Samuel Couto - A ARTE DA SOBREVIVÊNCIA

Romanos,8:28
Estamos vivendo mais um ano em nossa vida.  Para muitos a grande pergunta é: “ Como enfrentar este novo ano que chegou ? “
Há muita gente preocupado com 2014, pois tiveram experiências amargas em 2013, atravessaram verdadeiros desertos emocionais. Esta sensação de vulnerabilidade, é fruto de uma Educação religiosa Superficial.
A Fé não confere imunidade ao sofrimento, o fato de ter fé  e confiança em Deus, não significa que estarei imuni as lutas da vida, NÃO !!    - Somos seres humanos em sua plenitude e não Parlamentares da Existência.
 A Arte de Viver não consiste em fugir das lutas.
As maiores lutas e tragédias da vida humana, acontecem dentro de cada um de nós, e nunca fora de nossas vidas. Armazenar sentimentos negativos e emoções negativas na alma, em face as situações adversas que vivemos, em nada favorece o rumo das coisas.
Antes pelo contrario, fazem muito mal,pois tudo isso transforma o coração num deposito de lixo emocional.
Quantas pessoas, que atravessaram 2013 com o coração cheio deste lixo emocional,passaram o ano sofrendo, angustiadas, sem brilho e sem encanto. Sufocaram suas almas, adoeceram o corpo e aprisionaram o espírito, impedindo a vida de encontrar a rota da Esperança.
Quero compartilhar com você algumas atitudes que podemos tomar na vida e que nos ajudarão a ter um viver sadio em 2014.  Vamos Lá !!

1- PRIMEIRO, NÃO SE DEIXE DOMINAR PELOS PENSAMENTOS NEGATIVOS.
 O que nós pensamos, determina o que sentimos. Nossos sentimentos formam conteúdos da nossa memória. 
Ou seja, pensamentos negativos, produzem sentimentos mesquinhos que, por sua vez, alimentam na memória aspectos negativos das experiências.
A Conseqüência imediata disso é uma pessoa cheia de revolta no coração, sem vontade de viver e com a alma prisioneira das lembranças dolorosas.
Essa pessoa se torna refém de si mesma e de seus pensamentos. Nosso maior tesouro, é a vida que possuímos.  Nada vale mais do que ela. Sua vida, é a sua maior aventura neste mundo, faça esta aventura valer a pena !!
Uma vida prazerosa, é como um bolo caseiro, não basta ter a receita e os ingredientes. O segredo é saber usa-los
Troque de Janela, alimente sua existência com a fé e a Esperança ! Proclame sobre a sua vida que 2011 será uma Ano de muitas alegrias e conquistas. A palavra de Deus me diz:  “ Posso Todas As Coisas Naquele que Me Fortalece ! “

2- EM SEGUNDO LUGAR, TRANSFORME SENTIMENTOS NEGATIVOS EM SEMENTES DE VITÓRIAS.
Profundas mudanças em nossas vidas acontecem, quando fazemos uma reavaliação de nossa existência, de nossos valores, de nossa família, de nossa fé. 
Sentimentos bons são revividos, a vida repensada em seu todo, e no fim do túnel surge uma Luz de vida, de possibilidades de sonhar novamente. O importante é que tudo que é negativo passe e você  permaneça firme e forte.
Entre tantas lições de vida, uma nos chama a atenção !   A Humildade, ao abrir mão da glória, ele derrubou muralhas, para habitar entre nós e nos servir com amor.
Ele construiu pontes, abriu caminhos,criou possibilidades para que seus filhos possam caminhar cheios de Fé e Esperança neste mundo, na certeza que 2013 foi bom, mas 2014 será muito melhor !!! Aleluia.

Samuel Couto
pastor/psicanalista
http://samuelcouto.simplesite.com.br/

Comentários