Amigo Poeta por Marcelo Gualberto

Ontem, 11 de janeiro de 2023, fez 35 anos que Janires mudou de endereço. Ele morava na minha casa em Belo Horizonte. Foi pra outra muito melhor. Naquela madrugada de domingo, ele vinha para a Temporada de Verão do Acampamento MPC. Saiu da rodoviária do Rio de Janeiro às 23:55. Uma hora depois já estava de mudança para o Paraíso. Sinto muitas saudades dele. Comecei a imaginar se pudesse ligar pra colocar a conversa em dia, ops, em anos.

- Alô, Janires, como está você? Como estão as coisas no Paraíso?
- Vivendo "um sonho muito legal que está se cumprindo no Lar Celestial".
- Por aqui a realidade são "casinhas brancas pichadas com palavrões, pecados nos portões, fracassos nas janelas. A velha Maria Fumaça assiste as desgraças no meio da praça. A bandinha faz o fundo musical para mais um funeral de quem cansou de viver. Polícias e ladrões trocam tiros nos portões, e os velhinhos bêbados nos bancos de jardim assistem o fim de mais uma tarde".
- Existe esperança, não desanime porque "ätrás, desse mundo tem uma cidade, Jesus Cristo quem construiu, quando subiu, naquela cruz, e o caminho nos ensinou, é o amor".
- Cara, tenho tantas lembranças suas! "Você era magro que dava dó. Seu paletó listrado era de uma só. Mas Jesus entrou no seu deserto e mudou o seu coração".
- Sim, Marcelo, "mas quando minha vida era um presente sem futuro, embrulhado num passado sem respostas, sem ponte pra passar, estrada pra andar, sem lágrimas pra orvalhar, Jesus chegou bem de mansinho, me pôs espelho nos olhos, me deixou sonhar".
- Você tem uma casa aí no céu?
- Sim, "eu tenho uma casa no céu, você tem?"
- Tenho sim, pela fé, por causa do amor e favor de Deus. A cidade é boa?
- Aqui "não tem vizinho reclamando do aumento da gasolina; não tem trânsito congestionado, não tem trombadinha nem trombadão, desrespeitando os 80 km, fugindo da poluição".
- Algum recado pra juventude?
- Sim, fala para aqueles que "estão cansados de tempestades e vulcões, muitos invernos e poucos verões, que estão cansados do gosto do fel, que Jesus é mais doce que o mel".
- Essa é a minha missão.
- Manda um abraço para o "Baltazar, Artilheiro de Deus" e para o "Alex, Baixinho Voador".
- Serão dados.
- Mamãe chegou aqui há pouco tempo.
- Fiquei sabendo.
- Continua do mesmo jeito, "contando histórias do livro da sua vida em que eu sou um capítulo, que modéstia à parte, ela gosta mais".
- Ela é mãe coruja mesmo.
- Consegui aqui uma receita nova de um "bolinho de fubá, que juntos vamos fazer, que juntos vamos comer, enquanto ela vai preparar aquele café".
- Que delícia, cara!
- Marcelão, tenho que ir "voando pelo meio das ruas de ouro da Nova Jerusalém". Eu, Sérgio Pimenta, Jorge Rehder, Jairinho e Nilminha do Logos, estamos ensaiando para o segundo Som no Céu.
- Verdade? Não acredito!
- Verdade mesmo! Uma "festa de arromba no céu".
- Além de vocês, quem mais vai participar?
- O coral Anjos de Belém, banda Arcanjos com Trombetas, e grupo Querubins da Glória.
- E o Pai, estará presente?
- Presença confirmadíssima. Ele se assenta na primeira fila, não cansa de aplaudir e dizer: "Muito bem, servos bons e fiéis".
- Tu, tu, tu.

*Marcelo Gualberto é diretor executivo da Mocidade Para Cristo do Brasil (MPC).

Comentários