terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Exemplares raros da Bíblia de Gutenberg estão disponíveis online


Agora de qualquer lugar do mundo é possível acessar a Bíblia de Gutenberg, produzida no primeiro tipo móvel, no século XV. Considerada uma jóia do património universal, os arquivos da Bíblia estão disponíveis em Gallica, a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França (BNF).

A instituição possui dois exemplares conservados, digitalizados em alta definição para tornar mais fáceis o acesso e a navegação pelo texto bíblico, atendendo às necessidades de pesquisadores e do público geral.

As duas cópias mantidas pela BNF fazem parte dos apenas 50 exemplares da Bíblia de Gutenberg ainda existentes no mundo, que foram impressos por volta de 1455 na primeira prensa gráfica, criada pelo alemão Johannes Gutenberg. 

O invento de Gutenberg foi essencial para o movimento da Reforma Protestante. A disseminação das ideias de Lutero, na escala alcançada, foi possível em grande parte pelo surgimento dessa máquina que facilitava a impressão de arquivos.

Uma das cópias da Bíblia, a mais rara, impressa em papel vegetal, possui quatro volumes, ricos em ilustrações. A outra possui dois volumes e é mais modesta, mas também de grande importância histórica, acompanhada de uma nota manuscrita, de 1456, atestando a data de impressão da Bíblia.

É possível conferir os volumes, todos em latim, aqui.

(Com informações de Protestante Digital)


ultimato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...