signif. Agradável) Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o SENHOR me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o SENHOR se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? (Rute 1:19-21). O que temos aqui não é uma lamentação, mas uma afirmação de que toda a sua vida estava nas mãos de Deus! Lembre-se que ela voltara de onde partiu porque soubera que Deus estava ali agindo! Ela estava confiando que Deus iria fazer algo por ela ali.
 
Note como termina essa história:

Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o SENHOR lhe concedeu que concebesse, e teve um filho. Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o SENHOR bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Ele será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos. Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele. As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:13-17)

Mesmo reconhecendo que vinham de Deus as amarguras da sua vida, Noemi nunca deixou de confiar Nele! Como está sua confiança em Deus? Como fica sua perspectiva de Deus quando as coisas não vão nada bem? Já não é hora de deixar a amargura para trás?

Termino citando o poeta inglês William Cowper: Por trás de toda providência carrancuda, esconde-se uma face sorridente! Por pior que pareça a situação, há por trás dela uma face serena de um Deus soberano que te ama e quer o seu bem. Creia nisso!

Antonio Lazarini Neto é pastor Titular da Igreja Batista Jardim Planalto em Nova Odessa (SP); Professor da Faculdade Teológica Batista de Campinas;Bacharel em Teologia; Mestre em Ciências da Religião e autor da MK Editora.

Comentários