Samuel Coutto

Samuel Couto - Pastor formado no Seminário Teologico Batista do Norte - Pernambuco, Capelão, professor de Cadeiras Teologicas e psicanalista. Palestrante em EJC, ECC, Cursilhos Masculino e Feminino.

O BANHO DE NAAMÃ

A vida de Naamã era muito ocupada, cheio de cerimonias e compromissos sociais como muitos de nós hoje. 

Todos o respeitavam por onde quer que fosse, era conhecido por suas vitórias. Mas no fundo, debaixo de todo aquele luxo e posição social, haviam feridas dolorosas.
Para entrar no Rio, Naamã teve que assumir sua condição de miséria e enfermidade, ele teve que abrir mão de seu status e expor sua necessidade. Há muita gente como Naamã. 
Exteriormente se mostram estarem bem, mas por dentro estão cheias de feridas. Só quero lhe falar que para ser curado(a), é preciso renunciar a aparência externa e mostrar sua verdadeira condição de carência, como um paciente que não tem vergonha de se expor ao seu medico para ser tratado.

Você está disposto(a) a fazer renuncias para ser curado(a)?

Mostre suas feridas para que o medico da alma lhe cure, Jesus de Nazaré.

SEJA RESPONSÁVEL PELA SUA VIDA!


A vida é repleta de riscos! 
Não temos como ter certeza se nossas escolhas serão as mais adequadas. 
Precisamos nos conhecer melhor para buscar algo que nos deixe realmente feliz. 
Para isso é importante nos responsabilizar pelos nossos atos e decisões e não permitir que outros os façam por nós. 
Dessa maneira será possível trilhar nossos caminhos de uma forma mais honesta com nós mesmos. 
Escolher é uma atitude de autoconfiança e autoconhecimento. 
Pode ser que não dê certo, é verdade! Mas, pelo menos tentamos fazer aquilo que acreditávamos. 
É através dos acertos e erros que podemos tentar fazer de novo, de outra forma. 
É isso que constrói a história de cada um de nós.
Mas... existe uma forma de sofrermos menos e de termos menos riscos de derrota. 
É quando nossas escolhas e decisões são feitas na confiança em Deus e em sua participação em nossa vida.

ESPOSAS DE PASTORES VENCENDO O DESÂNIMO NO MINISTÉRIO PASTORAL


Muitas esposas de ministros lutam com as obrigações que trazem consigo a ocupação de seu esposo. 

Tendo ou não um chamado pessoal para o ministério, a esposa do ministro, por virtude dos votos matrimoniais, foi chamada a apoiar seu esposo em seus interesses. 
Como poucas profissões, o ministério leva ao cônjuge e aos membros da família obrigações mesmo dentro do lar. 

Muito mais que um trabalho, o ministério se converte em uma forma de viver, uma estrutura social, num sistema de valores, a uma ocupação, e tudo isto de certa forma combinadas. 

As Congregações funcionam de forma muito parecidas com uma família. Ainda que possa trazer consigo realização e alegria, também tem suas desvantagens. Como as famílias, as igrejas podem experimentar conflitos e tensões nos relacionamentos. 

As criticas, a deslealdade e a divisão podem surgir com freqüência e quando menos esperamos. As pessoas se comportam com imaturidade e egoísmo, e às vezes impõem sobre a família do pastor suas próprias questões sem resolver, que trazem do passado.

Por isso que há muitas esposas de pastores frustradas com seu papel dentro da Igreja. Algumas atitudes são importantes para vencer o desânimo:

- Viva ! O importante é que tudo isso passe e você permaneça de pé.

- Frutifique ! Não importa a dimensão de seu deserto, lembre-se de Isaque.


É SUA VEZ DE MEXER A PEDRA !


João Batista aparece em um local seco, que é o deserto, evangelizando os homens que se encontravam enfermos do físico e principalmente da alma. Sua missão era de preparar o caminho para o messias. 

Todos aqueles que recebiam as mensagens que João Batista pregava, e criam eram batizados . Jesus aparece neste cenário seco e duro, com o intuito de regar as sementes que foram lançadas pelo caminho a fora. Ensinou através da simplicidade e do amor, trazendo mensagens de poder, de ânimos a todas as pessoas.
Curou a cegos, aleijados, ressuscitou mortos, sempre mostrando a todos que o recebiam que era necessário buscar a Deus em primeiro lugar em sua vidas. Mt 6:33 

Ao ressuscitar Lázaro, Jesus disse: tirai a pedra, para que eu ressuscite Lázaro. Ou seja, para que Jesus possa agir, temos que fazer nossa parte. Tirar a pedra da preguiça, da fofoca, da mentira, da incredulidade, da falsidade, do desanimo, do roubo, dos vícios, da idolatria, para que ele entre em ação e ressuscite os nossos sonhos. Logo que os homens retiraram a pedra, Jesus disse: Lázaro venha para fora! Ele se levanta, com os pés e mãos atados,envolto em faixas. E Jesus fala: desatai ! 

