José Ordônio

José Ordônio é pastor
da 2ª Igreja Batista Bíblica Caruaru

QUANDO OS BICHOS FALAVAM....

(Gênesis 22:30)

No penúltimo livro de Pentateuco lemos um interessante diálogo entre duas criaturas bastante antagônicas.

Um racional a outra irracional.

Pentateuco são os cinco primeiros livros do A.T. os quais se atribuiu sua autoria ao eminente legislador, Moisés o escritor supra citado narra um fato acontecido a bastante tempo atrás trata-se de um diálogo entre a primeira dama (Eva) e uma serpente.

Certo dia estava a primeira mulher observando as maravilhas do jardim onde vivia quando de repente seus ouvidos detectaram um barulho que não lhe era peculiar em sua direção estava vindo mais rapidamente aproximando-se da primeira dama, cumprimentou-a e a disse:

- “É assim que o senhor falou: Não comereis de toda a árvore do jardim.

E disse a mulher a serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos...” E assim iniciou-se o diálogo, por já ser bastante conhecido.

Acredita você que a serpente falou?

Ou é algo utópico ou metafórico no livro de números encontramos outro diálogo de uma mulher burra com um homem o rei Balaque fez uma proposta a Balaão homem de Deus...

Saindo Balaão para amaldiçoar os israelitas quando já havia caminhado alguns quilômetros Balaão começa a espancar sua jumenta; não suportando as dores falou o animal e disse:

-“Por ventura não sou aquela que te leva pra onde queres ir; Porque me maltratas? Por acaso neguei-me alguma vez de levar-te a algum lugar? – Respondendo disse Balaão: Não.”

Não se faz necessário escrever toda a conversação, pois você, tenho certeza já conhece esta história.

Suponhamos que você nunca tenha lido a bíblia; por este motivo, está tendo dificuldades de crer na conversação dos dois animais acima citados. No programa do Faustão um papagaio cantou o hino nacional brasileiro. Você pode até ter presenciado.

Nesse mesmo programa foi apresentado um cão (cachorro) que mostrou-se conhecedor dos números matemáticos, multiplicou e adicionou alguns objetos sem cometer nenhum erro.

Veja esta metáfora. Certo dia estava eu as margens de um rio que nunca existiu. Quando de repente olhei no sentido horizontal, vi que de mim se aproximava dois répteis, fiquei bastante assustado pelo volume dos ambos.

O volume de ambos impressionava qualquer pessoa, é verdade que ali não havia instrumento para medir ou pesar qualquer volume quimericamente, os mediu e pesou. Tratava-se de uma serpente, e uma lagartixa. A serpente mediu trezentos e quarenta metros de comprimento, de uma largura contei oito Dinossauros andando sobre o réptil.

Encontrando-se os dois disse a serpente para a lagartixa: -Vamos ter um período hilário. Respondeu a pequena lagartixa:

- Nunca hei fazer tal coisa. Disse a serpente:

- Porque Não ?

– Porque você é muito venenosa. – Disse o Balisco.

- Quem mata é o medo e não o veneno.

Usando ainda a palavra disse o réptil de maior porte:

- Mostrar-lhei que o medo é que mata.

Ficarei escondida por traz daquela pedra de cinco toneladas, passando o primeiro transeunte eu lhe picarei; e você se apresenta. Disse o pequeno lagarto:

- Toparei sim. Passando o primeiro, a serpente o picou e escondeu-se, a lagartixa se apresentou. Disse o mordido:

- Sai pra lá réptil desprezível. E nada lhe aconteceu.

Disse a serpente

- Inverteremos os papéis, você morde e eu me apresento. Fechado o negócio, a lagartixa escondeu-se. Vindo o transeunte a lagartixa o mordeu, então a serpente se apresentou; Disse o mordido:

- Senhor de mim, tenha misericórdia, conceda-me que chegue até o hospital. Deu mais alguns passos e morreu. Disse a serpente completamente orgulhosa: - Tá vendo que quem mata não é o veneno, sim o medo.


A DESORGANIZAÇÃO DE DEUS

Suponhamos que fizéssemos a Jeová a seguinte pergunta: 
- Senhor meu, qual o ano, mês, hora e segundo que tu fizestes o universo? 

Caro leitor, você acha que Deus saberia ou não responder?

Texto Base: Amós 8:7
 
O Eterno não precisa ter estas informações anotadas para responder esta pergunta.
Pois Ele é detentor do atributo onisciência, o Supremo criador é desorganizado no sentido de não precisar recorrer as anotações para lembrar-se de algo ocorrido há bastante tempo.

O Criador do universo se esquece e se lembra quando quer. 
Veja em Mq. 7:18: “Quem ó Deus é semelhante a ti, que perdoa e que te esqueces...
Podemos notar que Deus Jeová, não anota para lembrar; pois Ele sabe do passado, presente e futuro. 
Nós os humanos, quando queremos esquecer nos lembramos, quando queremos lembrar esquecemos. 
Exemplo: quantas vezes perdemos o sono querendo esquecer algo e quanto mais nos esforçamos para esquecer aí é que lembramos? 
Quantas vezes nos esforçamos tanto que afeta até nosso sistema nervoso e passamos a noite acordado? 
O dia a dia de um jornalista é muito agitado, são visitas, entrevistas, matérias para editar,
... É mister que tudo seja anotado ou do contrário, no final do dia, jamais lembrará dos compromissos. Assim sendo, temos que anotar para não esquecer.
As anotações fazem parte de alguém que é organizado.
Deus não precisa anotar para lembrar, por isso dizemos que o Ser acima citado não é organizado.
 


NÃO É PECADO MATAR!

