segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Congresso da Missão Alef aborda desafios atuais da igreja sob perspectiva da Reforma Protestante


A quinta edição do Congresso Alef para Pastores e Líderes, que acontece no período de 18 a 21 de outubro, em Natal (RN), oferecerá aos participantes uma capacitação na perspectiva dos pilares da Reforma Protestante, aplicados aos desafios da igreja contemporânea.

No ano em que se comemoram os 500 anos da Reforma, o congresso traz o tema “Redescobrindo o Evangelho – A reforma e os desafios da missão da igreja contemporânea”. A Missão Alef quer fazer aos participantes do congresso um convite de retorno à centralidade do evangelho e desenvolver um olhar sensível frente aos desafios atuais, em obediência a Palavra de Deus e na dependência do Espirito Santo. 

De acordo com a coordenação do encontro, que pretende reunir cerca quatrocentas pessoas, o evento tem como objetivo promover capacitação de alta qualidade, conectar e equipar líderes que anseiam trabalhar para o desenvolvimento de uma igreja saudável e relevante na sua comunidade. Além de um ambiente de oração, treinamento, adoração, comunhão, o congresso oferecerá profunda reflexão bíblica e compartilhamento de recursos ministeriais e experiências missionais.

Entre os preletores confirmados, estão líderes, pastores e teólogos nacionais e internacionais, tais como: Antônio Carlos Costa, Michael Goheen, Ricardo Agreste, Analzira Nascimento, Sergio Queiroz, José Marcos, Alcimar Santos, José Marcos, Renildo Diniz e Leandro Silva.

O congresso conta com o apoio de diversas organizações: Missão Aliança, Tearfund, Aliança Evangélica Brasileira, Visão Mundial, Sociedade Bíblica do Brasil, Renas, Editora Ultimato, entre outras.

Confira a seguir a entrevista que Leandro Silva, presidente da Missão Alef, concedeu ao Portal Ultimato.

Qual a importância deste congresso para os líderes e pastores do Rio Grande do Norte e outros estados do nordeste?

O congresso tem se constituído em um espaço fundamental de capacitação, encorajamento, conexões e fortalecimento para pastores e líderes do Norte e Nordeste no que se refere a missão da igreja. A Missão ALEF tem buscado equilibrar reflexão profunda e abordagem pastoral, recursos e processos e boas práticas para encorajar líderes, especialmente atuantes em contextos empobrecidos, visando gerar um movimento participativo que mobilize lideres de igrejas no Nordeste frente aos desafios centrais de suas comunidades locais. Também visamos conectar pastores, líderes e profissionais cristãos de diversos campos - para compartilhar reflexão bíblica, treinamento, estratégias, oportunidades e ferramentas práticas. Por fim, esperamos que o congresso seja não apenas um evento, mas parte de um processo que impulsione esforços colaborativos entre igrejas locais, seus líderes e organizações (projetos conjuntos, parcerias, redes, novas iniciativas), visando colaborar com a vida e missão das igrejas do Norte e Nordeste, a fim de que estas cumpram efetivamente sua missão integral, particularmente nos contextos de violência, pobreza e injustiça, de modo que as áreas empobrecidas desta região sejam reconhecidas como lugares em que o compromisso das igrejas evangélicas com a transformação integral por meio de um efetivo trabalho em rede está promovendo uma mudança concreta na realidade.

É possível mensurar algum resultado concreto das edições anteriores?

Além da produção de recursos como livros, textos, estudos, apresentações e vídeos para a mobilização da igreja e aprendizagem continua, temos visto igrejas e ministérios fortalecidos para a prática da missão integral, bem como o desenvolvimento de projetos e movimentos locais para a transformação de comunidades pelo evangelho integral em vários estados do Brasil.

Qual a expectativa da coordenação para o congresso deste ano?

Esperamos que a reflexão sobre o tema "Redescobrindo o Evangelho - a reforma e os desafios da missão da igreja contemporânea", bem como as conexões, recursos e ideias práticas possam fortalecer muitos líderes para uma ação Transformadora profundamente enraizada no evangelho em seus contextos. Neste ano de celebração de 500 anos da reforma, esperamos trazer o legado do passado para a missão no presente.

Serviço
Data: 18 a 21 de outubro
Local e hospedagem: Assembleia de Deus Bom Refúgio. Av. Bernardo Vieira, 3484 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59056-045 (Próximo ao Shopping Midway Mall).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba no seu e-mail informações de Presentia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...