Ao confessar a Jesus como único e suficiente salvador das nossas vidas, com os nossos lábios, e crendo com os nossos corações, Rom 10:9 Deus nos resgata do império das trevas nos levando para o império de Jesus Cristo. O Espírito Santo passa a nos dar o entendimento, a falar aos nossos corações, mostrando-nos que não precisamos pedir algo que já é nosso, ou seja nossas vidas já estão traçadas por Deus, existe um livro escrito nos céus que narra nossas histórias. Onde iremos trabalhar, com quem iremos nos casar, quantos filhos teremos e etc. 

Mas devido a ansiedade, e por não saber esperar no Senhor, tomamos decisões precipitadas, e acabamos traçando os nossos próprios caminhos, predominando a vontade humana, o que repercutirá em conseqüências negativas, podendo atingir não somente as nossas vidas. Oramos a Deus pedindo bênçãos, para sermos curados, para que os milagres ocorram, e, nos esquecemos que Jesus tomou sobre si todas as nossas enfermidades, maldições na cruz do calvário. 
Isaias cap 53 

Ou seja , Ele já mexeu a pedra da vez, e está gritando lá dos céus: meu filho eu já fiz a minha parte, eu já mexi a pedra, agora é sua vez de mexer a pedra. Êxodo 19:5 / Deut 28/João 1:12,13,14 

Por tanto creia que Jesus te abençoou, e já lhe deu a vitória em nome de Jesus.

TUDO TEM O SEU TEMPO!


Nem sempre somos nós que escolhemos a forma de como viver.

Todavia, a decisão de viver como derrotados ou vitoriosos poderá ser nossa. Algumas pessoas decidem se entregar a melancolia, a depressão e assumem com certa naturalidade, a idéia de um karma fatídico, fazem a escolha da morte antecipada e acreditam que está é a vontade de Deus.

São pessoas que esquecem que os espinhos, as dores, as pancadas que passamos na vida, servem para amadurecer a nossa vida espiritual.
E que a nossa história é formada pelas decisões que tomamos ao longo da existência. Nós somos parceiros de Deus na construção desta nossa trajetória, quem confia Nele, assume desde agora a condição de vitorioso. A melhor decisão que alguém pode tomar na vida em meio as turbulências, é a de continuar vivendo, a vida só acaba para os pessimistas e fracos. É preciso tomar uma decisão corajosa em prol da esperança, da cura, da vitória. 
Eu sei que decisão é algo muito pessoal, subjetivo, imprevisível. Mesmo assim, vai daqui um conselho: Não desista de lutar ! não se entregue jamais ! seja sempre mais forte que a dor que você está enfrentando.
Tome três decisões:
  1. Lute até vencer,
  2. Não desista, ainda que tudo pareça perdido,
  3. Coloque em Deus as razões de sua Esperança.


Consolo!


Eu fico pensando que tipo de Cristianismo se prega e vive hoje.
É um cristianismo de belos discursos teológicos vividos no púlpito?
Não quero acreditar nisso, mas os fatos e o comportamento de muitos, me leva a acreditar que sim....
Onde estão os ombros amigos?
Onde estão os misericordiosos, os pacificadores, os consoladores, os amigos?
Ninguém pode errar, ninguém pode falhar, ninguém pode tropeçar...no dia seguinte o seu nome estará na página principal do jornal da fofoca.
Irmãos e irmãs agindo como se Deus os tivesse constituído juízes sobre os outros.
Ah!! O cristianismo não passa de belos discursos e maravilhosas mensagens de púlpito  que na pratica e vivência cristã estão distantes daquilo que foi verbalizado no púlpito.
Nos seus passos o que faria Jesus?
Será que Ele faria o mesmo que você vem fazendo?  


ATITUDES QUE TRANSFORMAM O MUNDO: ONDE ESTÁ A SUA FÉ ?

