Primeira Divisão da Igreja – l séc

A primeira divisão da igreja ocorreu no primeiro século, pelo Apóstolo Paulo.
É notável o encontro de Paulo em Jerusalém com os apóstolos Pedro, Tiago e João, colunas da igreja, a fim de ouvir a opinião sobre o
procedimento  com os gentios no  que respeita à conduta dos novos convertidos à cerca do puro e do impuro, Atos 15.

Deste encontro, que Lucas nos narra parece ter havido um entendimento entre os intervenientes e isto corroborado com o Espírito Santo.

Tudo parecia certo e os irmãos das igrejas estavam juntos, partiam o pão de casa em casa, participavam das orações repartiam entre si os bens de forma que nenhuma necessidade tinham e manifestavam alegria e singeleza de coração, At 2.

Do entendimento surgiu o desentendimento pelo manifesto violento de Paulo, na sua Carta aos Gálatas, capítulo 2.

Por esta razão surgiu a primeira reforma da igreja e consequentemente a divisão do Corpo de Cristo, em duas partes, os da circuncisão e os da incircuncisão.

As práticas judaizantes como a Lei e a circuncisão pertenciam à igreja de Jerusalém. A fé e a graça à incircuncisão, as igrejas dos gentios.

Não ignoramos a reação da igreja de Jerusalém e de Antioquia para com o Apóstolo Paulo. Ele foi considerado persona não grata o que reflete a necessidade de pacificar esta contenda.

Afinal a Lei e a circuncisão provêm de Deus e nas Alianças que estabeleceu com Abraão Gn 17 e com o povo Hebreu, no Sinai, os dez mandamentos, Ex 20:1-17.

Sem dúvida que o Apóstolo Paulo contribuiu para o enriquecimento da igreja no que diz respeito aos dons e carismas do Espírito Santo.

Nesta brevíssima reflexão com o Leitor à cerca desta questão proponho a leitura da Carta aos Hebreus onde está mencionado o Sacerdócio de Melquisedeque, Hb 7, 8 e 9 que procede do nosso Senhor Jesus Cristo, da Tribo de Judá, que por melhores promessas estabeleceu uma Nova Aliança, com superiores promessas e às quais bem fazemos em nelas permanecer a fim de que o Corpo de Cristo não mais seja dividido porque o Senhor é  um só Deus e dois Senhores. Sl 110:1 e I Co 15:25-28.

Feliz Páscoa cristã.

Fraternalmente,

casal com uma missão,
Amílcar e Isabel Rodrigues

Comentários