Gênesis 22:1-4

O Pentateuco registra uma história bastante comovente. 
Nela está inserido um dos mais renomados patriarcas de todos os tempos. 
Tal foi seu comportamento, sua fé e sua obediência que foi considerado amigo de Deus.

Não é necessário ser exegeta ou teólogo para saber que estamos falando de Abraão, o considerado “Pai da fé”. 
Estando Abraão a meditar, no alpendre de sua casa, veio em direção a ele à palavra do eterno que dizia: 
Toma o teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai à terra de Moriáh, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te mostrarei.

Levantou-se, pois Abraão de madrugada, albardou o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos, e a Isaque seu filho. Em obediência a voz de Jeová, dirigiu-se ao local determinado pelo Senhor, para dar cumprimento a expressa ordem de Deus. Aprontou Abraão o altar, colocou a lenha, e sobre a mesma amarrou a Isaque, seu filho, e o deitou sobre a lenha.

E estendendo a mão, pegou o cutelo para matá-lo... Mas o Anjo do Senhor lhe apareceu e disse: Abraão não faça tal... Agora o Senhor sabe que és verdadeiramente fiel. 

Se Abraão tivesse matado seu filho, teria sido pecado? 

Nesse caso não teria sido pecado matar.

Davi, o segundo rei de Israel; escolheu trinta mil homens, para transportarem a arca da aliança, até a cidade de Jerusalém. O cortejo estava transcorrendo na mais perfeita ordem. Ninguém poderia tocar na arca. A arca estava sendo transportada sobre um carro de bois. Inesperadamente um dos bois tropeça! A arca tomba, a impressão de Usá é que a arca vai cair.

Então veio a palavra de Deus a Samuel dizendo: Arrependo-me de ter posto Saul como rei. Disse Samuel a Saul: Assim diz o Senhor: o obedecer é melhor do que sacrificar. Disse Samuel a Saul: Porque não deste ouvido a voz do Senhor; o Senhor hoje mesmo, o poderoso tirará o reino das tuas mãos. 
Se Saul tivesse matado o rei.

Com a maior das boas intenções, Usá segura a arca, para não ir a pique, no mesmo momento é fulminado por um raio vindo da parte de Deus. Tudo isso porque desobedeceu ao Senhor. 
A desobediência é um dos maiores pecados; Faça o que o Senhor manda, mesmo sendo algo destrutivo, a nosso ver

O livro de Samuel relata algo exótico, envolvendo o primeiro rei de Israel. Veio a palavra de Deus a Saul, através de Samuel dizendo: 
Vai agora e fere Amaleque... Destrói tudo... Nada lhe poupes... Matarás a mil homens, mulheres, meninos e crianças e até os animais. Saul convocou dois mil homens de infantaria e dez mil homens de Judá. Então feriu Saul, os Amalequitas; mas teve misericórdia de; poupando as vidas do rei Agague, e alguns animais valiosos.

Então veio a palavra de Deus a Samuel dizendo: Arrependo-me de ter posto Saul como rei. 
Disse Samuel a Saul: Assim diz o Senhor: o obedecer é melhor do que sacrificar. 
Disse Samuel a Saul: Porque não deste ouvido a voz do Senhor; o Senhor hoje mesmo, o poderoso tirará o reino das tuas mãos. 
Se Saul tivesse matado o rei Agague, não teria sido pecado Matar. 

Obedeça à voz de Deus, ele não gosta de alguém que o desobedece.


Qual o sexo mais frágil?

Texto: 1º Pe.3:7

Dois escândalos em diferentes dadas envolvendo dois eminentes líderes. Refiro–me ao presidente dos estados unidos “Bill Clinton” chefe de estado do país mais conhecido em todo o mundo. O segundo não foge a regra – estou falando do homem segundo o coração – de Deus  “Davi”. Israel pais de dimensão geograficamente diminuta, no entanto temido militante pelos países de sua cercania.
O primeiro escândalo ocorreu na “Casa Branca” com o então presidente. O fulgente primeiro mandato de “Bill Clinton” o levou a reeleição pelos democratas. O supracitado presidente conseguiu – mediar os conflitos na Irlanda do norte e entre israelenses e palestinos. Ao deixar o cargo teve as mais altas taxas de aprovação, para um presidente na história moderna dos estados unidos, 58% de imagens positivas. Portanto venceu tantos desafios, não conseguiu vencer “Mônica Lewinsky” a citada musa o seduziu.

Sendo assim quem é mais frágil o homem ou a mulher?

Davi 2º rei de Israel conhecido não só pelo fato de ser rei, mas, pelas suas proezas. Cognominado 2º coração de Deus. Matou o gigante Golias; deixou sem vida alguns animais ferozes; venceu vários inimigos, não foi capaz de matar seu próprio desejo. Foi vencido pela concupiscência da volúpia.
Foi atraído pela Bete-Seba e Poe ela vencido. Assim sendo quem é mais frágil o homem ou a mulher?
Sansão homem forte defensor de seu povo. De uma só vez deixou mil soldados sem vida do exército opositor. Usando como uma arma uma queixada de asno (jumento). Venceu alguns animais ferozes. Por último foi vencido por “Dalila” quem é mais frágil o homem ou a mulher?
O estado de alagoas, nosso vizinho foi palco de um drama de vastas proporções. Refiro–me ao PC Farias como ficou conhecido, o sábio louco.
Granjeou muitos dólares. Disfarçado burlou em baixada, jornalistas, policiais até mesmo amigos. Homem de muita esperteza venceu a tudo e a todos.
Conheceu “Suzana Marculino” e foi por ela vencido.
Quem é mais frágil o homem ou a mulher?

Comentários