I João 5:4

A vida é cheia de mistérios. Questionamentos sobre natureza o sentido da vida são universais em qualquer cultura. Todos se perguntam a respeito do proposito da vida, todos olham para o céu estrelado e se perguntam: de onde viemos? Porque estou aqui?
Diante destas duvidas muita gente tenta encontrar respostas e números e gráficos infelizmente essas pessoas não encontram respostas para suas duvidas desta forma.
O que encontram é desapontamento, pois a vida não é assim. Para se compreender a vida, se faz necessário te duas coisas: Fé e humildade.

HÁ QUESTÕES NA VIDA QUE NUNCA PODEREMOS RESPONDER.

Algumas pessoas insistem em querer ter respostas para tudo na vida. Elas tem em mente que nenhuma área do conhecimento está além da compreensão humana e desta forma ficam deprimidas.

É preciso entender que existe fatos em nossas vidas, que jamais encontraremos um explicação. Algumas situações que vivenciamos e nossa vida desafiam as explicações racionais. Cabe a cada um de nós simplesmente aceita-las.

As instituições psiquiátricas estão cheias de pessoas que surtaram por desejarem explicar o inexplicável.


HÁ FATORES NA VIDA QUE NUNCA SEREMOS CAPAZES DE MUDAR.

Dizem que 90% da vida é composta de situações que não somos capazes de mudar. Muita pessoas vivem frustrados porque passam a vida toda se lamentando esse preocupando com situações que não podem ser modificadas, em vez de focarem nos 10% que podem modificar.

HÁ SITUAÇÕES EM NOSSA VIDA QUE NÃO PODEMOS DETER

Se você estivesse em cima dos trilhos de um trem e se este trem vier em sua direção em alta velocidade, você tem duas opções: ou sai dos trilhos ou é atropelado. A vida é assim algumas vezes. Há situações que se nos apresentam de tal forma que não podemos dete-las. Ficar na frente e tentar deter tal circunstância é a mesma coisa que ficar nos trilhos e tentar parar o trem em alta velocidade... você será atropelado o trem seguira sua viajem.

Diante de tanto mistério e de tanta incerteza da vida, de que forma poderemos ter garantias de sucesso na vida? A chave de todo êxito é a aprendizagem de 3 princípios essências na vida:

1- PRIMEIRO, VOCÊ PRECISA RECONHECER AS LIMITAÇÕES.

Todos nós temos nossas limitações, estamos presos a tempo e espaço, não somos donos do tempo e nem tão pouco somos controladores dele, se formos sábios saberemos reconhece-lo, precisamos entender até onde posso ir, qual é o meu limite, onde deveremos parar.
Deus não espera que nos movamos além de nossas limitações por conta própria. Existe uma restrição bíblica para isso no Evangelho de Lucas 1:37:
“ Para Deus nada é impossível” isso nos revela que para mim e você existe impossibilidades, mas não para Deus.
Reconhecer nossas próprias limitações nos liberta para andarmos e vivermos na infinita capacidade Divina.
Andar com fé, cria possibilidades, alternativas. Pois quando se vive na infinita capacidade Divina, descobrimos pela fé que para Deus nada impossível !

2- SEGUNDO, DEVEMOS SABER QUE SOMOS RESPONSAVEIS PELAS NOSSAS DECISÕES.

Cada um é responsável pela decisão que toma todos os dias. Existe pessoas que gostam de jogar a culpa em outras pessoas e se recusam a aceitar as consequências de suas próprias escolhas e ações, Se colocam como vitimas da situação e das circunstâncias.
Este jogo vem rolando desde o Jardim do Éden, quando Adão e Eva puseram a culpa um no outro.
Querido! não podemos responsabilizar ninguém, a não ser nos mesmos pelas atitudes que tomamos e suas consequências. Não somos apenas responsáveis pelas nossas ações. Mas principalmente pela forma como respondemos ou reagimos a ela.

• Qual é a sua reação diante de uma crise sem precedentes ?
Muita gente faz as maiores besteiras de suas vidas nos dez primeiros segundos de suas vidas, quando estão diante de um gigante “ inabalável “

Este é o momento da fé entrar em ação em sua vida...
Este é o momento de crer no intangível, no intocável, no insuperável
É a hora de gritar para os céus:

“ SÓ DEUS, SÓ DEUS, SÓ DEUS PODE ME SALVAR AGORA !! “

3- TERCEIRO: SUA FE É FORTE QUANTO OS TESTES AOS QUAIS ELA SE SUBMETE ?

Você é forte o bastante? ..... pergunte ao seu irmão(a) se ele(a) é forte !

