Murilo Correia - Refletindo sobre LEALDADE.

PARE E PENSE! - Vivemos em uma geração que carece de fidelidade e lealdade. E isto está se refletindo na igreja hoje, e, por conseguinte, tem gerado mal testemunho acerca do bom nome de Cristo. 

- Temos visto isto refletido, nas famílias, nas empresas. Pessoas que Não são leais aos seus cônjuges, aos seus empregos e até na igreja, vivem trocando de igreja, quando não, são membros de uma igreja, mas não trabalham nela e se doam por outra. 

SIGNIFICADO DE LEALDADE - A palavra Lealdade vem do latim, o qual quer dizer legale, quer dizer: probidade e honra. Probidade = observância rigorosa dos deveres de justiça e moral. 

- Proceder conforme as leis da honra e dever; fidelidade aos compromissos assumidos. O mesmo que Franqueza; sinceridade. Retidão.

- Fidelidade vem do latim fidelis que quer dizer crer em alguém (pisteo – grego – (Rm.3.3). 

- A Fidelidade tem a ver com a obediência. A Lealdade com a honra. Uma Pessoa Pode ser fiel por obediência a seu líder, mas não é leal por não honrá-lo.

• É no sentimento de lealdade e fidelidade e na ausência deste que descobrimos, conhecemos ou podemos avaliar o que há de mais nobre ou vil no caráter de uma pessoa. O que há de mais honroso ou mais baixo no ser humano.

• A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que foram leais e de outras que foram traiçoeiras e há muito do que se aprender com esses relatos. Um exemplo clássico é de Arão e Miriã. Miriã foi rebelde, se levantou contra uma liderança, mas Arão foi desleal, pois não defendeu Moisés e ainda ficou do lado de Miriã – (Nm 12:1-2)

• Muitos não têm chegado a ponto de ser rebeldes, mas tornam-se desleais, pois ouvem falar mal ou criticar sua liderança e se calam consentindo, não são rebeldes porque não participam, mas são desleais porque consentem.

Murilo Correia
é pastor da IEC Vale da Bênção
Jardim Panorama - Caruaru - PE

Comentários