John Piper explica o que é necessário para a salvação

Um dos mais famosos pastores e teólogos contemporâneos, John Piper usou seu site para falar sobre o que é necessário para alguém alcançar a salvação. Uma pesquisa recente mostrou que ainda há muita confusão sobre o tema nas igrejas evangélicas. Um número considerável de protestantes acredita que tanto fé quanto as boas obras são necessárias para a salvação.
Piper mencionou a Reforma, que completou 500 anos semana passada e reiterou a importância da justificação e as famosas cinco “solas”, que são doutrinas fundamentais da fé cristã que Martinho Lutero e outros reformadores enfatizavam.
O “coração” da Reforma e do Evangelho, argumentou Piper, é que somos justificados e, em última instância, salvos pela graça de Deus demonstrada pela obra redentora de Jesus na cruz, e não por qualquer obra do homem.
“Especialmente no que se refere à salvação da alma, muitos de nós ainda temos ideias confusas”, escreveu Piper. Ele lembrou que as cinco “solas” são: sola Scriptura (somente a Escritura), sola fide (somente a fé), sola gratia (somente a graça), solus Christus (somente Cristo) e soli Deo gloria (glória somente a Deus).
Segundo Piper, essas afirmações teológicas são melhor compreendidas à luz da doutrina da justificação, a ação nos tornarmos justos aos olhos de Deus. Citando o trecho de Tiago 2:14-17, “a fé sem obras é morta”, ele  lembrou o que Lutero dizia: “Fé é uma coisa viva e inquieta. Não pode ser inoperante. Não somos salvos pelas obras, mas, se não houver obras, deve haver alguma coisa errada com essa fé”.
Portanto, conclui Piper, a “fé  que nos justifica e salva nunca vem só, mas sempre se manifesta com frutos transformadores. Então, quando Tiago diz que uma pessoa é justificada pelas obras, acredito que ele está dizendo que a fé não está sozinha, ela irá ser demonstrada pelas obras”. Com informações Christian Post

Comentários