Muitos cristãos andam por ai afirmando Deus é bom quando tudo vai bem, mas e quando as coisas não vão bem?

• O que dizer quando não pagamos o aluguel?
• O que dizer quando perdemos o emprego?
• O que dizer quando não pagamos a conta de luz?

Diante de tudo isso, você é ainda capaz de dizer: DEUS É BOM!!!

- Se você diz: “ EU ACREDITO EM DEUS “ se prepare, pois Ele vai testar a sua confiança nele. Se prepare pois a tua fé será posta em prova!!

O teste de nossa fé serve não apenas para demonstrar a robustez da confiança, mas também para revelar uma motivação muito maior que está por trás de tudo isso:

QUAL É A MOTIVAÇÃO QUE TE LEVA A CONFIAR EM DEUS ?

É Por causa de quem Deus é? ou é pelo que Ele pode fazer? Satanaz acusou Jó de seguir a Deus apenas porque Deus o abençoou. Ai Deus pois a prova a fé de Jó que saiu vencedor em tudo.

Qual o seu motivo para buscar a Deus?
No reino de Deus, a questão não é quanta fé se tem, mas pra onde ela está direcionada. João 6:35,36
“Eu Sou o Pão da vida, aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me viste e contudo não crestes.”
A essência da fé é confiar na fonte, e nunca nos fins.
É preciso confiar no Padeiro e nunca no Pão!!
Quero encerrar com a leitura de Mateus 7: 24-27
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a [casa] sobre a rocha.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela [casa]; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua [casa] sobre a areia.

E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela [casa], e ela caiu; e grande foi a sua queda.

A Fé genuína não teme as tempestades, os testes da fé e as provações, porque todo o cidadão do reino de Deus constrói a sua casa conforme as instruções do governo celestial e sabem que a sua fundação é a imutável, inabalável, indestrutível e fiel Rocha dos Séculos, aquele que um nome escrito em sua coxa direita:

REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES!!!!

A fé bíblica está ancorada em Jesus.
á a sua fé ?

COLOQUE O NINHO DE SEU FILHO NAS ALTURAS


A Bíblia diz que a águia habita no cume do penhasco, em lugar seguro, onde faz sua morada. Ali nas alturas, ela faz o ninho dos seus filhos (Jó 39.27,28).
Esse fato nos enseja algumas lições preciosas.
A águia pode se tornar pedagoga para as mães.
Precisamos, também, colocar o ninho dos nossos filhos nos lugares altos, longe dos predadores. Vivemos cercado...
s de muitos perigos. A televisão, a internet, as amizades, a falta de valores absolutos e as filosofias prevalecentes neste mundo tenebroso conspiram, não poucas vezes, com a formação moral e espiritual da família.
Precisamos estar atentos para proteger os nossos filhos dos aleivosos predadores.
Como a águia pode ensinar as mães nesse bendito ministério de educar os filhos.

DECISÕES E ESCOLHAS


A vida é a arte das escolhas e dos sonhos, das descobertas e desafios e da ação.Os caminhos da vida são feitos de decisões e escolhas. Assim, o que cada um de nós é hoje pessoal, religioso ou profissionalmente, é conseqüência destas escolhas e das ações adotadas para efetivá-las.
Algumas escolhas são essenciais e importantíssimas, elas vão determinar o rumo de nossas vidas ... para sempre.
Se o nosso passado, presente e futuro ou até mesmo nossa visão de mundo influenciam nossa vida e nossa família, quanto mais o impacto das decisões e escolhas que fazemos no dia a dia.
Nossas escolhas quanto a casamento, número de filhos, onde vamos morar, a religião, a carreira, todas têm capacidade de colocar ou tirar nossas vidas do prumo certo.
Nossas escolhas precisam ser sempre em cima de uma base sólida, que é a palavra de Deus, e debaixo de bons conselhos e da orientação do Espírito Santo, pois, queiramos ou não, trarão suas conseqüências. Como disse Paulo: o que semearmos, colheremos.
Uma decisão ou uma escolha feita em um momento de pressão, de medo ou sobre forte stress. Podem trazer sérios prejuízos para vc e sua família.
Queridos ! todos nós por um momento da vida, temos que fazer escolhas e tomar decisões, em certos momentos estas escolhas e decisões, poderão ser boas e poderão ser ruins. É a vida, o que não podemos é viver esta vida em cima do muro, indeciso, sem a capacidade de escolher.
Certa vez Josué mandou o povo de Deus fazer uma escolha e tomar uma decisão: 
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Josué, 24:15

Estas escolhas influenciam nossa caminhada para sempre. Escolher e tomar decisões fazem parte do livre-arbítrio do homem.


