sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Apenas 13% da população confia plenamente em líderes religiosos

Apenas 13% da população confia plenamente em líderes religiososApenas 13% da população afirma ter uma “plena confiança” nos líderes religiosos, entendendo que eles agem tendo em vista os “verdadeiros interesses” das pessoas. O percentual foi revelado por uma nova pesquisa do Centro de Pesquisa Pew, feita nos Estados Unidos.
O levantamento mostrou ainda que 39% das pessoas possuem “uma quantidade razoável” de confiança nos líderes religiosos e 32% responderam “não muito”. No outro extremo, 14% dizem não ter “nenhuma confiança” que esses líderes almejam os melhores interesses do país.
Na lista oferecida pelo Instituto, os líderes religiosos têm um grau de confiança menor que cientistas e militares. Essa é uma mudança radical na percepção média da população. Segundo o Christian Today, o estudo não detalha as razões para a falta de confiança das pessoas em padres, pastores, rabinos e imãs. Entre as causas desse declínio estão os escândalos de abuso infantil do clero e as intervenções políticas de alguns líderes religiosos.
Segundo a análise do Centro de Pesquisas: “A confiança nos líderes religiosos está intimamente ligada à própria identidade religiosa das pessoas. A maioria (64%) dos entrevistados que pertenciam a um grupo religioso – seja cristão ou de outra religião – dizem confiar que os líderes religiosos pensam no bem da população em geral. Os protestantes [evangélicos] são particularmente propensos a expressar sua confiança em líderes religiosos (78% disseram ter um nível razoável ou alto de confiança)”.

Entre brasileiros confiança também caiu

No Brasil não há pesquisa igual, mas a medição do Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), feito anualmente pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
A confiança da população na maioria das instituições caiu entre 2014 e 2015. Os últimos índices revelados indicam que todas diminuíram, menos polícia e emissoras de TV, que não alteraram os percentuais da pesquisa anterior.
A Igreja Católica é a segunda instituição com mais confiança, embora com a queda de um ponto percentual – passou de 58% para 57% As igrejas evangélicas não eram mencionadas no questionário.
gospelprime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...