ESPECIAL III Encontrão Presentia - Fitas K-7

Resultado de imagem para fitas cassete
Febre na década de 1980, as fitas cassete voltam renovadas e ganham fábrica em São Paulo

A origem. As fitas cassete surgiram em 1963, com a Philips, para que finalmente a reprodução de música pudesse ser portátil. A tecnologia em um corpo plástico surgiu como alternativa aos pesados discos de vinil, que até então dominavam o mercado. A fita permitia, em média, 30 minutos de música de cada lado. A qualidade do som, no entanto, não era das melhores e, caso o usuário quisesse ouvir novamente, deveria rebobiná-la.
O mecanismo, no entanto, facilitou o processo de gravação de músicas das rádios e permitiu que bandas de garagem pudessem registrar suas próprias composições. A tecnologia tornou-se popular na Europa e nos Estados Unidos apenas na década de 1980, com a criação do walkman. Na mesma época, a fita virou febre no Brasil.
Na década de 1990, no entanto, o dispositivo que facilitou a vida dos amantes de música e que fez com o que aparelhos de walkman virassem sonho de consumo foi caindo em desuso, com a chegada dos discos compactos. Inventados em 1979, os CDs conseguiam armazenar 700 MB de dados e permitiam mudar as faixas rapidamente. Além disso, o CD tinha maior vida útil, já que as fitas magnéticas eram facilmente corrompidas pelas altas temperaturas. Com a chegada dos computadores e do rápido avanço da internet, o MP3, formato de áudio digital comprimido, ganhou força, aniquilando qualquer perspectiva saudosista em relação à fita cassete.
Resultado de imagem para fitas cassete gravador
Gravador Portátil
ELAS ESTÃO DE VOLTA
Embora as fitas cassete não sejam reconhecidas pela qualidade sonora, como é o caso do vinil, as imperfeições e os chiados acabam fazendo parte do ritual de audição. Justamente por isso, fora do cenário mainstream, várias bandas independentes optam por lançar seus trabalhos neste formato. Trata-se, portanto, de um modelo diferenciado para atrair os holofotes e se destacar dentro de um mercado já saturado.
Segundo Fernando Lauletta e Luis Lopes, sócios da nova fábrica de cassete em São Paulo, o custo para a gravação é mais acessível. Além disso, os grupos fogem do trivial e oferecerem aos fãs um som analógico menos camuflado. Gravadoras independentes como Beatwise Records e MAWW Records vêm apostando nas fitas cassete.
Agora bandas internacionais e nacionais estão optando à 'moda vintage'. Em 2015, o Metallica relançou sua demo tape No Life Til Leather, de 1982, apenas no formato cassete. As cópias, vendidas a US$ 50, se esgotaram em poucos minutos. O material incluía os sucessos Hit The Lights, Seek & Destroy e Jump In The Fire. As réplicas tiveram como base a fita original do baterista Lars Ulrich e tinha até os nomes das músicas escritas pelo próprio integrante do Metallica.

FOI ATRAVÉS DO CASSETE QUE MUITOS JOVENS E GRUPOS DE CARUARU ACESSO A MÚSICA E PENSAMENTO DE LIDERANÇAS NACIONAIS
Muitas destas fitas estão guardadas até hoje
e em breve terão este conteúdo repassado para
o formato digital.
Foi no ano de 1987, em Belo Horizonte, que dois grandes eventos marcantes estavam acontecendo simultaneamente: O histórico Som do Céu (MPC) último com Janires vivo e o Congresso Brasileiro de Evangelização aconteciam em Minas. A partir daquele ano vários Congressos, Simpósios, Acampamentos, Treinamentos, Shows nos mais diversos lugares do Brasil, Como Brasília, Curitiba, Rio, Espírito Santo (Guarapari), etc. Havia alguém de Caruaru que estava presente, gravava entrevistas, mensagens e testemunhos e repassava esse material seja emprestando individualmente ou ouvindo em pequenos grupos que se reuniam para ouvir e adquirirem mais informação e formação sobre esta visão de Evangelho mais crítica.

QUEM SÃO ESSES LÍDERES?
Esses eventos reuniam a nata pensante e atuante da Igreja da época. Eles viviam em um outro Brasil, ainda nos estertores do regime militar, em plena "década perdida" – como os anos 1980 entraram para a história devido à estagnação econômica do período.
Em muitos destes eventos foram lançadas as sementes do chamado Evangelho integral, uma abordagem da fé cristã que vai ao encontro do ser humano na plenitude de suas necessidades.
Imagem relacionada
No Som do Céu (MPC BR)
encontravam-se músicos, artistas
e preletores considerados a
nata pensante da Igreja Brasileira
Naquela época aqui em Caruaru, entre jovens Presbiterianos, Congregacionais e Batistas nasciam os futuros protagonistas destes grupos que lembramos no III Encontrão, como Desafio's e Nabhi.
Se, antes, a Igreja ia ao encontro do perdido apresentando-lhe uma fé que exigia renúncia quase completa a esta vida e projetava a plenitude apenas para o póstúmulo, depois o discurso cristão mudou muito. Ainda que a pregação da santidade e da espiritualidade tenha se mantido nos conformes bíblicos, uma abordagem muito mais contextualizada da caminhada com Cristo emergiu dali.
Já não bastava ganhar almas para o Senhor; era preciso, também, estender a mão ao necessitado, influenciar a cultura, preservar a Criação e contextualizar a Palavra de Deus.
"PRIMAVERA"

O Movimento de Lausanne também veio na década de 80, reforçou a visão de ajudar a própria Igreja a olhar para si mesma e fazer uma autocrítica, perguntando-se se está realmente guardando o caminho do Senhor e andando em retidão e justiça. Acontecia entre nós uma revolução sem precedentes na história contemporânea da Igreja.
Entre outras coisas não só o conceito de atuação como cristãos enquanto no mundo era partilhada, também o uso dos talentos como instrumento de evangelização, seja no campo das artes ou da profissão.

O QUE O TERCEIRO ENCONTRÃO TEM A VER COM TUDO ISSO?
Olhando o passado lembramos não só da ação do Deus da história na vida de outros servos e da gente em idade mais jovem. Isso pode reacender em nossas mentes e corações nos animando a permanecer firme naquilo que ouvimos e nos contaram nossos pais e outros irmãos em Cristo. Não só para memória do passado mas para mantermos a "coragem de ser diferentes e o compromisso de fazer diferença" na geração atual e futura. 
Voltar no tempo através de canções pode nos levar ao futuro? 
Como???
Acompanhe nossas postagens e vamos descobrindo juntos...

Comentários