O OLHAR QUE FAZ A DIFERENÇA


Certa vez Jesus disse: “Erguei os olhos e vede” Com isso, Ele estava mostrando que a direção do olhar é fundamental para quem vivem em busca de novas perspectivas. Contudo o olhar não possui apenas direção, ele possui, também conteúdo, existe o olhar de Alegria, de tristeza, de desespero, de esperança, de medo, de vitória. 

Em dias tão confusos como os nossos, o ...olhar também vive seu dilema, não somente de direção, mas também de conteúdo, a questão crucial do homem hoje é: Para onde olhar? ¬ Olhando para a família, os filhos já não conseguem mais enxergar a beleza do amor e perdão. As famílias hoje vivem na síndrome da destruição, os filhos olham pra o lar com um certo olhar de medo, eles se encontram perdidos não só no mundo, mas principalmente dentro do próprio lar.

Olhando para o futuro, percebemos que não há muito o que se esperar. Os horizontes são negros e revelam poucas alternativas, foi-se o tempo em que olhávamos para a frente e víamos dias melhores. Olhando para as religiões, por conta de dogmas e estruturas, percebemos o quanto elas tem impedido que muitos consigam olhar para Deus, muitas delas ofuscam a imagem de Deus, a alegria de ser Cristão. Temos que aprender a olhar para o céu, porque de lá é que vem o nosso socorro, Nele tudo é verdade, o seu olhar é amoroso, cheio de compaixão e misericórdia. 

Quem aprende a olhar para Deus não fica confuso, nem perdido nos caminhos desta vida. 

A PARTÍCULA DE DEUS 

Décadas de trabalho têm sido dedicadas à busca por uma partícula subatômica denominada bóson de Higgs, também conhecida como "partícula de Deus", e que pode ter sido ao menos detectada, afirmaram cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês). Mas, de onde vem o nome "partícula de Deus"? 

O bóson de Higgs recebeu este nome em homenagem ao físico br...itânico Peter Higgs, que propôs sua existência em um artigo publicado em 1964 no periódico científico Physical Review Letters. Higgs teve a ideia enquanto caminhava um fim de semana pelas Montanhas Cairngorm, na Escócia. Quando retornou ao laboratório, ele disse aos seus colegas ter tido sua "grande ideia" e encontrado uma resposta para o enigma de por que a matéria tem massa. 

Embora a partícula leve o nome de Higgs, importantes trabalhos teóricos também foram desenvolvidos pelos físicos belgas Robert Brout e François Englert. O bóson de Higgs ficou conhecido como "partícula de Deus", porque, assim como Deus, estaria em todas as partes, mas é difícil de definir. Mas a eral origem é bem menos poética. 

A expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. O título foi, depois, cortado para "A Partícula de Deus" por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra "maldita" fosse ofensiva.

O SONHO DE LIBERDADE

Entre as maiores aspirações do ser humano está, sem nenhuma dúvida, o desejo de liberdade. O sonho de ser livre acompanha o homem ao longo de sua história. Tornando o sonho, em um desejo motivador.
As grandes ações para a busca da liberdade, muitas vezes terminam em situações de escravidão. Sonhando com a liberdade, muitos vivem o pesadelo da opressão. Muitos jovens são tragados pelas drogas, buscando o sonho de liberdade. Muitos “casais" buscando a liberdade no amor, tomam-se escravos da paixão. Até mesmo o casamento, que para muitos deveria ser uma experiência libertadora, onde homens e mulheres presos pelo ciúme, pelo egoísmo, transformam a vida a dois em um grande fardo.

Até mesmo a religião, que deveria por natureza ser uma força libertadora, muitas vezes se tomam opressora por conta de dogmas, superstições e da manipulação de muitos lideres mal intencionados.

Mas a maior escravidão é a Espiritual, que rouba do ser humano toda a sensibilidade para com Deus, que é a fonte inesgotável de libertação, sem Deus o ser humano é aprisionado pela arrogância, pela ilusão, tomando-se um ser vazio, inquieto, insensível, vítima de si mesmo. 
O que fazer para este sonho se tomar realidade? Salmos. 37:5... entrega o teu caminho (vida) ao Senhor, confia n’Ele e o mais Ele fará.”

Comentários